Início

Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q373555 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Literatura, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Os textos literários estão sendo transcritos para s Histórias em Quadrinho, nos últimos anos, lançando mão de recursos como paródias e paráfrases, entre outros, estabelecendo uma verdadeira polifonia textual. Acerca da prática de ensino de literatura na sala de aula, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q846829 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, AMEOSC, 2020

¿Qué es el aprendizaje invertido?

    El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

    El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

    Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

El desafío para los docentes es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q486185 | Inglês, Interpretação de Texto, Controlador de Tráfego Aéreo, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, CESGRANRIO

According to the last paragraph of Text I, a radar controller

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q485379 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista Legislativo, CD, FCC

Segundo o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q485389 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

MTV is one of the most popular television networks in the world. People love MTV not only because of its music videos, but also because of its clever and diverse programming. Since it keeps its shows up-to-the-minute, young people watch MTV for the latest fads in music and fashion. The subject of the text is

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q861945 | Português, Interpretação de Texto, INEP, 2020

Texto associado.

   Cartas dos leitores

Adoção (327/2004)

A grande família adotiva

        Eu e meu marido somos um casal saudável, classe média, brancos e podemos gerar filhos. Há um ano entramos com o processo de adoção, que durou 26 dias, tempo recorde. Não exigimos recém-nascidos, brancos e não separávamos irmãos. Ganhamos duas joias raríssimas que mudaram completamente nossa vida. A Thalya, de 4 anos, e o Nathan, de 3, são irmãos, negros. Já os amávamos sem conhecê-los. Estamos juntos há um ano e a cada dia é uma surpresa e um aprendizado. Fisicamente não temos nada em comum; no restante, temos tudo um do outro. Gostaria de dizer que o sangue e a cor da pele são insignificantes. Sou mãe desde o primeiro olhar e são meus filhos desde o primeiro toque. Por fim, não fizemos favor algum para esses meninos maravilhosos. Foi exatamente o contrário: eles estão nos ensinando tudo, absolutamente tudo, e foram os dois que nos adotaram.

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 29 out. 2019.

Essa é uma carta de leitor em resposta a uma reportagem intitulada “A grande família adotiva”, publicada em uma revista de grande circulação. A partir de um relato pessoal, essa carta funciona como um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q847384 | Inglês, Interpretação de texto, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

       Despite being the eighth largest economy in the world and the largest in Latin America, Brazil is still relatively closed compared to other large economies. Brazil is an outlier in that its trade penetration is extremely low, with trade at 24.1 percent of GDP in 2017. The number of exporters relative to the population is also very small: its absolute number of exporters is roughly the same as that of Norway, a country with approximately 5 million people compared to Brazil’s 200 million. While further integrating into the global economy could threaten uncompetitive companies and their workers, competitive businesses would most likely benefit. Brazil’s insertion would also allow the country to better leverage its competitive advantages, such as in natural resource-based industries.


Idem. Ibidem (adapted).

Judge the following items, based on the text above.

The text cites Norway as an example of a country with a similar number of exporters and total population as Brazil.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q374022 | Português, Interpretação de Texto, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

?Além de cada uma dessas votações populares, os cidadãos são convidados a dar suas opiniões (votando simplesmente sim ou não) sobre três ou quatro problemas de interesse nacional, aos quais se acrescentam alguns tópicos especiais dos cantões e das comunas?.

O termo entre parênteses - votando simplesmente sim ou não - indica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q485768 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista de Sistemas Prova 2, CVM, FCC

Os autores do texto sugerem que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q480786 | Francês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, FCC

Para Paul Cyr, a tomada de consciência das estratégias de aprendizagem e seu treino, por parte do aluno, têm por objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q848663 | Inglês, Interpretação de texto, Prefeitura de Roseira SP Professor de Inglês, AGIRH, 2020

The text below is part of the Japanese tale “My Lord Bag of Rice”:

“Long, long ago there lived in Japan a brave warrior known to all as Tawara Toda or “My Lord Bag of Rice”. His true name was Fujiwara Hidesato and there is a very interesting story of how he came to change his name. One day he went out in search of adventures because he had the nature of a warrior and could not bear to be idle. So he picked up his two swords, took his huge bow, which was much taller than himself, in his hand, strapped his quiver on his back and started out.

He had not gone far when he came to the bridge of Seta-no-Karashi crossing one end of the beautiful Lake Biwa. As soon as he stepped on the bridge, he saw lying right across his path a huge serpent-dragon. Its body was so big that it looked like the trunk of a large pine tree and it took up the whole width of the bridge. One of its huge claws rested on the parapet of one side of the bridge while its tail lay right against the other. The monster seemed to be asleep, and as it breathed, fire and smoke came out of its nostrils.

