Questões de Concursos Interdisciplinaridade e Contextualização

Resolva questões de Interdisciplinaridade e Contextualização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q900098 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A interdisciplinaridade possibilitou a existência de uma ligação entre as disciplinas e áreas do conhecimento. A metodologia criou pontes entre conceitos para aplicação em sala de aula e proporcionou um maior enriquecimento da aprendizagem dos alunos.
Acesse: https://horario.com.br/blog/o-papel-da -interdisciplinaridade-na-educacao/
Baseado no conceito acima, qual é a principal característica da interdisciplinaridade no contexto educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q901998 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A partir do Governo Fernando Henrique Cardoso, em decorrência das contundentes lutas travadas pelos movimentos sociais populares do campo, foi criado um Programa Federal voltado para garantir o direito à modalidade da Educação do Campo em diferentes territórios e com práticas sociais que incorporam a diversidade do meio rural. Este Programa harmoniza-se com o objetivo de garantir a ampliação das possibilidades de criação e recriação das condições de existência da agricultura familiar. Com projetos de ensino voltado para o desenvolvimento das áreas de Reforma Agrária, este Programa volta-se para atender ao público de jovens e adultos moradores de assentamentos criados e reconhecidos pelo INCRA, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Trata-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q898237 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A visão interdisciplinar e transversal do conhecimento busca superar a fragmentação dos conceitos trabalhados nas disciplinas tradicionais. Qual das seguintes afirmações melhor descreve a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade na prática educativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q890830 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Analise o excerto a seguir.

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.”
(VARELA e OLIVER, 2013, p.1773)

O excerto traz elementos que expressam a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q890672 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.” (VARELA e OLIVER, 2013, p.1773). O excerto traz elementos que expressam a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q904065 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

A implementação de projetos de trabalho interdisciplinares na escola é uma prática pedagógica que visa integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. Qual das seguintes estratégias melhor exemplifica a aplicação efetiva de um projeto de trabalho interdisciplinar e qual é o principal benefício dessa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q904368 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A prática didática baseada na abordagem histórico-cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na aprendizagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica a prática adequada para implementar essa abordagem de forma eficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q903139 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Edgar Morin apresenta visão complexa e multifacetada sobre a globalização, descrevendo-a como fenômeno que representa tanto os melhores quanto os piores aspectos da humanidade, observando que a globalização promove interdependência planetária que pode levar a catástrofes, devido à degradação ambiental, crises econômicas e conflitos exacerbados pelo fanatismo e fundamentalismo. Nesse sentido, a reflexão de Morin sobre a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios da globalização pode ser refletida na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q886513 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das seguintes alternativas melhor define o trabalho interdisciplinar na escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.