Início

Questões de Concursos Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica

Resolva questões de Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1012953 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Área Elétrica, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos equipamentos e dispositivos de proteção dos sistemas elétricos, julgue o item a seguir.

O disjuntor funciona como um interruptor automático que desliga quando a corrente ultrapassa um limite previamente definido, o que visa proteger os equipamentos elétricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q1082592 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Área Elétrica, IF PE, FUNCERN, 2025

Em uma instalação elétrica de baixa tensão, deseja-se proteger um circuito contra sobrecarga e curto-circuito utilizando um disjuntor termomagnético. As seguintes informações foram obtidas: corrente de projeto do circuito: Ib = 26,0 A; capacidade de condução dos condutores: Iz = 35,0 A; seção dos condutores: S = 6,0 mm²; corrente de curto-circuito no ponto de instalação: Icc = 6,0 k A; constante relacionada com o material (PVC) e isolação dos condutores: k = 115. Com base na norma NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão) e nos critérios de proteção, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.