At first, Hidesato could not help feeling alarmed at the sight of this horrible reptile lying in his path, for he must either turn back or walk right over its body.” 

Choose the correct alternative to fill in the gap.

The text chronicles an adventure of a ___________________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q486039 | Inglês, Interpretação de Texto

Read the text below in order to answer questions 36 to 40:

WESTERN EUROPE

Important results grew out of the diplomatic action of Brazil vis-à-vis the Western European countries throughout the 1990s contributing in a significant way to the international insertion of the country. Diverse initiatives of a political, economic and cultural nature were implemented at the bilateral level with each country in the region and also at the multilateral level with the European Union – the most advanced experiment in regional integration ever made and whose success inspired the creation of the Common Market of the South (Mercosur). Relations with Western Europe, one of the priorities of Brazilian foreign policy, are characterized by an unusual combination of foundations: a common history (Portuguese discovery and colonization, 60 years of the Iberian Union, the Dutch presence in the Northeast); the role played by immigration and European culture in the formation of Brazil (numerous communities of descendants, language, religion and shared values), the dynamism of economic exchange (the European Union is our major trading partner and the primary source of direct investment in the country); and the intensity of the political dialogue (high level government contacts are constant and distinguished by a constructive spirit).

According to the text, the creation of the Mercosur

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q480788 | Francês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, FCC

Considere as afirmações abaixo, baseadas no texto Teoria e prática na reconstrução da concepção de linguagem do professor de línguas de Solange Castro (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n.1, v.2, Belo Horizonte, 2002):

I. A formação de novos sistemas de pensamento do professor está relacionada às oportunidades de aprendizagem das quais ele participou ao longo de sua carreira.

II. A mudança de postura e da prática do professor ocorre de maneira espontânea e de acordo com as experiências atuais.

III. A reconstrução do conhecimento do professor ocorre dentro das relações sociais, em um processo no qual a linguagem tem papel fundamental.

IV. A integração teoria e prática dificulta a mudança no papel do professor que se sente pressionado a realizar transformações que o assustam.

V. A linguagem deve ser compreendida em sua função dialógica, no processo de construção de significados construídos pelos participantes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q373507 | Português, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Utilize o seguinte fragmento textual para responder às questões 49 e 50: “João aproximou-se da janela. O pátio estava cheio de alunos, que corriam para lá e para cá, brincavam e comemoravam o final das aulas. Afastou-se da luz e dirigiu-se à mesa a fim de continuar carta em que solicitava a demissão do cargo que ocupava Há mais de trinta anos”. Sobre a estruturação desse fragmento textual, pode-se afi rmar corretamente que se trata de um texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q374277 | Português, Interpretação de Texto, Contador Legislativo, Câmara de Santa Rosa RS, 2017

?O tempo captura o amor e não o mata na hora.? Esta frase usa a significação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q844253 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, AMEOSC, 2020

¿Qué es el aprendizaje invertido?

    El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

    El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

    Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

En las clases presenciales, las actividades son:
I. Transmitidas con conceptos de contenidos; II. Practicas; III. Realizadas con debates; IV. Tradicionales.
Está correcta la alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q848368 | Inglês, Interpretação de texto, Prefeitura de Iporã do Oeste SC Professor de Inglês, AMEOSC, 2020

Read the text below to answer the question.


How octopuses ‘taste’ things by touching


   Octopus arms have minds of their own. Each of these eight supple yet powerful limbs can explore the seafloor in search of prey, snatching crabs from hiding spots without direction from the octopus’ brain. But how each arm can tell what it’s grasping has remained a mystery.

   Now, researchers have identified specialized cells not seen in other animals that allow octopuses to “taste” with their arms. Embedded in the suckers, these cells enable the arms to do double duty of touch and taste by detecting chemicals produced by many aquatic creatures. This may help an arm quickly distinguish food from rocks or poisonous prey, Harvard University molecular biologist Nicholas Bellono and his colleagues report online October 29 in Cell.

   The findings provide another clue about the unique evolutionary path octopuses have taken toward intelligence. Instead of being concentrated in the brain, two-thirds of the nerve cells in an octopus are distributed among the arms, allowing the flexible appendages to operate semiindependently.


(Adapted from: https://www.sciencenews.org/article/octopus-taste-touch-arm-suckers). 

According to the text:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q474883 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PE, IPAD

Algunos motivos que han impulsado la obligatoriedad de la enseñanza del español, según el texto, están expresados en las afirmaciones que siguen, excepto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.