Questões de Concursos: Interações Atômicas Geometria Molecular

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Interações Atômicas Geometria Molecular. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q945702 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS

A reação de Belousov-Zhabotinskii, que forma padrões oscilantes espaciais e temporais como ondas, é uma reação extremamente interessante com mecanismo complexo e é um dos exemplos mais conhecidos de formação de estruturas ordenadas em sistemas fora do equilíbrio. Uma das suas etapas é

Br - + BrO3- + 2 H+ → HBrO2 + HOBr

Os números de oxidação do bromo, nessas espécies, na ordem em que aparecem, são respectivamente

12 Q947243 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Dentre as interações intermoleculares, uma das mais intensas é a ligação de hidrogênio. Esta interação está presente em nosso cotidiano, por exemplo, na interação entre as cadeias poliméricas de amido e celulose, sendo responsáveis por diversas propriedades destes materiais, como rigidez, cristalinidade e elasticidade. Com base na possibilidade de ter este tipo de interação intermolecular, assinale a formula molecular capaz de realizar ligação de hidrogênio entre si.

13 Q948591 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
Capacitores são componentes eletrônicos que têm por função básica armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Em circuitos elétricos compostos apenas por capacitores, eles podem ser associados em série, em paralelo ou de forma mista.
Em relação às características desses tipos de associação, quando associados em série,

14 Q947056 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Inglês, UEG, UEG

A partir do conhecimento da estrutura de Lewis adequada pode-se prever a geometria de moléculas ou íons e, nesse contexto, considere as espécies químicas a seguir:
PCl3 BF3 SO2 SO4 2- NH4 + 1 2 3 4 5
Qual molécula ou íon apresenta geometria molecular angular?

15 Q949018 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Segundo Semestre, Univille, ACAFE

Baseado nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.

I O comprimento da ligação entre o enxofre e o oxigênio no SO3 é menor que a ligação entre enxofre e oxigênio no SO32- .

II O comprimento da ligação entre os átomos de nitrogênio no N2 é maior que a ligação entre os átomos de nitrogênios no N2H4.

III Na mesma concentração, temperatura e pressão o ácido acético é mais forte que o ácido tricloroacético.

Está(ão) correta(s) apenas:

16 Q678737 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

O açúcar refinado é constituído majoritariamente por sacarose, um poliálcool com fórmula molecular C12H22O11. A alta solubilidade da sacarose em água pode ser explicada por

17 Q948456 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Medicina, FAG, FAG

Para preparar o composto butanoato de etila, que possui aroma de abacaxi, usa-se o etanol como um dos reagentes de partida. A função orgânica a qual pertence esse aromatizante e o nome do outro reagente necessário para sua síntese são, respectivamente:

18 Q946034 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Vestibular, FATEC, FATEC

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

Estima-se que cerca de um bilhão de pessoas sofram com a falta de água potável no mundo. Para tentar combater esse tipo de problema, uma empresa desenvolveu um purificador de água distribuído na forma de um sachê que é capaz de transformar dez litros de água contaminada em dez litros de água potável. Os principais componentes do sachê são sulfato de ferro (III) e hipoclorito de cálcio.

ara purificar a água, o conteúdo do sachê deve ser despejado em um recipiente com dez litros de água não potável. Depois é preciso mexer a mistura por cinco minutos, para ocorrer a união dos íons cálcio (Ca2+) e dos íons sulfato (SO4 2- ), produzindo sulfato de cálcio, que vai ao fundo do recipiente juntamente com a sujeira. Em seguida, a água deve ser passada por um filtro, que pode ser até mesmo uma camiseta de algodão limpa. Para finalizar, deve-se esperar por 20 minutos para que ocorra a ação bactericida dos íons hipoclorito, CℓO1–.


Assim, em pouco tempo, uma água barrenta ou contaminada se transforma em água limpa para o consumo.


<http://tinyurl.com/y7gdw9qx> Acesso em: 13.11.2017. Adaptado.

Assinale a alternativa que contém a fórmula correta do sulfato de cálcio

19 Q947362 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Prova ||, URCA, CEV URCA

Nascentes da Chapada do Araripe As nascentes de água existentes na região da Chapada do Araripe revelam grande importância para o abastecimento público da população do Cariri e foram fundamentais na época de ocupação deste território. As nascentes de água desta região surgem, precisamente, no contato de dois tipos de arenitos, os arenitos permeáveis da Formação Exu, do topo da chapada, e os arenitos impermeáveis da Formação Arajara. na altitude média de 730m. Ao todo, são conhecidas 348 fontes naturais de água que nascem no sopé da serra do Araripe, sendo 297 do lado cearense. Está grande concentração de nascentes na parte cearense da chapada é explicada pelas camadas de rochas que a compõem e que possuem uma inclinação de cerca de 6 graus em direção ao Estado do Ceará (Norte). Esta situação permite que a água da chuva que precipita sobre a Chapada se infiltre nas rochas e retorne à superfície em nascentes naturais.
A água é um poderoso solvente, capaz de dissolver um grande número de substâncias e que possui diversas propriedades. Isso é possível devido à sua geometria molecular, polaridade e força intermolecular. Essas características atribuídas à água são:

Disponível em: <http://geoparkararipe.org.br/nascentes-da-chapada-do-araripe>. Acesso em 25/11/2018. (adaptado)

20 Q948914 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Airbags são hoje em dia um acessório de segurança indispensável nos automóveis. A reação que ocorre quando um airbag infla é
NaN3 (s) → N2 (g) + Na (s)
Quando se acertam os coeficientes estequiométricos, usando o menor conjunto adequado de coeficientes inteiros, a soma dos coeficientes é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.