Questões de Concursos: Interdisciplinaridade e Contextualização

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Interdisciplinaridade e Contextualização. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q900098 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A interdisciplinaridade possibilitou a existência de uma ligação entre as disciplinas e áreas do conhecimento. A metodologia criou pontes entre conceitos para aplicação em sala de aula e proporcionou um maior enriquecimento da aprendizagem dos alunos.
Acesse: https://horario.com.br/blog/o-papel-da -interdisciplinaridade-na-educacao/
Baseado no conceito acima, qual é a principal característica da interdisciplinaridade no contexto educacional?

22 Q901998 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A partir do Governo Fernando Henrique Cardoso, em decorrência das contundentes lutas travadas pelos movimentos sociais populares do campo, foi criado um Programa Federal voltado para garantir o direito à modalidade da Educação do Campo em diferentes territórios e com práticas sociais que incorporam a diversidade do meio rural. Este Programa harmoniza-se com o objetivo de garantir a ampliação das possibilidades de criação e recriação das condições de existência da agricultura familiar. Com projetos de ensino voltado para o desenvolvimento das áreas de Reforma Agrária, este Programa volta-se para atender ao público de jovens e adultos moradores de assentamentos criados e reconhecidos pelo INCRA, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Trata-se:

23 Q904065 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

A implementação de projetos de trabalho interdisciplinares na escola é uma prática pedagógica que visa integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. Qual das seguintes estratégias melhor exemplifica a aplicação efetiva de um projeto de trabalho interdisciplinar e qual é o principal benefício dessa abordagem?

24 Q904370 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens educacionais que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais holística e contextualizada dos conteúdos aprendidos. Acerca da transdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.

25 Q890830 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Analise o excerto a seguir.

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.”
(VARELA e OLIVER, 2013, p.1773)

O excerto traz elementos que expressam a definição de

26 Q903139 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Edgar Morin apresenta visão complexa e multifacetada sobre a globalização, descrevendo-a como fenômeno que representa tanto os melhores quanto os piores aspectos da humanidade, observando que a globalização promove interdependência planetária que pode levar a catástrofes, devido à degradação ambiental, crises econômicas e conflitos exacerbados pelo fanatismo e fundamentalismo. Nesse sentido, a reflexão de Morin sobre a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios da globalização pode ser refletida na:

27 Q886520 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a diferença entre trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, é correto afirmar que:

28 Q886513 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das seguintes alternativas melhor define o trabalho interdisciplinar na escola?

29 Q898918 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A interação entre disciplinas distintas permite complementar os saberes e contextualizar o objeto de estudo, utilizando outras áreas do conhecimento para aprender.

Acesse: https://sae.digital/interdisciplinaridade-na-educacao/

A interdisciplinaridade, no contexto educacional, busca estabelecer conexões entre duas ou mais áreas do conhecimento para que:

30 Q904368 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A prática didática baseada na abordagem histórico-cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na aprendizagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica a prática adequada para implementar essa abordagem de forma eficaz.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.