Início

Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q474792 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Los escritores latinoamericanos contemporáneos están realizando una síntesis, aprovechando las contribuciones culturales múltiples, las tensiones resultantes de esos encuentros conflictivos, las experiencias anteriores, con una voluntad de experimentación, pues:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q474611 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PE, IPAD

Según el entrevistado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q374014 | Português, Interpretação de Texto, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2017

No primeiro parágrafo, o texto 1 fala de ?um ou outro artista aí fora, extraviado nesta coluna??.

Nesse caso, os artistas estariam ?extraviados? porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q474693 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

Complete el siguiente enunciado con las opciones que considere más adecuadas.

Sergio: Te recomiendo que pruebes este pan integral. Es rico, pero ________ rico.

Gonzalo: Gracias, pero tuve que cortar los carbohidratos. ____________ es que fui al médico y me encontraron con sobrepeso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q474724 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

El enunciado No hay que prenderla con tormenta podría ser encontrado en:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q834223 | Inglês, Interpretação de Texto, Prefeitura de Irati SC Professor de Inglês, GS Assessoria e Concursos, 2021

Read the text below and answer the question:

Circles - By Carl Sandburg

    The White man drew a small circle in the sand and told the Red man “This is what the Indian knows” and drawing a big circle around the small one, “This is what the White man knows.” The Indian took the stick and drew an immense ring around both circles: “This is where the White man and the Red man know nothing”

Available at: https://quotationstreasury.wordpress.com Accessed on February, 20th 2021.
Use TRUE or FALSE about the paragraph above:
( )The White man thought the red man knew nothing. ( )The Red man´s answer showed he had more wisdom than the White man. ( ) The Native American is trying showing that the knowledge of both is tiny compared to the amount of things they do not know. ( ) It is pointless for a particular group of people to feel superior about their knowledge when compared to another group.
The correct order is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q373192 | Português, Interpretação de Texto, Administrador, INES, Magnus Auditores e Consultores

O texto de Flusser tem o objetivo de esclarecer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q373452 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

É a sequência em que se faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou em que se questiona algum fato. Intenta-se persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que se diz com argumentos de acordo com o assunto ou tema, a situação ou o contexto e o interlocutor; Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa. Falamos da sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q837998 | Inglês, Interpretação de Texto, PRF Policial Rodoviário Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

    A deep freeze this week in the Lone Star state, which relies on electricity to heat many homes, is causing power demand to skyrocket. At the same time, natural gas, coal, wind and nuclear facilities in Texas have been knocked offline by the unthinkably low temperatures.
    “The extreme cold is causing the entire system to freeze up,” said Jason Bordoff, director of Columbia University’s Center on Global Energy Policy. “All sources of energy are underperforming in the extreme cold because they’re not designed to handle these unusual conditions.”
     The ripple effects are being felt around the nation as Texas’ prolific oil-and-gas industry stumbles.
     It’s striking that these power outages are happening in a state with abundant energy resources. Texas produces more electricity than any other US state — generating almost twice as much as Florida, the next-closest, according to federal statistics.
     Wind power is also booming in Texas, which produced about 28% of all the US wind-powered electricity in 2019, the EIA said. But the problem is that not only is Texas an energy superpower, it tends to be an above-average temperature state. That means its infrastructure is ill-prepared for the cold spell currently wreaking havoc. And the consequences are being felt by millions.
     Critics of renewable energy have pointed out that wind turbines have frozen or needed to be shut down due to the extreme weather.
     Even though other places with colder weather (like Iowa and Denmark) rely on wind for even larger shares of power, experts said the turbines in Texas were not winterized for the unexpected freeze.
     But this is not just about wind turbines going down. Natural gas and coal-fired power plants need water to stay online. Yet those water facilities froze in the cold temperatures and others lost access to the electricity they require to operate.
     It’s too early to definitively say what went wrong in Texas and how to prevent similar outages. More information will need to be released by state authorities. Still, some experts say the criticism of wind power appears overdone already. “In terms of the blame game, the focus on wind is a red herring. It’s more of a political issue than what is causing the power problems on the grid,” said Dan Cohan, associate professor of environmental engineering at Rice University.
     The energy crisis in Texas raises also questions about the nature of the state’s deregulated and decentralized electric grid. Unlike other states, Texas has made a conscious decision to isolate its grid from the rest of the country.
     That means that when things are running smoothly, Texas can’t export excess power to neighboring states. And in the current crisis, it can’t import power either.

Internet: <www.cnn.com>  (adapted).

