Início

Questões de Concursos Interdisciplinaridade e Contextualização

Resolva questões de Interdisciplinaridade e Contextualização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q900098 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A interdisciplinaridade possibilitou a existência de uma ligação entre as disciplinas e áreas do conhecimento. A metodologia criou pontes entre conceitos para aplicação em sala de aula e proporcionou um maior enriquecimento da aprendizagem dos alunos.
Acesse: https://horario.com.br/blog/o-papel-da -interdisciplinaridade-na-educacao/
Baseado no conceito acima, qual é a principal característica da interdisciplinaridade no contexto educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q901998 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A partir do Governo Fernando Henrique Cardoso, em decorrência das contundentes lutas travadas pelos movimentos sociais populares do campo, foi criado um Programa Federal voltado para garantir o direito à modalidade da Educação do Campo em diferentes territórios e com práticas sociais que incorporam a diversidade do meio rural. Este Programa harmoniza-se com o objetivo de garantir a ampliação das possibilidades de criação e recriação das condições de existência da agricultura familiar. Com projetos de ensino voltado para o desenvolvimento das áreas de Reforma Agrária, este Programa volta-se para atender ao público de jovens e adultos moradores de assentamentos criados e reconhecidos pelo INCRA, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Trata-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q886513 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das seguintes alternativas melhor define o trabalho interdisciplinar na escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q988616 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A implementação da interdisciplinaridade requer planejamento cuidadoso por parte dos educadores, que devem colaborar e dialogar para criar experiências de aprendizagem que transcendam os limites tradicionais das disciplinas. Com base nessa perspectiva, analise a proposta pedagógica a seguir e responda à pergunta que se segue:
Em um projeto interdisciplinar, os alunos são incentivados a criar uma peça de teatro que integre temas de diferentes áreas, como história e literatura. Qual habilidade principal essa atividade promove?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q994818 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual o conceito que na educação básica, para a dança é fundamental para enriquecer o aprendizado dos alunos e para mostrar a eles como essa arte dialoga com outras áreas do conhecimento? Pois, a dança, quando trabalhada dessa forma, não se limita apenas ao movimento, mas se conecta a conteúdos de história, geografia, ciências, matemática e até física, explorando, por exemplo, a história cultural das danças, as geografias dos ritmos regionais, as forças e leis do movimento corporal e as contagens rítmicas. Essa afirmativa diz respeito a compreensão da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q890672 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.” (VARELA e OLIVER, 2013, p.1773). O excerto traz elementos que expressam a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q904368 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A prática didática baseada na abordagem histórico-cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na aprendizagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica a prática adequada para implementar essa abordagem de forma eficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q904369 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são conceitos fundamentais na educação moderna, pois permitem uma abordagem mais integrada e completa do conhecimento. Acerca da interdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q898237 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A visão interdisciplinar e transversal do conhecimento busca superar a fragmentação dos conceitos trabalhados nas disciplinas tradicionais. Qual das seguintes afirmações melhor descreve a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade na prática educativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q988645 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na educação e nos currículos refere-se à abordagem integrada e interdisciplinar de temas, habilidades e valores que cruzam diversas disciplinas e áreas do conhecimento. Essa é compreensão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q890830 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Analise o excerto a seguir.

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.”
(VARELA e OLIVER, 2013, p.1773)

O excerto traz elementos que expressam a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1004148 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

O segundo capítulo de "Ensinando Música Musicalmente" de Keith Swanwick explora a natureza da música como um fenômeno cultural e como ela se entrelaça com nossas vidas. Swanwick argumenta que a música não é apenas um conjunto de sons, mas sim uma forma de comunicação profunda que reflete nossas experiências, valores e identidades. Considere as afirmativas sobre o pensamento de Swanwick.

I. A música é um elemento fundamental na construção da identidade cultural de um povo. Hinos nacionais, canções folclóricas e outros gêneros musicais tradicionais carregam consigo os valores, crenças e histórias de uma comunidade.
II. O professor desempenha um papel central, orientando o aluno individualmente e corrigindo erros técnicos. A relação professor-aluno é geralmente mais formal e individualizada.
III. A técnica instrumental é o pilar central dessa abordagem. Os alunos são submetidos a um rigoroso treinamento para desenvolver a destreza, a precisão e a coordenação necessárias para executar peças musicais complexas.
IV. O segundo capítulo de Swanwick convida os educadores musicais a considerar a música como um fenômeno cultural complexo e significativo. Ao explorar a relação entre música e cultura, Swanwick oferece uma perspectiva mais ampla sobre o ensino da música, enfatizando a importância de criar experiências musicais que sejam relevantes e significativas para os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q903139 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Edgar Morin apresenta visão complexa e multifacetada sobre a globalização, descrevendo-a como fenômeno que representa tanto os melhores quanto os piores aspectos da humanidade, observando que a globalização promove interdependência planetária que pode levar a catástrofes, devido à degradação ambiental, crises econômicas e conflitos exacerbados pelo fanatismo e fundamentalismo. Nesse sentido, a reflexão de Morin sobre a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios da globalização pode ser refletida na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q894182 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A partir da perspectiva da interdisciplinaridade, reconhece-se que o conhecimento não é algo fragmentado, mas que se conecta com outros conhecimentos, estabelecendo relações de proximidade e possibilitando que os sujeitos, com os quais o conhecimento interage, possam questionar as certezas até então encontradas.

(Souza; Fazenda, 2017, p. 712.)


Analise as afirmativas a seguir.

I. A interdisciplinaridade pressupõe que todo conteúdo ou tema trabalhado na escola considere aspectos epistemológicos, metodológicos e ontológicos, necessários à compreensão do todo que envolve o próprio conhecimento e que, consequentemente, interfere na formação do aluno.
II. A interdisciplinaridade apresenta possibilidades de convergência entre as disciplinas a partir de seus pontos de intersecção; tais pontos se apresentam tanto na estrutura conceitual e metodológica das disciplinas quanto em sua estrutura relacional e socializadora, na qual estão inseridos os temas que permeiam o cotidiano dos alunos e o mundo no qual estão inseridos.
III. A interdisciplinaridade pressupõe invenção, descoberta, pesquisa, produção científica; porém, decifrada em um ato de vontade, em um desejo planejado e construído em liberdade e coletivamente.
IV. Para que haja interdisciplinaridade, a escola precisa de um novo modelo curricular e novos componentes curriculares, pois é preciso romper com o tradicional, visto que o modelo atual continua fragmentando o conhecimento.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q994819 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Envolve integrar essa linguagem artística de forma a promover valores, atitudes e competências amplas que transcendem os conteúdos específicos de uma única disciplina. A dança, ao ser abordada dessa forma permite trabalhar temas essenciais para a formação cidadã, Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual, além de temas sociais como igualdade, empatia e solidariedade em um ambiente que incentiva a cooperação e a criatividade. De qual abordagem pedagógica trata a questão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q904370 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens educacionais que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais holística e contextualizada dos conteúdos aprendidos. Acerca da transdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q888246 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024

Qual a importância de capacitar crianças e adolescentes em noções básicas de primeiros socorros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q886520 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a diferença entre trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q897583 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.