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Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q851370 | Inglês, Interpretação de texto, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Inglês, AMEOSC, 2020

Read the text below to answer the following question

Even the deepest, coldest parts of the ocean are getting warmer

    Thermometers moored at the bottom of the Atlantic Ocean recorded an average temperature increase of about 0.02 degrees Celsius over the last decade. That warming may be a consequence of human-driven climate change, which has boosted ocean temperatures near the surface, but it’s unclear since so little is known about the deepest, darkest parts of the ocean.
    “The deep ocean, below about 2,000 meters, is not very well observed,” says Chris Meinen, an oceanographer at the U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration. The deep sea is so hard to reach that the temperature at any given research site is typically taken only once per decade. But Meinen’s team measured temperatures hourly from 2009 to 2019 using seafloor sensors at four spots in the Argentine Basin, off the coast of Uruguay.
    Temperature records for the two deepest spots revealed a clear trend of warming over that decade. This warming is much weaker than in the upper ocean, Meinen says, but he also notes that since warm water rises, it would take a lot of heat to generate even this little bit of warming so deep.
    It’s too soon to judge whether human activity or natural variation is the cause, Meinen says. Continuing to monitor these sites and comparing the records with data from devices in other ocean basins may help to clarify matters.
(Adapted from: https://www.sciencenews.org/article/ocean-warming-deepest-coldest-temperature).
The average temperature increase recorded is:
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122Q373482 | Português, Interpretação de Texto, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

Os trechos a seguir compõem um texto adaptado de http://www.portal2014.org.br/noticias, mas estão desordenados. Assinale nos parênteses a ordem correta em que devem aparecer para compor um texto coeso e coerente. Coloque 1 no trecho inicial e assim sucessivamente. Em seguida, assinale a opção correspondente.

( ) Para que o país possa cumprir esse objetivo, as autoridades trabalharão o plano turístico em três dimensões: infraestrutura, qualificação do pessoal de serviços e uma campanha de imagem.

( ) Em relação à infraestrutura, uma preocupação dos organizadores do Mundial, estão sendo feitos investimentos públicos e privados da ordem de R$ 10 bilhões na rede hoteleira e de R$ 5,6 bilhões na modernização e ampliação dos aeroportos.

( ) A Copa do Mundo e as Olimpíadas vão fortalecer o turismo e com isso o Brasil poderá alcançar resultados melhores na economia e nos negócios.

( ) O lema dessa campanha é "O Brasil te chama, celebre a vida aqui", e a intenção é reafirmar a imagem de que o Brasil é um país capaz de transformar um grande evento em uma grande festa.

( ) Na área de serviços, os recursos serão direcionados para qualificação de mão de obra, destacando-se o "Bem Receber Copa", programa que capacitará cerca de 300 mil trabalhadores do setor turístico a um custo de R$ 440 milhões.

( ) Finalmente, teremos uma estratégia de imagem por meio da qual vamos mostrar ao mundo que o Brasil oferece muitos produtos além de seu povo, já reconhecido como um fator atrativo, e de sua cultura, clima, praias e gastronomia.

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123Q474890 | Espanhol, Interpretação de Texto, Oficial

Sobre la oferta de lengua española en las escuelas públicas según la ley 11.161, ésta debe ser ofrecida solamente en:
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124Q480789 | Francês, Interpretação de Texto, Analista de Suprimentos, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

O pregoeiro, ao término da fase de lances, inicia a etapa relativa às intenções de recurso.

Sobre a etapa denominada intenção de recurso, assinale a alternativa INCORRETA.

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125Q374825 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Assinale a opção em que o parágrafo exemplificado e a respectiva identificação da organização retórica está correta.
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126Q840591 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, AMEOSC, 2020

¿Qué es el aprendizaje invertido?

    El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

    El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

    Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

El aprendizaje invertido es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en:
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127Q485380 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Considering linguistics aspects of English, judge the following items.

The following sentence presents a problem of “meaning”: “Emotion is running high at the moment, but that emotion must not be allowed to temper sensible judgement”.

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128Q474678 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na distinção conceitual entre gênero e tipo textual, assinale a opção que indica um exemplo de gênero textual e uma designação de tipo textual, respectivamente.
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129Q862271 | Português, Interpretação de texto, Analista Censitário, CNU, IDECAN, 2022

(Adaptado)

Homem que se cuida  não perde o melhor da vida

Dê atenção à sua saúde:

Adote uma alimentação saudável

Não fume e evite bebidas alcoólicas

Pratique exercícios físicos

Procure a unidade de saúde mais próxima

Disponível em https://www.slideshare.net/Diliane/ict-fundamentos-dapropaganda-aula-2.. 

A partícula “que” pode exercer diferentes funções no texto, dependendo da relação que desempenha com outros termos da oração. Em “O homem que se cuida não perde o melhor da vida”, a partícula “que” exerce a função gramatical de  

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130Q861937 | Português, Interpretação de Texto, INEP, 2020

Texto associado.

