Início

Questões de Concursos Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica

Resolva questões de Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1044323 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJ MT, FGV, 2024

Um quadro de distribuição de baixa tensão atende a cargas de um pavimento de uma edificação, as quais são alimentadas por um conjunto de circuitos de iluminação, de tomadas de uso geral e de tomadas de uso específico.
Nesse quadro elétrico, cada tipo de circuito é protegido por disjuntores de diferente características, no qual destaca-se um circuito de tomada de uso específico, que é protegido por um disjuntor bifásico, 25 A, curva tipo C.
Em determinado momento houve um problema no disjuntor geral do quadro, o qual era trifásico, 50 A e curva tipo C.
Como não havia um disjuntor de características semelhantes para pronta substituição, o disjuntor foi substituído provisoriamente por um disjuntor trifásico, 32 A, curva tipo B.
Em relação à atuação dos disjuntores de 32 A e 25 A no caso da ocorrência de um curto-circuito nesse circuito de uso específico, avalie as afirmativas a seguir:

I. Pode haver falta de seletividade para correntes entre 25 A e 32 A.
II. Pode haver falta de seletividade devido à sobreposição dos elementos magnéticos.
III. Pode haver falta de coordenação devido às diferenças entre as curvas tipo B e C.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1030078 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Perito em Arquitetura, MPU, FGV, 2025

Ao realizar o projeto de instalações elétricas de baixa tensão para uma nova edificação, o arquiteto precisa determinar as características das fontes de suprimento de energia com as quais a instalação será provida.

Dentre as características apresentadas abaixo, a única que NÃO precisa ser determinada é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1012951 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Área Elétrica, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos equipamentos e dispositivos de proteção dos sistemas elétricos, julgue o item a seguir.

O que caracteriza uma chave seccionadora e a diferencia do disjuntor é a impossibilidade da sua operação em situação de carga.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1030104 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Perito em Engenharia Elétrica, MPU, FGV, 2025

Em um parque industrial, existem quatro quadros elétricos (QDE1, QDE2, QDE3 e QDE4) responsáveis por alimentar suas respectivas instalações. Todos os quadros são alimentados por um único transformador de potência. As potências de cada um dos quadros são, respectivamente, 200 kW, 150 kW, 75 kW e 200 kW. As coordenadas de localização desses quadros em relação ao parque industrial são, respectivamente, iguais a (2;4), (5;3), (5;8) e (5;2).
A melhor localização do transformador para atender ao critério de queda de tensão de forma mais otimizada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1063898 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

Em uma empresa hipotética, a equipe de manutenção recebeu uma ordem de serviço para executar o aterramento de um motor instalado no setor de usinagem.

A solução adotada pela equipe foi conectar um cabo no conector neutro da rede e conectar esse cabo na carcaça do motor.

Com base nos tipos de sistema de aterramento existentes, o tipo usado como solução na situação apresentada é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1063903 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

Em um laboratório, há a necessidade de se especificar um sistema de fornecimento de energia a uma carga sensível, cujo funcionamento não pode sofrer com as variações do fornecimento de energia da rede e ter autonomia para funcionar um intervalo de tempo, mesmo após a interrupção do fornecimento de energia.
O equipamento que melhor atende às necessidades de funcionamento da carga é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1063907 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

A respeito dos esquemas de aterramento, analise as afirmativas a seguir.

I. O esquema TT não necessita do uso dispositivo a corrente diferencial (DR) para proteção do usuário, diante de choques elétricos.

II. O esquema IT oferece maior segurança às instalações elétricas.

III. O esquema TN oferece proteção ao usuário da instalação, diante de um contato indireto, somente com o uso do disjuntor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1074777 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, INSS, FUNRIO

Dentre os dispositivos de comando, podemos citar os seguintes: dimmer, relé de impulso e minuteria . Esses dispositivos citados, em instalações elétricas prediais, são usados em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1063911 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

O nobreak, onde a energia da rede AC é convertida em DC pelo retificador e convertida novamente em AC pelo inversor, desvinculando por completo a energia da carga da energia da rede, é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1034611 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Analista de Pesquisa Energética Transmissão de Energia, EPE, FGV, 2024

