Início

Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q373749 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

vaBAKHTIN, em Estética da Criação Verbal, explica que: ?O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo de atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua construção composicional. [...] Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso?.

Depreende-se do texto que, na caracterização de um gênero discursivo, deve-se considerar, principalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q55579 | Português, Interpretação de Texto

Fertilidade das utopias

Um ideal de vida pessoal ou coletivo precisa estar lastreado numa avaliação realista das circunstâncias e restrições existentes. Ocorre, porém, que a realidade objetiva não é toda a realidade. A vida dos povos, não menos que a dos indivíduos, é vivida em larga medida na imaginação.
A capacidade de sonho e o desejo de mudar fertilizam o real, expandem as fronteiras do possível e reembaralham as cartas do provável. Quando a vontade de mudança e a criação do novo estão em jogo, resignar-se a um covarde e defensivo realismo é condenar-se ao passado e à repetição medíocre. Se o sonho descuidado do real é vazio, o real desprovido de sonho é deserto. No universo das relações humanas, o futuro responde à força e à ousadia do nosso querer. O desejo move.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p 145) 

Demonstra-se perfeito entendimento de uma expressão do texto em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q374141 | Português, Interpretação de Texto, Contador Legislativo, Câmara de Santa Rosa RS, 2017

? [?] Mas quem sou eu para censurar os culpados? O pior é que preciso perdoá-los. É necessário chegar a tal nada que indiferentemente se ame ou não se ame o criminoso que nos mata. Mas não estou seguro de mim mesmo: preciso amar aquele que me trucida e perguntar quem de vós me trucida. E minha vida, mais forte do que eu, responde que quer porque quer vingança e responde que devo lutar como quem se afoga, mesmo que eu morra depois. Se assim é, que assim seja [...]?. (Fragmento de A hora da estrela, de Clarice Lispector) As funções da linguagem estão aí buscando explicar as minúcias de cada tipo de discurso e conhecê-las aprimora a comunicação, bem como o entendimento da finalidade de um texto.

Assinale a alternativa que indica a função de linguagem utilizado no fragmento do texto ?A Hora da estrela? apresentada acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q373600 | Português, Interpretação de Texto, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A seção de jornal de onde foi retirado o texto denomina-se Opinião; no caso do texto 1, a opinião que é estruturalmente a mais importante é a de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q373709 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Ituiutaba MG

Sobre os gêneros literários, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q485497 | Inglês, Interpretação de Texto, Bolsa, IRBr, CESPE CEBRASPE

It can be deduced from text I that

rarely do diplomats have to live in unfavorable conditions.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q55584 | Português, Interpretação de Texto

[Valores da propaganda]

Na sociedade moderna, a mesma voz que prega sobre as coisas superiores da vida, tais como a arte, a amizade ou a religião, exorta o ouvinte a escolher uma determinada marca de sabão. Os panfletos sobre como melhorar a linguagem, como compreender a música, como ajudar-se etc. são escritos no mesmo estilo de propaganda que exalta as vantagens de um laxativo. Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.
Na altamente desenvolvida divisão de trabalho, a expressão tornou-se um instrumento utilizado pelos técnicos a serviço do mercado. Um romance é escrito tendo-se em mente as suas possibilidades de filmagem, uma sinfonia ou poema são compostos com um olho no seu valor de propaganda. Outrora pensava-se que cada expressão, palavra, grito ou gesto tivesse um significado intrínseco; hoje é apenas um incidente em busca de visibilidade.

(Adaptado de: HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976, p. 112) 

No primeiro parágrafo do texto, o autor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q485888 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

New critical literacy assessment is discussed by Duboc (2016). The only statement that does not reflect this view of assessment is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q373840 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Considere as seguintes proposições:

I. VARGAS, em Verbo e práticas discursivas (2011) explica que um fenômeno recente no português é o uso de ?construções com o verbo ir no presente, acompanhado do verbo estar e de uma forma de gerúndio, dando origem ao que se convencionou chamar de ?gerundismo??. Para a autora ?os usos das formas verbais e suas respectivas marcas de subjetividade, de temporalidade e de aspectualidade são verdadeiras operações de produção de sentido, que envolvem sujeitos situados nas mais variadas circunstâncias de interação social?.

