Início

Questões de Concursos Instrumentalidade do Serviço Social

Resolva questões de Instrumentalidade do Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1054310 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

A intervenção profissional dos assistentes sociais no Poder Judiciário, historicamente tem se dado em maior escala na Justiça Estadual. Em relação à essa atuação, um mapeamento realizado pelo Conjunto CFESS-CRESS aponta para as atribuições periciais e de assessoramento técnico aos magistrados, como atribuições de destaque do profissional. Trata-se da recorrência ao conhecimento da área do Serviço Social, cujo conteúdo é apresentado em instrumental próprio e que contribui para formar o processo, para subsidiar a ação sobre a qual o magistrado decide, denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q982867 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Considerando que a entrevista é um instrumento amplamente utilizado pelas e pelos assistentes sociais desde a institucionalização do Serviço Social enquanto profissão, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e assinale a alternativa correspondente:

( ) A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos, sendo eles individuais ou coletivos.
( ) A entrevista e as suas técnicas se efetivam nos processos de trabalho do assistente social a partir do seu referencial ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo. É ele que oferece a âncora para a entrevista aportar nos espaços de conhecimento, crescimento e liberdade na construção de acesso aos direitos sociais”.
( ) Quando realizamos entrevistas, estamos exercitando a dimensão investigativa da profissão e ao realizá-las, a ou o assistente social obtém informações diretamente da realidade e, em grande medida, a sua preparação dependeu de “conhecimentos indiretos sobre vários temas” habilitando-os para a intervenção.
( ) A busca de informações integra um plano de trabalho e a entrevista orienta as ações da ou do assistente social para extração da verdade, ou seja, apurar a verdade é tarefa primordial para produzir as ações necessárias.
( ) A decisão pela entrevista integra o planejamento do trabalho, avaliando-se e definindo-se, no curso do processo de intervenções, a quantidade necessária para o conhecimento aprofundado da situação/ objeto do estudo, como também do número de sujeitos e/ou grupos a serem entrevistados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q969050 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, TJPE, IBFC, 2017

Pontes (2009)nos indica que a Mediação é uma categoria central na intervenção profissional dos Assistentes Sociais. Considerando as colocações do autor, sobre a Mediação e sobre a relação firmada entre Mediação e Serviço Social, analise as afirmativas abaixo:

I. Os sistemas de mediação que articulam o ser da profissão na dinâmica social vão-se estruturando histórica e processualmente.

II. Para uma real aproximação ao conhecimento do objeto de intervenção da profissão, necessário se faz empreender uma verdadeira caça às mediações que se articulam na intimidade do tecido sócio-institucional.

III. Sem a apreensão dos sistemas de mediações, torna-se impossível uma melhor definição teórico-metodológica para o fazer profissional.

IV. Para delimitar o entendimento sobre o processo de reconstrução da demanda profissional através da categoria de mediação é basal o rompimento do entendimento do trabalho sob o viés do método dialético.

V. Na dimensão reflexiva, a categoria de mediação é construída pelos instrumentais técnico operativos que garantem que o agente profissional participe de um processo interventivo.

Correspondem ao pensamento de Pontes (2009) as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1020687 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Muitos profissionais ainda sustentam uma compreensão equivocada da relação teoria/prática, cunhada pela expressão de que a teoria na prática é outra. O entendimento dessa relação, como unidade, é fundamental para a apropriação teórico-metodológica do Serviço Social, em um movimento que une as bases, reflexiva e operacional, da profissão. Nessa perspectiva, por mais que ambas representem momentos diferenciados, teoria e prática formam o mesmo todo, em uma relação dialética de totalidade. A prática profissional assim constitui um importante momento de materialização dessa teoria que, por sua vez, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1001284 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Na perspectiva crítico-dialética, a sistematização da prática deve ser um exercício cotidiano para o Assistente Social, notadamente no que diz respeito à dimensão investigativa da intervenção profissional.
Essa posição demanda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1073840 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O exercício profissional do/a assistente social se dá, majoritariamente, em instituições. Sobre a prática institucional e a análise institucional no Serviço Social, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q903858 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a instrumentalidade no trabalho do assistente social, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1044686 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O conflito entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional ocorre no âmbito das relações sociais.
Esse contexto permite compreender a instrumentalidade como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1030135 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Ao analisar a relação entre as políticas sociais e o Serviço Social, Raichelis (2018) afirma que aquelas constituem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1055711 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Técnico Assistente Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Considerando uma reflexão sobre a prática profissional do Assistente Social, reconhecendo suas dimensões, a instrumentalidade do Serviço Social, bem como seu arsenal técnico-operativo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1049835 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as diretrizes curriculares para o curso de serviço social propostas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), julgue o item que se segue.

De acordo com as propostas das diretrizes curriculares da ABEPSS, a formação do profissional de serviço social deve embasar-se na capacitação teórico-metodológica, ético-operativa e prático-reflexiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q989661 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A dimensão __________ diz respeito às habilidades práticas e competências profissionais necessárias para a realização das intervenções do Serviço Social. Isso inclui o planejamento, a execução e a avaliação de programas e projetos sociais, a gestão de recursos, o trabalho em equipe interdisciplinar, a mediação de conflitos, a escuta ativa e empática, entre outras ferramentas utilizadas no cotidiano dos assistentes sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.