About ideas stated in the text above and the words used in it, judge the following item.

In the last paragraph of the text, “That” refers to the decision by Texas to isolate its energy grid from the rest of the country.

  1. ✂️
  2. ✂️

331Q474599 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor, SEE SP, FCC

Segundo as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Conhecimentos de Língua Espanhola, o planejamento do curso deve partir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q373536 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

Responda às questões de números 06, 07 e 08 com base no segmento:

“Na última semana li vários editoriais de jornais e artigos de diversas tendências sobre o mesmo tema: a internet como geradora e ampliadora de um virulento e empobrecedor Fla X Flu, ou pior, de um PT X PSDB em que todos saem perdedores”.

O comentário incorreto sobre um elemento componente desse fragmento do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q373604 | Português, Interpretação de Texto, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

“Aqui, portanto, está a complexidade, o fascínio e a tragédia de toda vida política. A política é composta de dois elementos – utopia e realidade – pertencentes a dois planos diferentes que jamais se encontram. Não há barreira maior ao pensamento político claro do que o fracasso em distinguir entre ideais, que são utopia, e instituições, que são realidade. O comunista, que lançava o comunismo contra a democracia, pensava normalmente no comunismo como um ideal puro de igualdade e fraternidade, e na democracia como uma instituição que existia na Grã-Bretanha, França ou Estados Unidos, e que apresentava os interesses escusos, as desigualdades e a opressão inerentes a todas as instituições políticas. O democrata, que fazia a mesma comparação, estava de fato comparando um padrão ideal de democracia existente no céu, com o comunismo, como uma instituição existente na Rússia Soviética, com suas divisões de classes, suas caças aos hereges e seus campos de concentração. A comparação, feita, em ambos os casos, entre um ideal e uma instituição, é irrelevante e não faz sentido. O ideal, uma vez incorporado numa instituição, deixa de ser um ideal e torna-se a expressão de um interesse egoístico, que deve ser destruído em nome de um novo ideal. Esta constante interação de forças irreconciliáveis é a substância da política. Toda situação política contém elementos mutuamente incompatíveis de utopia e realidade, de moral e poder.”

(E. H. Carr, Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais. Editora Universidade de Brasília, 2001)

Nesse texto, o historiador, jornalista e teórico das relações internacionais britânico E. H. Carr reflete sobre a complexidade da política. Segundo o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q486023 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

FOR QUESTIONS 21 A 38, CHOOSE THE ALTERNATIVE THAT BEST COMPLETES EACH SENTENCE OR DIALOG, BOTH IN GRAMMAR AND USE OF THE LANGUAGE:

I know where we are. I have been here _______________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q373916 | Português, Interpretação de Texto, Analista de Recursos Humanos, Assembléia Legislativa MS, FCC

A linguagem sintética e expressiva, característica dos provérbios e ditos populares, encontra adequada tradução de sentido, numa formulação conceitual, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q474657 | Espanhol, Interpretação de Texto, Analista Legislativo, CD, FCC

O texto lido, considerando sua forma e seu tipo, pode ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q474668 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

Al momento de elegir una obra gramatical de referencia, el profesor de lengua extranjera necesita tener muy claro qué tipo de manual se muestra coherente con su práctica docente.

Lea atentamente estas diferentes características de manuales de gramática.

A. Estudian la lengua desde una perspectiva dinámica.

B. Consideran la lengua como un sistema de reglas de combinación de palabras en frases.

C. Clasifican las palabras en grandes familias con características y comportamientos análogos dentro de las frases.

D. Sitúan a los interlocutores y la interacción que existe entre ellos en el centro del análisis.

E. Estudian los operadores de forma aislada.

F. Se preocupan de los efectos expresivos de los operadores.

G. Dan ejemplos esencialmente de origen literario.

H. Reconocen el papel central de las interpretaciones que se dan a los enunciados analizados como base para la comprensión del funcionamiento del sistema.

I. Le dan importancia fundamental al modo que tienen los hablantes de decir las cosas en cada situación según sus intenciones.

Elija la alternativa que reúna solamente las características que se muestren coherentes con la propuesta de Matte Bon (1995) para la organización de una Gramática Comunicativa, obra de referencia para muchos profesores de español como lengua extranjera.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q373825 | Português, Interpretação de Texto, Técnico Judiciário, TRT 23a, FCC

O enunciado escrito com clareza e correção está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q485764 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

The commonly used reading strategies of SKIMMING and SCANNING for the teaching of English at school in Brazil correspond to, respectively:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.