II. ABREU (2003) alerta que construções denominadas ?gerundismo? envolvendo futuro + gerúndio justificam-se ?apenas quando a ação do verbo apresentar aspecto durativo?.

III. FIORIN (2011) explica que ?quando uma forma linguística atende a uma necessidade de comunicação, ela se difunde. Eis o caso do gerundismo. Os operadores de telemarketing descobriram que era útil. Porque soa como uma forma polida de falar, tal como o futuro do pretérito é usado por quem quer ser gentil, e dá uma ideia de descompromisso e desobrigação: ?vou estar enviando? não é tão afirmativo quanto ?vou enviar??.

O enunciado em que o emprego das formas verbais com gerúndio está correto por ter aspecto durativo prolongado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q55587 | Português, Interpretação de Texto

Considere o texto abaixo para responder às questões.

Tendo em vista a textura volitiva da mente individual, a perene tensão entre o presente e o futuro nas nossas deliberações, entre o que seria melhor do ponto de vista tático ou local, de um lado, e o melhor do ponto de vista estratégico, mais abrangente, de outro, resulta em conflito.     

Comer um doce é decisão tática; controlar a dieta, estratégica. Estudar (ou não) para a prova de amanhã é uma escolha tática; fazer um curso de longa duração faz parte de um plano de vida. As decisões estratégicas, assim como as táticas, são tomadas no presente. A diferença é que aquelas têm o longo prazo como horizonte e visam à realização de objetivos mais remotos e permanentes.
O homem, observou o poeta Paul Valéry, “é herdeiro e refém do tempo”. A principal morada do homem está no passado ou no futuro. Foi a capacidade de reter o passado e agir no presente tendo em vista o futuro que nos tirou da condição de animais errantes. Contudo, a faculdade de arbitrar entre as premências do presente e os objetivos do futuro imaginado é muitas vezes prejudicada pela propensão espontânea a atribuir um valor desproporcional àquilo que está mais próximo no tempo.
Como observa David Hume, “não existe atributo da natureza humana que provoque mais erros em nossa conduta do que aquele que nos leva a preferir o que quer que esteja presente em relação ao que está distante e remoto, e que nos faz desejar os objetos mais de acordo com a sua situação do que com o seu valor intrínseco”.

(Adaptado de: GIANNETTI, Eduardo. Auto-engano. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, edição digital) 

Considere as afirmações abaixo.

I. Escolhas táticas sabiamente visam à realização de objetivos de longo prazo, cujas consequências positivas podem ser sentidas já no momento presente.
II. Por meio de decisões estratégicas, perseguem-se resultados mais duradouros, embora distantes.
III. Segundo a reflexão de David Hume, seria prudente fazer escolhas no presente considerando suas consequências para o futuro.

Está correto o que consta de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q374605 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os gêneros permitem o tratamento da intrigante e difícil questão que indaga: Por que os membros de comunidades discursivas específicas usam a língua da maneira como fazem? Atente às respostas para esse questionamento apresentadas a seguir e assinale a que for INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q374574 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando que os gêneros estão agrupados em cinco modalidades retóricas correspondentes aos tipos textuais, assinale a opção em que a correspondência dos exemplos e as respectivas modalidades está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q373282 | Português, Interpretação de Texto, Nutricionista, UNIFESP UFSP, VUNESP

Leia os versos da letra de música de Milton Nascimento.

Mas é preciso ter força,/ é preciso ter raça, / é preciso ter gana sempre (...) /. Mas é preciso ter manha, / é preciso ter graça, / é preciso ter sonho sempre. / Quem traz na pele essa marca, / possui a estranha mania / de ter fé na vida.

