Questões de Concursos: Ingressos e Dispêndios Públicos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Ingressos e Dispêndios Públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

32 Q161037 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Acerca do mecanismo de utilização da fonte de recursos da despesa orçamentária, assinale a opção correta.

33 Q852538 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Patrocínio MG Controlador Interno, Gestão de Concursos, 2020

A receita e a despesa orçamentárias assumem fundamental importância. Na Administração Pública, elas representam o montante que o Estado se apropria da sociedade por intermédio da tributação e a sua contrapartida aos cidadãos por meio da geração de bens e serviços. Analise as seguintes afirmativas sobre o orçamento público e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas, tomando como base o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
( ) O critério geral utilizado para registro da despesa orçamentária é o do ingresso de disponibilidades. ( ) A contabilidade utiliza conta redutora de receita orçamentária para evidenciar o fluxo de recursos da receita orçamentária bruta até a líquida. ( ) A retificação de informações ou estornos consiste na correção de dados informados erroneamente pelos contribuintes, que geraram registros incorretos na contabilidade do órgão.
Assinale a sequência correta.

34 Q852764 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Areal RJ Técnico em Contabilidade, GUALIMP, 2020

Decorrente da utilização de bens imóveis, de rendimentos de valores mobiliários, tais como títulos de rendas e receitas derivadas do patrimônio (juros bancários), são receitas denominadas:

35 Q833609 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CODEN SP Contador, VUNESP, 2021

Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, a receita pode ser “efetiva” ou “não efetiva”. A Receita Orçamentária Efetiva é aquela em que os ingressos de

36 Q852284 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Massaranduba SC Contador, FURB, 2020

Em relação à classificação das receitas públicas prevista na Lei nº 4.320/1964, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à que apresenta uma hipótese de receita de capital:

37 Q838823 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da despesa pública, julgue o item subsequente.

A inscrição de restos a pagar não processados a liquidar ocorre quando tiver ocorrido o fato gerador da obrigação, antes do término do exercício em curso, sem que se tenha procedido o estágio da liquidação.

38 Q852836 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Contador, FURB, 2020

As receitas orçamentárias de uma entidade pública devem ser classificadas segundo a natureza de receita, visando identificar a origem dos recursos segundo o fato gerador. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém apenas Receitas Correntes, além do ITBI:

39 Q852269 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Imbé RS Tesoureiro, FUNDATEC, 2020

A Etapa da execução da Despesa Públicana qual ocorre o despacho lavrado por autoridade habilitada autorizando o repasse do valor ao credor, após a verificação do direito adquirido por ele, é denominada:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.