Início

Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q485514 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista Legislativo, CD, FCC

All, grifado no texto, refere-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q485777 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista de Sistemas, TJ MG, FUMARC

Central processors operate on codes because
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

543Q160146 | Português, Interpretação de texto, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Plataforma

O Rio vive uma contradição no carnaval que parece não ter saída. Não vai longe o tempo em que reclamava da decadência da folia nas ruas. O carnaval tinha se transformado no desfile de escolas de samba, uma festa elitista que se resumia ao que acontecia nos limites do Sambódromo e que era vista por apenas 30 mil pessoas que pagavam caro para participar da brincadeira. E que só durava duas noites. Para quem se diz o maior carnaval do mundo, convenhamos que é muito pouco mesmo. Agora, quando os blocos voltaram a animar as ruas da cidade durante toda a folia e ainda nas semanas que a antecedem, o Rio continua reclamando. Tem bloco demais, tem gente demais, tem pouco banheiro, tem muito banheiro... Carnaval é festa espontânea. Quanto mais organizado, pior. Chico Buarque fala sobre isso no ótimo samba "Plataforma". "Não põe corda no meu bloco/ Nem vem com teu carro-chefe/ Não dá ordem ao pessoal", já dizia ele num disco de antigamente. Bem, como antigamente as letras de Chico sempre queriam dizer outra coisa, é capaz de ele não estar falando de organização do carnaval. Mas à certa altura ele é explícito: "Por passistas à vontade que não dancem o minueto". Para quem está chegando agora, pode parecer o samba do crioulo doido. Mas o compositor faz uma referência ao desfile do Salgueiro de 1963, quando "Xica da Silva" foi apresentada à avenida. A escola "inovou" apresentando uma ala com 12 pares de nobres que dançavam o minueto. Foi um escândalo. Não pode. Passista tem que desfilar livre, leve e solto. Falando disso agora, quando passistas não têm a menor importância, quando eles mal são vistos na avenida, percebese que o minueto era o de menos. Mas isso é escola de samba, e o assunto aqui é carnaval de rua (faz tempo que escola de samba não é carnaval de rua). Com o renascimento dos blocos, o Rio recuperou a alegria do carnaval nas calçadas, no asfalto, na areia. E agora? Basta dar uma olhada nas cartas dos leitores aqui do jornal. Reclama um leitor: "Para os moradores de Ipanema, (o carnaval de rua 2011) transformou-se num tormento. Ruas bloqueadas até para o trânsito de pedestres, desrespeito à Lei do Silêncio, atos de atentado ao pudor e, por vezes, de vandalismo". Escreve outro, sobre os mijões, figura que ficou tão popular no período quanto a colombina e o pierrô: "A Guarda Municipal deveria agir com mais atenção e no rigor da lei. Está muito sem ação." Mais um: "Com que direito a prefeitura coloca esses banheiros horrorosos nas avenidas da orla, onde se paga dos IPTUs mais caros do mundo, ocupando vagas de carros que já são tão poucas?" Como se vê, e voltando a citar o samba do Chico, o carioca tem o peito do contra e mete bronca quando o assunto é carnaval. Mas carnaval de rua muito organizado... não sei, não. É como botar o pessoal que sai nos blocos para dançar o minueto. Carnaval de rua e organização não combinam.

(Artur Xexéo. Revista O Globo, dezembro de 2011)

O título do texto justifica-se, corretamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q373398 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

É um tipo de articulação gramatical entre os elementos de um texto. Mecanismo que permite estabelecer boas relações entre os elementos do texto para facilitar o entendimento e torná-lo mais encorpado, agradável, mais atraente, é que chamamos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

545Q485546 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Listening is one of the four language skills and it involves understanding spoken language. Match the columns about some different ways of listening and their purpose:

1. What time does Liz get up? Listen and find out.

2. Listen to these words. Are they the same or different?

3. Listen to the advertisement and decide what is being advertised.

4. Draw a boy according to what you hear.

5. Listen and underline the word the speaker says most strongly.

a. Listening for individual sounds.

b. Listening for gist.

c. Listening for specific information.

d. Listening for sentence stress.

e. Listening for detail.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q486092 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Inglês, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

All the following sentences indicate permission, except:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

547Q485598 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Uma atividade de leitura cujo texto intitula-se English in the 21st Century tem o seguinte enunciado: Leia apenas o título do texto e reflita: que questões serão abordadas num texto com esse título?

Essa pergunta tem por objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q485409 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista Legislativo, CD, FCC

O trecho they should not embed reporters in military units, deve ser traduzido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q374130 | Português, Interpretação de Texto, Analista de Gestão, CELG GO, UFGO, 2017

Ao afirmar que ?se explorássemos todo potencial de geração de energia eólica e solar do país, por exemplo, que soma 440 mil MW, já teríamos três vezes mais energia que toda nossa capacidade instalada atualmente, que é de 140 mil MW?, Ferreira faz uso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

551Q486009 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista em Ciência em Júnior, CAPES, CESGRANRIO

When Shaun Osher affirms that "… the pendulum has swung way too much to the other side," (lines 23-24), he means that

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q485771 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em cada uma das questões de números 46 a 60, reproduziu- -se trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente.