Nos versos, o eu lírico faz referência a uma “marca na pele” que tem relação estreita com a fé que se tem na vida. Depreende- se, dos versos, que ter fé na vida pressupõe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q374502 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na leitura, leva-se em conta que

I. o texto possui, além da parte visível constituída por sua materialidade linguística (o explícito), uma parte invisível (o implícito).

II. o ato de ler é uma atividade que requer a mobilização de conhecimentos: linguístico, enciclopédico, comunicacional, de textos, entre outros.

III. o texto é resultado da “soma” de palavras, frases ou de outros textos, organizado de determinado modo, dentre tantos outros possíveis.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q55568 | Português, Interpretação de Texto

1 Terminou mais um round na luta entre palestinos e israelenses. E pode-se dizer que há um empate técnico. Feridos, os dois duelistas - Ariel Sharon e Yasser Arafat - seguem 4 para seus cantos do ringue a fim de avaliar os danos. Arafat deixou seu isolamento forçado de cinco meses - mas será que venceu? Sharon aparentemente se curvou às pressões 7 americanas - mas também não se pode dizer que o premier israelense tenha sido derrotado, na opinião de analistas.

Douglas McMillan. Round empatado. In: Jornal do Brasil, 2/5/2002, p. 7 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Infere-se do texto que a complexidade da questão do Oriente Médio é de tal ordem que, no momento, não há certeza absoluta acerca de quem venceu o episódio entre palestinos e israelenses mencionado no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q55586 | Português, Interpretação de Texto

O motorista do 8-100

Fui convidado por um colega da redação de jornal, outro dia, a ver um belo espetáculo. Que eu estivesse pela manhã bem cedo junto ao último edifício da Avenida Rio Branco para assistir à coleta de lixo. Fui. Vi chegar o caminhão 8-100 da Limpeza Urbana e saltarem os ajudantes que se puseram a carregar e despejar as latas de lixo. Enquanto isso, que fazia o motorista? O mesmo de toda manhã. Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia o seu carro ficar rebrilhando de beleza.
É costume dizer que a esperança é a última que morre. Nisso está uma das crueldades da vida: a esperança vive à custa de mutilações. Vai minguando e secando devagar, se despedindo dos pedaços de si mesma, se apequenando e empobrecendo, e no fim é tão mesquinha e despojada que se reduz ao mais elementar instinto de sobrevivência e ao conformismo.
Esse motorista, que limpa seu caminhão, não é um conformado, é o herói silencioso que lança um protesto superior. A vida o obriga a catar lixo e imundície; ele aceita a sua missão, mas a supera com esse protesto de beleza e dignidade. Muitos recebem com a mão suja os bens mais excitantes e tentadores da vida; e as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm, presa em seus dedos frios, uma corrupção que as desmerece e avilta. O motorista do caminhão 8-100 parece dizer aos homens da cidade: “O lixo é vosso: meus são estes metais que brilham, meus são estes vidros que esplendem, minha é esta consciência limpa”.

(Adaptado de: BRAGA, Rubem. O homem rouco. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963, p. 145-146) 

Os três parágrafos em que se estrutura o texto podem ser identificados, nesta ordem, pelos seguintes procedimentos: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q373791 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Segundo KOCH e TRAVAGLIA (1995), "a coerência não é apenas uma característica do texto, mas depende fundamentalmente da interação entre o texto, aquele que o produz e aquele que busca compreendê-lo". Nesse sentido, para os autores, a coerência está relacionada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q374175 | Português, Interpretação de Texto, Técnico Judiciário, TRT 12a, FGV, 2017

Um cardápio de restaurante italiano dizia a seguinte frase: ?Uma pesquisa aponta que o vinho é bom para o coração; posso confirmar, porque depois de algumas taças eu amo todo mundo!?

Nesse caso, o humor da frase advém do(da):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q373869 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IFAP AP, FUNIVERSA

Dias. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p. 52 e 53. Considerando a prescrição gramatical, a coesão e a coerência textuais nos trechos apresentados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.