      Entre confetes e brados de “salários iguais”, Nova York homenageou a seleção feminina de futebol dos Estados Unidos com um desfile pelas ruas para comemorar o título da Copa do Mundo, reforçando o surgimento das jogadoras como ícones dos direitos das mulheres. A vitória dos EUA coroou uma campanha que atraiu uma grande audiência televisiva e um interesse público inédito. O desfile ressaltou a luta das jogadoras pela paridade salarial com seus colegas da seleção masculina. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que, se o salário fosse baseado no desempenho, a seleção feminina deveria ser mais bem compensada do que o time masculino. “Elas praticam o mesmo esporte que os jogadores praticam. Aliás, elas o praticam melhor, com resultados melhores. Se existe qualquer lógica econômica, os homens deveriam receber menos do que as mulheres. Sejamos honestos!”. Em março, todas as 28 jogadoras entraram com uma ação civil de discriminação de gênero contra a Federação de Futebol dos EUA, exigindo uma remuneração igual à de seus equivalentes masculinos. Quando subiram em carro aberto para a festa em Nova York, as mulheres de um dos times mais ativistas dos EUA sabiam que tinham transformado a tradicional parada de papel picado da cidade em um ato político.

Disponível em: www.osul.com.br. Acesso em: 21 out. 2019 (adaptado).

O foco do desfile da seleção feminina norte-americana de futebol enalteceu o(a)

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131Q474796 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

El enunciado que corresponde al esquema Bárbara dice algo a alguien con sinceridad es:

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133Q373750 | Português, Interpretação de Texto, Redator, Assembléia Legislativa MS, FCC

A frase que apresenta total simetria de construção, ou paralelismo, é:
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134Q485383 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista de Tecnologia da Informação, CREA SP, NOSSO RUMO, 2017

Choose the alternative with the INCORRECT plural.
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135Q480784 | Francês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, FCC

Em seu livro L’approche par compétence dans l’enseignement des langues (Paris: Didier, 2008), Jean- Claude Beacco considera a tradução um dos procedimentos disponíveis para permitir o acesso à língua e afirma que:

La traduction vers la langue des apprenants, effectuée par l’enseignant ou sollicitée auprès des apprenants euxmêmes, c’est sans doute le plus rapide de ces moyens, ce qui ne signifie pas qu’il est le plus efficace; en tout état de cause, elle est impraticable dans les groupes d’apprenants de langues premières différentes.

De acordo com o trecho acima, a tradução

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136Q373614 | Português, Interpretação de Texto, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

“Talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direitos dos quais jamais poderiam ter sido privados, a não ser pela mão da tirania. Os franceses já descobriram que o escuro da pele não é motivo para que um ser humano seja abandonado, irreparavelmente, aos caprichos de um torturador. É possível que algum dia se reconheça que o número de pernas, a vilosidade da pele ou a terminação dos os sacrum são motivos igualmente insuficientes para se abandonar um ser sensível ao mesmo destino. O que mais deveria traçar a linha insuperável? A faculdade da razão, ou, talvez, a capacidade de falar? Mas para lá de toda comparação possível, um cavalo ou um cão adulto são muito mais racionais, além de bem mais sociáveis, do que um bebê de um dia, uma semana, ou até mesmo um mês. Imaginemos, porém, que as coisas não fossem assim; que importância teria tal fato? A questão não é saber se são capazes de raciocinar, ou se conseguem falar, mas, sim, se são passíveis de sofrimento.”

(J. Bentham. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Adaptado)

Nesse texto, Jeremy Bentham, filósofo britânico do século XVIII, chama a atenção para

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137Q862721 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Arrancar a máscara

“Arrancar a máscara” é evidenciar a verdadeira face, revelando a expressão legítima, oculta pelo disfarce. Tornar público o escondido.

Na Grécia e em Roma, os atores representavam sempre mascarados. A máscara denunciava o caráter do personagem em cena. Não se via o rosto do artista que vivia o papel humorístico ou trágico. A máscara, impassível, valia permanentemente pela figura. Quando o ator trabalhava mal, irritando os espectadores pelo desempenho inferior e falso, a assistência, grega ou romana, podia exigir que ele tirasse a máscara do rosto, exibindo-se, para que recebesse diretamente a demonstração do desagrado coletivo. Se algum ator era obrigado a arrancar a máscara, subentendia-se a infelicidade da interpretação artística. Estava, pelo menos naquela ocasião,
repelido das simpatias e dos aplausos.

Identificava-se, portanto, o responsável pelo fracasso na legitimidade das feições. Já desapareceu, há duzentos anos, o uso da máscara nos palcos, mas a frase “Arrancar a máscara”, nascida de um milenar direito do auditório, continua sendo aplicada a situações inteiramente alheias ao teatro.

