Início

Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q474589 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

En el siguiente texto, Amanda le habla a una amiga de sus tres hijas:

Desde hace dos semanas que con Alfredo venimos tratando de poner orden en la casa, comenzando por las tareas que les cabe a cada una: a Romina le he recalcado que en cuanto se levante tiene que hacer su cama y prepararse el desayuno sola porque, aunque es la más pequeña, ya tiene la edad para hacerlo; a Carolina, que es la del medio, le he pedido que recoja los platos y los cubiertos después de las comidas y los lave; a Marisol, la mayor, le ordené que ayude con el lavado y planchado de la ropa. Yo creo que es importante que desde chiquititas entiendan que todos tenemos que colaborar en casa porque eso forma parte de la educación. Las chicas se esmeran, y hasta parece que les gusta. Pero las cosas no mejoran de un día para otro. Sin ir más lejos ¡que me hayan dejado la semana pasada la plancha prendida y me hayan guardado los tenedores cochinos! ¡Con todo lo que les hemos dicho que se fijen!

El segmento subrayado se entiende como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q485748 | Inglês, Interpretação de Texto, Administrador, DETRAN RJ, EXATUS PR

Choose the best alternative to complete the sentence:

If I_____you I_____to your daughter seriously.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q485718 | Inglês, Interpretação de Texto, Bolsa, IRBr, CESPE CEBRASPE

It can be deduced from text I that

risky countries ought to be avoided by the diplomatic service.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q486091 | Inglês, Interpretação de Texto, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

All of the sentences below, rephrasing ideas contained in the passage, contain mistakes in language use, from the point of view of standard written English, EXCEPT FOR:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q480785 | Francês, Interpretação de Texto, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Dans le texte, il est possible de remplacer, sans changer le sens ni la correction grammaticale de la phrase,

sans broncher” (l.12) par sans sourciller, en restant impassible.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q862744 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

“A Internet levou o processo ao apogeu”. A transposição da voz ativa da frase acima para a voz passiva encontra-se correta na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q374072 | Português, Interpretação de Texto, Técnico Judiciário, TRT 12a, FGV, 2017

No número 18, ano V da revista Scientific American Brasil, o sumário dos artigos anuncia:

Por que precisamos da internet de alta velocidade

Banda larga rápida permitirá que professores e alunos tenham acesso a tecnologias digitais modernas.

O segmento que aparece após o título em negrito funciona textualmente como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q485852 | Inglês, Interpretação de Texto, Publicidade e Propaganda, ITAIPU Binacional, UFPR

It is possible to infer from the text that:

1. a reasonable intake of red wine tends to keep people healthy.

2. there are lots of benefits to those who drink more than two glasses of wine a day.

3 the antioxidants found in red wines may help prevent some diseases.

4. the antioxidants found in some red wines are responsible for the increase of some illnesses.

5. men and women can drink as much red wine as they please to avoid some diseases.

Based on the statements above, choose the correct alternative

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q474838 | Espanhol, Interpretação de Texto, Analista Legislativo, CD, FCC

O fragmento “la causa del estrés a menudo difiere enormemente”, sublinhado na última linha do texto, está corretamente interpretado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q850994 | Inglês, Interpretação de texto, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

    As a young democracy, Brazil has confronted economic and financial upheavals in the past. The country’s economic crisis of 2014—2017 saw a drastic fall in gross domestic product (GDP), stark rise in unemployment, a severe fiscal crisis, and an increased budget deficit. Since then, the economy has been a prominent issue in political conversations, especially regarding globalization and the ways in which trade liberalization can affect economic growth. Those running for office in 2018 differed slightly in this debate, and comparing the proposals and backgrounds of their economic advisors was as important as comparing the candidates themselves.


Lara Bartilotti Picanço, Mariana Nozela Prado & Andrew Allen.
Economy and Trade — Brazil 2018 Understanding
the Issues. August 14, 2018. Internet: <www.wilsoncenter.org> (adapted).

Considering the text above, judge the following item.

According to the text, Brazil has a long history of democracy.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q474758 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

Según Fanjul (2008, p. 7),

En la enseñanza de español en Brasil, se va abriendo paso, en los últimos años, la percepción de que estamos ante un contacto entre lenguas próximas y que ese contacto posibilita un enriquecimiento del conocimiento sobre ambas lenguas y las complejas relaciones que entre ellas se traban. En el espacio de la formación y perfeccionamiento de profesores, sobre todo en el ámbito académico pero no sólo en él, se le da un espacio cada vez mayor a estudios contrastivos que salen de la comparación de paradigmas para preguntarse sobre los encuentros y desencuentros en el funcionamiento efectivo y actual de ambas lenguas.

