Questões de Concursos: Interdisciplinaridade e Contextualização

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Interdisciplinaridade e Contextualização. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q900098 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A interdisciplinaridade possibilitou a existência de uma ligação entre as disciplinas e áreas do conhecimento. A metodologia criou pontes entre conceitos para aplicação em sala de aula e proporcionou um maior enriquecimento da aprendizagem dos alunos.
Acesse: https://horario.com.br/blog/o-papel-da -interdisciplinaridade-na-educacao/
Baseado no conceito acima, qual é a principal característica da interdisciplinaridade no contexto educacional?

22 Q901998 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A partir do Governo Fernando Henrique Cardoso, em decorrência das contundentes lutas travadas pelos movimentos sociais populares do campo, foi criado um Programa Federal voltado para garantir o direito à modalidade da Educação do Campo em diferentes territórios e com práticas sociais que incorporam a diversidade do meio rural. Este Programa harmoniza-se com o objetivo de garantir a ampliação das possibilidades de criação e recriação das condições de existência da agricultura familiar. Com projetos de ensino voltado para o desenvolvimento das áreas de Reforma Agrária, este Programa volta-se para atender ao público de jovens e adultos moradores de assentamentos criados e reconhecidos pelo INCRA, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Trata-se:

23 Q886520 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a diferença entre trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, é correto afirmar que:

24 Q886513 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das seguintes alternativas melhor define o trabalho interdisciplinar na escola?

25 Q904065 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

A implementação de projetos de trabalho interdisciplinares na escola é uma prática pedagógica que visa integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. Qual das seguintes estratégias melhor exemplifica a aplicação efetiva de um projeto de trabalho interdisciplinar e qual é o principal benefício dessa abordagem?

26 Q904368 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A prática didática baseada na abordagem histórico-cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na aprendizagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica a prática adequada para implementar essa abordagem de forma eficaz.

27 Q903139 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Edgar Morin apresenta visão complexa e multifacetada sobre a globalização, descrevendo-a como fenômeno que representa tanto os melhores quanto os piores aspectos da humanidade, observando que a globalização promove interdependência planetária que pode levar a catástrofes, devido à degradação ambiental, crises econômicas e conflitos exacerbados pelo fanatismo e fundamentalismo. Nesse sentido, a reflexão de Morin sobre a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios da globalização pode ser refletida na:

28 Q898237 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Licenciatura Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A visão interdisciplinar e transversal do conhecimento busca superar a fragmentação dos conceitos trabalhados nas disciplinas tradicionais. Qual das seguintes afirmações melhor descreve a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade na prática educativa?

29 Q898357 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas”.

Disponível em:

https://fia.com.br/blog/interdisciplinaridade/#:~:text=Interdi sciplinaridade%20%C3%A9%20um%20conceito%20que,a mpla%20a%20respeito%20dessas%20tem%C3%A1ticas.


Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Interdisciplinaridade e a seguir aponte a alteernativa CORRETA.


I - Auxilia na formação de cidadãos bem informados e empáticos, pois desafia as pessoas a se colocarem no lugar umas das outras para entender o que está por trás de uma crença.


II - Procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.


III - É um conceito novo e revolucionário que está sendo aplicado em todas as instituições de ensino e em todos os níveis educacionais, muito embora seja notório o enfrentamento de barreiras na sua aplicação.

30 Q917058 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Costuma-se falar de interdisciplinaridade de maneira equivocada, como se ela fosse uma mistura de trabalhos: vai se fazer um trabalho interdisciplinar, então juntam-se as disciplinas de português, matemática, geografia, história em torno de um tema, e pronto, tem-se interdisciplinaridade. Na verdade, é algo muito mais complexo: existe interdisciplinaridade quando se trata verdadeiramente de um diálogo, ou de uma parceria, que se constitui exatamente na diferença, na especificidade da ação de grupos ou indivíduos que querem alcançar objetivos comuns, que “jogam” em posições diferentes num mesmo “time” . (Rios, 2016, p. 58).


Com base na citação de Rios (2016), analise as seguintes afirmações:



I - A interdisciplinaridade se caracteriza pela junção de diferentes disciplinas em torno de um tema comum.


PORQUE


II - A verdadeira interdisciplinaridade implica em um diálogo construtivo entre as diversas disciplinas, valorizando suas especificidades e buscando objetivos comuns.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.