É uma das contemporaneidades do milênio.

Luís da Câmara Cascudo. Coisas que o povo diz.
São Paulo: Global, 2009, p. 34 (com adaptações).

Infere-se da leitura do texto que, no teatro grego e no romano, o ator

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138Q862150 | Português, Interpretação de texto, AMAN, AMAN, 2020

Texto associado.

Sobre a importância da ciência

Parece paradoxal que, no início deste milênio, durante o que chamamos com orgulho de “era da ciência”, tantos ainda acreditem em profecias de fim de mundo. Quem não se lembra do bug do milênio ou da enxurrada de absurdos ditos todos os dias sobre a previsão maia de fim de mundo no ano 2012?

Existe um cinismo cada vez maior com relação à ciência, um senso de que fomos traídos, de que promessas não foram cumpridas. Afinal, lutamos para curar doenças apenas para descobrir outras novas. Criamos tecnologias que pretendem simplificar nossas vidas, mas passamos cada vez mais tempo no trabalho. Pior ainda: tem sempre tanta coisa nova e tentadora no mercado que fica impossível acompanhar o passo da tecnologia.

Os mais jovens se comunicam de modo quase que incompreensível aos mais velhos, com Facebook, Twitter e textos em celulares. Podemos ir à Lua, mas a maior parte da população continua mal nutrida.

Consumimos o planeta com um apetite insaciável, criando uma devastação ecológica sem precedentes. Isso tudo graças à ciência? Ao menos, é assim que pensam os descontentes, mas não é nada disso.

Primeiro, a ciência não promete a redenção humana. Ela simplesmente se ocupa de compreender como funciona a natureza, ela é um corpo de conhecimento sobre o Universo e seus habitantes, vivos ou não, acumulado através de um processo constante de refinamento e testes conhecido como método científico.

A prática da ciência provê um modo de interagir com o mundo, expondo a essência criativa da natureza. Disso, aprendemos que a natureza é transformação, que a vida e a morte são parte de uma cadeia de criação e destruição perpetuada por todo o cosmo, dos átomos às estrelas e à vida. Nossa existência é parte desta transformação constante da matéria, onde todo elo é igualmente importante, do que é criado ao que é destruído.

A ciência pode não oferecer a salvação eterna, mas oferece a possibilidade de vivermos livres do medo irracional do desconhecido. Ao dar ao indivíduo a autonomia de pensar por si mesmo, ela oferece a liberdade da escolha informada. Ao transformar mistério em desafio, a ciência adiciona uma nova dimensão à vida, abrindo a porta para um novo tipo de espiritualidade, livre do dogmatismo das religiões organizadas.

A ciência não diz o que devemos fazer com o conhecimento que acumulamos. Essa decisão é nossa, em geral tomada pelos políticos que elegemos, ao menos numa sociedade democrática. A culpa dos usos mais nefastos da ciência deve ser dividida por toda a sociedade. Inclusive, mas não exclusivamente, pelos cientistas. Afinal, devemos culpar o inventor da pólvora pelas mortes por tiros e explosivos ao longo da história? Ou o inventor do microscópio pelas armas biológicas?

A ciência não contrariou nossas expectativas. Imagine um mundo sem antibióticos, TVs, aviões, carros. As pessoas vivendo no mato, sem os confortos tecnológicos modernos, caçando para comer. Quantos optariam por isso?

A culpa do que fazemos com o planeta é nossa, não da ciência. Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente. Nosso futuro depende disso.

Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College (EUA)

Ao comentar sobre o cinismo, o autor faz menção a uma falta de compreensão geral em relação à ciência, que consiste, de acordo com o texto, em

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139Q480782 | Francês, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PE, IPAD

Pour plaire aux gens, les jongleurs racontaient des histoires

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140Q485757 | Inglês, Interpretação de Texto

Read the text below in order to answer questions 31 to 35.

AN INTERVIEW WITH A FUND LEADER

Question: Do you invest in pure Internet companies only? Or, in other words, companies with a .com at the end of their name?

Chris Bell: No. We invest in three distinct market sectors and the percentage of the portfolio in each changes as our view alters. Currently, around 45% of the portfolio is in the shares of pure Internet companies. Last summer we had under 30% in this sector of the market. There was a big sell-off of pure Internet companies last summer because of concern about US interest rates. We saw the share prices of some of the bellwethers of the sector, such as Amazon.com, halving. Come September we thought the sell off had become too big and began to increase our weighting in this area of the market.

The second area we invest in is technology infrastructure. Our holdings include companies such as Cisco Systems, Intel and Oracle. These companies develop systems to speed up the functioning of the Internet and 45% of the portfolio is in this area of the market.

The other 10% of the portfolio is invested in Internet-related companies. This can be any company we feel will benefit from the growth of the Internet.

"The market is having to come to terms with valuation measures".

In other words, the market is having to
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