Questões de Concursos Instrumentalidade do Serviço Social

Resolva questões de Instrumentalidade do Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q840386 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Prefeitura de Alagoa Nova PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A instrumentalidade no exercício profissional dos/das assistentes sociais é aqui compreendida como “uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional”

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

No tocante a instrumentalidade como mediação, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q842204 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à mediação como categoria reflexiva e teórica do serviço social, julgue o item a seguir.

A incorporação da categoria de mediação na discussão metodológica permitiu a percepção do campo de intervenções profissionais mais ainda como um campo de mediações.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q840934 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Prefeitura de Barão de Cocais MG Assistente Social ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Considerando o texto As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo, de Marilda Iamamoto, analise as seguintes afirmativas sobre o Serviço Social.

I. Situa-se no processo de reprodução das relações sociais como uma atividade principal no exercício do controle social e da ideologia.

II. Intervém na criação de condições favorecedoras da reprodução da força de trabalho.

III. Contribui para a reprodução das contradições que caracterizam a sociedade capitalista.

IV. Participa no processo de produção e reprodução das relações sociais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q842735 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

Ao desempenharem suas funções, os/as assistentes sociais articulam referências teóricas, concepções de sociedade, valores éticos, instrumentos e técnicas que apreendeu ao longo da formação e opções políticas. Considerando a diversidade de elementos que compõem a experiência da formação e do trabalho profissional, comparece na profissão três dimensões fundamentais: teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa. Sobre as dimensões fundamentais é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q157719 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Quanto às dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q158405 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A instrumentalidade pode ser compreendida como mediação, visto que o cotidiano é o espaço para a realização das ações instrumentais, como um exercício profissional, crítico e competente. Dessa forma, há algo que precede a discussão acerca dos instrumentos e técnicas necessárias ao profissional: a sua instrumentalidade. Assinale a alternativa que caracteriza a instrumentalidade do exercício profissional do(a) Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1049835 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as diretrizes curriculares para o curso de serviço social propostas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), julgue o item que se segue.

De acordo com as propostas das diretrizes curriculares da ABEPSS, a formação do profissional de serviço social deve embasar-se na capacitação teórico-metodológica, ético-operativa e prático-reflexiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q969050 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, TJPE, IBFC, 2017

Pontes (2009)nos indica que a Mediação é uma categoria central na intervenção profissional dos Assistentes Sociais. Considerando as colocações do autor, sobre a Mediação e sobre a relação firmada entre Mediação e Serviço Social, analise as afirmativas abaixo:

I. Os sistemas de mediação que articulam o ser da profissão na dinâmica social vão-se estruturando histórica e processualmente.

II. Para uma real aproximação ao conhecimento do objeto de intervenção da profissão, necessário se faz empreender uma verdadeira caça às mediações que se articulam na intimidade do tecido sócio-institucional.

III. Sem a apreensão dos sistemas de mediações, torna-se impossível uma melhor definição teórico-metodológica para o fazer profissional.

IV. Para delimitar o entendimento sobre o processo de reconstrução da demanda profissional através da categoria de mediação é basal o rompimento do entendimento do trabalho sob o viés do método dialético.

V. Na dimensão reflexiva, a categoria de mediação é construída pelos instrumentais técnico operativos que garantem que o agente profissional participe de um processo interventivo.

Correspondem ao pensamento de Pontes (2009) as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q159369 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Relativamente à dimensão técnico-operativa do serviço social, às concepções e debates sobre instrumentos e técnicas, julgue o próximo item.

A instrumentalidade segundo a concepção crítico-dialética, concepção esta hegemônica no atual projeto ético-político do serviço social brasileiro, não se configura como categoria ontológica, visto que se dirige a um arsenal de técnicas e métodos.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q157686 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Relativamente à dimensão técnico-operativa do serviço social, às concepções e debates sobre instrumentos e técnicas, julgue o próximo item.

Segundo Guerra, a instrumentalidade no exercício profissional refere-se a determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, a qual é construída e reconstruída no processo sócio-histórico, e não à instrumentação técnica da profissão, que diz respeito ao conjunto de seus instrumentos e técnicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.