Início

Questões de Concursos Ingressos e Dispêndios Públicos

Resolva questões de Ingressos e Dispêndios Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


62Q839342 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação às receitas públicas, julgue o item a seguir.

As previsões de receita devem ser acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois anos seguintes àquele a que se referirem e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q852272 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Capanema PA Auxiliar de Contabilidade, CONSULPLAN, 2020

As receitas são todas as entradas de recursos, em determinado período, que o Estado utiliza para financiar seus gastos, podendo ou não se incorporar ao seu patrimônio. As receitas orçamentárias são classificadas como receitas orçamentárias e extraorçamentárias. Em relação às receitas extraorçamentárias, analise as afirmativas a seguir. I. Integram o orçamento público, constituindo renda da administração, uma vez que a sua execução é ligada à execução do orçamento. II. São entradas que provocam alterações do patrimônio Financeiro; porém, não modificam o seu saldo. III. Constitui numerário do Estado, sendo o mesmo depositário dos valores e não possui caráter temporário. IV. No momento do ingresso da receita extraorçamentária, o Estado é apenas considerado seu depositário e, nesse instante, é gerada uma elevação equivalente de valor no ativo e no passivo, ambos financeiros, mantendo inalterado o saldo patrimonial financeiro. Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q851601 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Arabutã SC Contador, AMAUC, 2020

Despesas de exercícios anteriores são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores àquele em que foram reconhecidas. Considera-se despesas de exercícios anteriores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q838363 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Contabilidade, CESPE CEBRASPE, 2021

 No mês de janeiro de 20X1, o município de Petrolina efetuou a emissão dos boletos de pagamento do IPTU municipal com vencimento para março, abril e maio de 20X1. 
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Ocorrida a arrecadação do IPTU, pela prefeitura de Petrolina, durante o exercício de 20X1, a referida receita será classificada como receita patrimonial.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q848052 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Arabutã SC Contador, AMAUC, 2020

No fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas em restos a pagar. A inscrição de restos a pagar deve observar as disponibilidades financeiras e condições da legislação pertinente, de modo a prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Assinale a alternativa correta em relação aos restos a pagar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q850300 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Mangaratiba RJ Contador, ACCESS, 2020

Sabe-se que a Receita Orçamentária divide-se em etapas.
A esse respeito, assinale a opção que indica a etapa referente à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q836566 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação às receitas públicas, julgue o item a seguir.

A receita da dívida ativa abrange créditos tributários e não tributários, sem o acréscimo de atualização monetária, multa e juros de mora, os quais serão contabilizados em rubricas próprias.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q140971 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE RN, FCC

Serão registradas, respectivamente, como receitas correntes e de capital os valores provenientes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q144275 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE CE, FCC

Segundo a Lei no 4.320/64, artigo 11, em consonância com o inciso I do artigo 50 da Lei Complementar no 101/00, bem como o Manual da Receita Nacional editado pela portaria STN/SOF no 3/08, as receitas de órgãos, fundos, autarquias, fundações, empresas estatais dependentes e de outras entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social decorrentes do fornecimento de materiais, bens e serviços, recebimentos de impostos, taxas e contribuições, além de outras operações, quando o fato que originar a receita decorrer de despesa de órgão, fundo, autarquia, fundação, empresa estatal dependente ou de outra entidade constante desses orçamentos, no âmbito da mesma esfera de governo, classificam-se como receita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q852695 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, UFMS Técnico em Contabilidade, FAPEC, 2020

No último mês do exercício financeiro X1, foi feito empenho em favor da empresa Lava Tudo ME, referente à prestação de serviço de lavagem de roupa executado no mês de dezembro, sendo liquidado e pago no exercício financeiro seguinte, X2. A prestação de serviço é sob demanda, não havendo um valor determinado por mês, respeitados os limites do contrato. Sobre essa situação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q852421 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Imbé RS Tesoureiro, FUNDATEC, 2020

Quanto às etapas de execução da Receita Pública, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1.Previsão. 2.Lançamento. 3.Arrecadação ou Recolhimento.

Coluna 2
( )Disponibilização dos valores nos cofres públicos através de entrega aos agentes ou bancos autorizados.
( )Realização da estimativa de arrecadação daquele determinado ano.
( )Verificação de crédito fiscal, cálculo do imposto, identificação do devedor e notificação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q133595 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

I concessão de suprimento de fundos, ainda pendente de prestação de contas;
II registro de provisões inerentes a compromissos de cunho atuarial;
III baixa de equipamento considerado inservível;
IV depreciação, no período, de bens móveis de uso.

Considerando que os eventos contábeis apresentados tenham sido registrados no âmbito da contabilidade do MPU durante o exercício de 2014, julgue o item que se segue.

Os eventos I e II devem ser registrados como variação patrimonial quantitativa diminutiva: ambos caracterizam despesas do MPU sob o enfoque patrimonial.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q834682 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CODEN SP Contador, VUNESP, 2021

Em conformidade com a classificação orçamentária prevista na Lei nº 4.320/64, por categoria econômica, o tributo é uma das origens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q852613 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Capanema PA Contador Público, CONSULPLAN, 2020

Dívida Consolidada ou Fundada, para fins fiscais, corresponde ao montante total das obrigações financeiras, excluídas as obrigações entre órgãos da administração direta e entre estes e as entidades da administração indireta. As obrigações financeiras que compõem o montante da dívida fundada são aquelas assumidas pelas seguintes operações, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q832827 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CRF MS Contador, IDIB, 2021

Segundo a Lei 4.320/64, são Receitas de Capital
I. as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas. II. as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes. III. as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras. IV. as provenientes da conversão, em espécie, de bens e direitos.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q146577 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE AM, FCC

Uma despesa de capital relacionada à dívida fundada é aquela oriunda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q268051 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Contabilidade, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, acerca do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e dos suprimentos de fundos.

O servidor que tiver recebido adiantamento por suprimento de fundo será considerado em alcance até a data limite para prestação de contas estabelecida em lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q837909 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito dos mecanismos utilizados na elaboração, execução e controle do orçamento, julgue o item que se segue.

O montante total arrecadado por determinado tributo pode ser registrado com códigos de fontes de receita distintas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.