“You look tired!”

“Yes, I have just arrived from an ______________ trip.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q373390 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Caracteriza-se pela sucessão de fatos ligados a um determinado acontecimento, seja ele real ou fictício, o qual pressupõe-se de todos os elementos referentes à modalidade em questão, como narrador, personagens, discurso, tempo e espaço. Referimo-nos ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

554Q485551 | Inglês, Interpretação de Texto, Auxiliar Administrativo, BADESC, FEPESE

Select the correct alternative according to the text.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

555Q485337 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PE, IPAD

No mundo globalizado, a integração da Internet com o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras está ocasionando mudanças nos objetivos de ensino. Uma dessas mudanças inclui a inserção da interculturalidade, ou seja, de uma competência intercultural que, aliada à competência comunicativa, ajudaria o aluno a desenvolver habilidades comunicativas interculturais. Tal mudança torna-se essencial a partir do fato de que os alunos.

1. comunicam-se com outros indivíduos fora de seu próprio país;

2. precisam conhecer e compreender outras culturas;

3. necessitam conhecer os sistemas de valores de outros países e compará-los com os de sua própria cultura;

4. participam de aulas de línguas que objetivam a comunicação dentro das próprias escolas;

5. têm que se conscientizar de que nenhuma cultura é melhor do que outra

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q474586 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

El siguiente aspecto NO puede atribuirse a la denominada Generación del 27:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q862213 | Português, Interpretação de Texto, Policial Penal Agente Penitenciário, TRF 3a, VUNESP, 2023

Texto associado.

Inteligência artificial: a era do “deus” máquina

No teatro grego antigo, quando não havia solução para um impasse, um ator interpretando uma divindade descia ao palco pendurado num guindaste, resolvia o problema e, assim, acabava a peça. Era o Deus ex-machina – o deus surgido da máquina. Com o avanço sem precedentes da inteligência artificial (IA), é justo pensar que, no mundo contemporâneo, a máquina é a própria deidade.

Para ela, nada parece impossível. Da confecção de discursos em segundos à criação de obras de arte; da identificação de medicamentos promissores ao diagnóstico preciso de doenças, tudo é resolvido pelo “deus algoritmo”. E, ao observar sua invenção “surgindo do guindaste”, o homem pode se perguntar qual lugar ocupará neste enredo. Segundo especialistas, porém, o perigo não está na criatura e, sim, no uso que o criador faz dela.

A inteligência artificial faz parte da rotina, ainda que não se perceba. O GPS que indica o percurso, a atendente virtual, o internet banking são exemplos de seu uso no dia a dia. Só que, até agora, ninguém temia os mecanismos de busca dos navegadores, os sistemas de reconhecimento facial dos condomínios ou a sugestão de filmes apresentadas pelos aplicativos de streaming.

Então, as máquinas começaram a gerar imagens perfeitas de pessoas inexistentes, escrever reportagens com acurácia, resolver enigmas matemáticos em frações de segundos, dirigir e voar sozinhas, elaborar defesas jurídicas e até “ler” pensamentos em experimentos científicos. A ponto de, em um editorial da revista Science, um grupo de cientistas pedir a moratória de pesquisas até alguma regulamentação ética da IA.

A discussão sobre riscos e avanços da IA ultrapassa o campo da ciência da computação; é também filosófica. Já na Grécia Antiga, filósofos questionavam a essência da inteligência e se ela era um atributo somente humano.

Hoje, esse é um dos centros da discussão sobre IA: sistemas programados e alimentados por seres humanos poderão ultrapassar em astúcia seus criadores? Não, garante um dos maiores especialistas no tema, o cientista da computação francês Jean-Gabriel Ganascia, da Universidade de Sorbonne que, já em 1980, obteve mestrado em inteligência artificial em Paris.

(Paloma Oliveto, Inteligência artificial: a era do ‘deus’ máquina. https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude. Adaptado)

A conjunção “embora” substitui corretamente a expressão destacada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q847926 | Inglês, Interpretação de texto, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

      With the exception of business owners and investors, most Brazilians looked for candidates who prioritized job creation and income generation, in the 2018 elections. According to a Brazilian Economic Outlook from the Institute of Applied Economic Research (IPEA), the economy sustained growth (albeit slow) for a while since the end of 2017, industrial production increased, and unemployment rates declined. Nevertheless, 13.4 million people remained jobless, particularly women, youth, and people of color; and growth rates were disappointing. A poll by Datafolha showed at the time that Brazilians’ perceptions of the economy were pessimistic: 72 percent of those surveyed felt the economic scenario had worsened in the last months. Similar to the reaction to corruption, this extremely negative perception of the socioeconomic environment could potentially further distance voters from the traditional government and their allies, turning voters toward “unconventional” candidates instead, who could represent a change in the status quo.

Idem. Ibidem (adapted).

Concerning the text presented above, judge the following items.

According to the authors, unemployment in Brazil, at the time of publication, affected all gender and racial profiles equally.

  1. ✂️
  2. ✂️

560Q474701 | Espanhol, Interpretação de Texto

Según el texto, el Comité de Control Presupuestario:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.