Uma empresa investiu R$5.000,00 na substituição de tecnologia de um equipamento por outro que garante o mesmo serviço, mas com uma economia de R$1.000,00 por cada período.
O Valor Presente Líquido (VPL), em reais, no terceiro período, considerando uma taxa de juros de 1,0 % a cada período, é, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1037795 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJ MT, FGV, 2024

Um circuito que alimenta um equipamento de 3.175 VA está instalado em um ambiente com temperatura de 30oC. Na linha da qual o circuito faz parte, existem outros circuitos. O fator de correção de agrupamento para esse caso é igual a 0,8. O padrão de tensão onde a instalação se encontra é de 220/127 V.
A tabela utilizada para o dimensionamento pelo critério de capacidade de condução de corrente elétrica foi elaborada, considerando que o circuito se encontra sozinho da linha e na temperatura de 30oC. Utilizando essa tabela, a seção do circuito deve ser escolhida para uma corrente elétrica igual ou imediatamente superior a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1012952 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Área Elétrica, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos equipamentos e dispositivos de proteção dos sistemas elétricos, julgue o item a seguir.

Para-raios são hastes metálicas localizadas no alto dos edifícios e isoladas da malha de terra para a proteção contra as descargas atmosféricas.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q1063897 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

A equipe de engenharia de uma empresa hipotética realizou estudos em uma instalação e concluiu que o fator de potência da empresa estava baixo e, por isso, procedeu com a instalação de um banco de capacitores que colocou o fator de potência dentro dos valores exigidos pela concessionária de energia local.

Acerca da instalação após a correção do fator de potência, considere as afirmativas a seguir.

I. A potência útil da empresa aumentou.

II. A potência reativa aumentou.

III. A potência aparente diminuiu.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1037793 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJ MT, FGV, 2024

Um circuito elétrico alimenta um equipamento que solicita uma corrente elétrica de 26 A. A máxima intensidade de corrente elétrica que esse circuito suporta em regime permanente é 28 A. O fator de atuação do disjuntor que realiza a proteção desse circuito é 1,3. Considere que o circuito suporta uma sobrecarga de 45 % e que esse equipamento permanece ligado continuamente.
O disjuntor adequado nesse caso é o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1063912 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

A grandeza luminotécnica onde sua medida representa a quantidade de luz refletida em uma superfície e a quantidade de energia luminosa que pode ser percebida pelo olho humano, é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1074778 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, INSS, FUNRIO

Considere os seguintes enunciados em relação aos motores síncronos:

I. Necessitam de fonte de excitação, requerendo manutenção constante e muitas vezes dispendiosa.
II. Não apresentam desvantagem na partida, quando comparado aos motores de indução.
III. São de ampla utilização na indústria, em relação aos motores de indução e de rotor bobinado.
IV. Pode ser usado como alternativa a um banco de capacitores, para corrigir fator de potência, desde que tomando cuidando especiais em relação a flutuação do torque .
V. Não pode usar enrolamento de compensação no auxílio a partida.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1082223 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Em instalações elétricas de baixa tensão, o dimensionamento adequado dos condutores é essencial para garantir a segurança e o desempenho do sistema. Considerando os critérios estabelecidos para o correto dimensionamento de condutores elétricos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1037794 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJ MT, FGV, 2024

Uma luminária é posicionada a uma altura de 3 metros do piso acabado. A angulação da luminária em relação ao ponto de iluminação em um plano de trabalho de 1 metro de altura do piso acabado é de 60o , apresentando 200 cd por 1.000 lumens. Se a luminária possui uma lâmpada de 1000 lúmens, a iluminância proporcionada por ela no ponto de incidência no plano de trabalho é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1063914 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção de Infraestrutura, INPE, FGV, 2024

A fase de um circuito que alimenta um equipamento elétrico entrou em contato com o chassi desse equipamento. O esquema de aterramento utilizado na instalação é o TN-S. A configuração da fonte de alimentação é estrela com nível de tensão de linha igual a 380 V.

Sabendo-se que este equipamento é alimentado por duas fases, a máxima tensão de contato, em V, que pode recair no usuário quanto ele toca no chassi do equipamento, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.