El fragmento se muestra coherente con la idea de que:

I. la enseñanza del español en Brasil ha avanzado positivamente hacia una mejor comprensión de la cercanía y la distancia entre el portugués y el español;

II. en el ámbito de la formación y perfeccionamiento de profesores en Brasil aún se discute la conveniencia de realizar y promover estudios basados en la perspectiva contrastiva;

III. enseñar español a brasileños demanda una percepción de la cercanía y la distancia que marcan el funcionamiento efectivo del español y del portugués.

Marque la alternativa correcta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q374062 | Português, Interpretação de Texto, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV, 2017

O primeiro capítulo do livro A evolução da escrita, de Carlos M. Horcades, diz o seguinte:

Letras são como abelhas. Uma abelha sozinha é apenas um inseto irracional. Mas, se observarmos uma colmeia com seu funcionamento extremamente complexo, com operárias, soldados, babás, faxineiras, zangões e rainha, veremos que esses insetos primitivos desempenham funções bem determinadas. A abelha não tem inteligência individual, mas a colmeia é dotada de inteligência coletiva.

Isso acontece também com as letras. Uma letra sozinha não vale nada. Mas letras juntas formam palavras, e palavras são pensamento. (p.15)

Ao fazer uma analogia entre letras e abelhas, o autor do texto permite ao leitor uma série de inferências; entre as inferências abaixo, aquela que se mostra INADEQUADA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q374357 | Português, Interpretação de Texto, Técnico do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE, 2017

As citações do discurso alheio presentes nos parágrafos 6º e 7º
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q374125 | Português, Interpretação de Texto, Analista Judiciário, TRE SP, FCC, 2017

As marcas da amizade não desaparecem com a ausência do amigo.

Ao reescrever a frase acima iniciando-se com A ausência do amigo, estará correta a seguinte complementação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q373167 | Português, Interpretação de Texto, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

A frase em que as ideias estão expressas de modo claro e em conformidade com a norma-padrão escrita é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q474683 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor, SEE SP, FCC

Leia a atividade abaixo, inspirada em práticas frequentes em materiais didáticos.

1. O enunciado diz: Presta atención a estos anuncios clasificados. Observa las características indicadas con flechas.

2. São reproduzidos três classificados de imóveis, contendo: Localización: ciudad, área, barrio; Superficie del inmueble; Precio del alquiler; Características especiales del inmueble; Correo electrónico y teléfono de la inmobiliaria; Informaciones abreviadas para aprovechar el espacio.

3. É dada a instrução: Produce, según los modelos dados, un anuncio de alquiler a partir de la siguiente descripción de un inmueble. Segue uma descrição relativamente extensa de um apartamento de aluguel temporário na praia, da qual o aluno deve extrair as informações necessárias para compor o anúncio.

O fator organizador da atividade acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q485931 | Inglês, Interpretação de Texto

Select the alternative that completes the extract below.

1 One day, Billy was playing basketball in his friend’s garage in Kokoma, Indiana. He was having a great time. Suddenly, it became dark. A very loud noise frightened him. He looked up and saw the sky was very grey; it became very windy.

5 Without warning, a gust of wind broke the garage into pieces. Billy was very ________.That storm was really ________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q474637 | Espanhol, Interpretação de Texto

En el texto se dice que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q851600 | Inglês, Interpretação de texto, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

    As a young democracy, Brazil has confronted economic and financial upheavals in the past. The country’s economic crisis of 2014—2017 saw a drastic fall in gross domestic product (GDP), stark rise in unemployment, a severe fiscal crisis, and an increased budget deficit. Since then, the economy has been a prominent issue in political conversations, especially regarding globalization and the ways in which trade liberalization can affect economic growth. Those running for office in 2018 differed slightly in this debate, and comparing the proposals and backgrounds of their economic advisors was as important as comparing the candidates themselves.


Lara Bartilotti Picanço, Mariana Nozela Prado & Andrew Allen.
Economy and Trade — Brazil 2018 Understanding
the Issues. August 14, 2018. Internet: <www.wilsoncenter.org> (adapted).

Considering the text above, judge the following item.

The authors of the text state that, in the past, Brazil faced economic challenges.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q373462 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Expressão utilizada para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Falamos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.