Início

Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q850951 | Inglês, Interpretação de texto, Professor de Educação Básica PEB II Inglês, Avança SP, 2020

Read the following expression and match each one to the correct definition:

I. “A blessing in disguise”
II. “Beat around the bush”
III. “Bite the bullet”
IV. “Call it a day”

( ) “avoid saying what you mean, usually because it is uncomfortable” ( ) “to get something over with because it is inevitable” ( ) “a good thing that seemed bad at first” ( ) “stop working on something”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q55577 | Português, Interpretação de Texto

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

No caso brasileiro, a fuga se deu em favor de ativos financeiros indexados, criados principalmente pelo governo, mas também, ainda que em grau significativamente menor, pelo setor privado.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q474882 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC PE, IPAD

El estatuto del Niño y del Adolescente trata del derecho a la educación, a la cultura, al deporte y al ocio, afirmando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q374303 | Português, Interpretação de Texto, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Transpondo-se corretamente para a voz ativa a frase grifada ?Para serem orientadas por um especialista sobre a febre amarela, fizeram inúmeras perguntas?, obtém-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q374395 | Português, Interpretação de Texto, Analista Judiciário, TRE SP, FCC, 2017

Atente para as frases abaixo.

I. Sendo a amizade, um exercício de limites afetivos, há que se considerar alguma insatisfação, que disso decorra.

II. A própria passagem do tempo faz com que, nossas amizades, venham a encontrar uma boa forma de depuração.

III. Uma amizade, ainda que imperfeita, não nos decepcionará, a menos que lhe dermos um valor absoluto.

É inteiramente adequada a virgulação do que está APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q55573 | Português, Interpretação de Texto

PODER

Etimologia. Sobre as formas verbais latinas potes, "pode", potui, "pude", poteìram, "pudera", poteìro, "poderei", potens, potentis, "aquele que pode" etc. (todos do verbo lat. posse, "poder, ter o poder de, ser capaz de"), forma-se o infinitivo lat. vulg. poteìre, "poder, ter o poder de, ser capaz de", que conviveu com o lat. cláss. posse até suplantá-lo por volta do séc. VIII d.C. Poteìre é a origem do port. esp. poder, do século XII-XIII, it. potere, fr. pouvoir, ambos do séc. XII, ing. power, de 1297-1325, que já se registram como substantivo nessas datas. O vocábulo al. Macht traduz o port. esp. poder e demais vernacularizações.

Enciclopédia Mirador Internacional. São Paulo - Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil. Publicações Ltda. 1977, p. 9.001 (com adaptações).

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao sentido e às estruturas morfossintática, semântica e discursiva do texto I.

Segundo o verbete de enciclopédia acima, o vocábulo "poder" existe na língua portuguesa desde o século XII e sua forma primitiva foi o vocábulo do latim clássico "posse".
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q373585 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Literatura, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Sobre a linguagem literária, NÃO é verdadeira a seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q374654 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Levando-se em conta o fato de que se deve oferecer um ensino culturalmente sensível, tendo em vista a pluralidade cultural, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q474900 | Espanhol, Interpretação de Texto, Jornalista, ITAIPU Binacional, UFPR

Según el texto, es correcto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q850694 | Inglês, Interpretação de texto, Professor de Educação Básica PEB II Inglês, Avança SP, 2020

Choose the option that best replaces the words in bold:

“... Then the whining schoolboy, with his satchel And shining morning face, creeping like snail Unwillingly to school...”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q373904 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

GARCIA (2003) aponta que o paralelismo sintático e semântico remete à lógica da correlação e associação de ideias, por isso sua ausência pode provocar incoerência. No entanto, autores de várias épocas usaram-na com propósito estilístico.

O enunciado que corresponde a essa asserção é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q374713 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

3. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

( ) Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

( ) Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

( ) Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q55571 | Português, Interpretação de Texto

1 Abrir conta em banco é mais simples do que encerrá-la, mas também exige alguns cuidados. Veja abaixo os procedimentos mais adequados para os correntistas.

Para abrir uma conta

› Leia com atenção o contrato (ou carta-proposta). Não assine nada sem antes esclarecer todas as dúvidas.
7 › Leve uma cópia e o original da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um comprovante de residência.
10 › Peça uma cópia de todos os documentos assinados.
< Deposite pelo menos o valor mínimo pedido pelo banco. A quantia varia de acordo com cada banco.
13 › Comunique ao banco, por escrito, qualquer mudança de endereço ou número de telefone.

Para encerrar uma conta

16 › Entregue ao banco uma correspondência em que solicite o encerramento da conta (exija recibo na cópia), ou mande-a pelo correio, por meio de carta registrada.
19 › Verifique se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome vá parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
22 › Devolva ao banco os cheques que ainda estão com você. Eles serão incinerados.
› Peça um nada-consta depois do encerramento da conta.

Fonte: IDC/PROCON-DF e Banco Central do Brasil.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

Segundo o texto, o fato de um cheque emitido não ter sido compensado nem destruído antes do encerramento da conta representa risco de o nome do emitente ser encaminhado ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q55574 | Português, Interpretação de Texto

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de um arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q485632 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista Legislativo, CD, FCC

According to the text, privacy advocates

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q374319 | Português, Interpretação de Texto, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV, 2017

Um professor de Sociologia solicitou a seus alunos que indicassem argumentos pertinentes ao seguinte tema: Os árbitros esportivos deveriam aceitar auxílio de meios eletrônicos?

Entre os argumentos listados abaixo, aquele que se mostra menos pertinente ao terreno sociológico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q373395 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O excerto de Cidade de Deus de Paulo Lins e a obra O cortiço de Aluisio Azevedo, embora sejam de épocas diferentes, convergem no que diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q861939 | Português, Interpretação de Texto, INEP, 2020

Alguns escravos tocavam profissionalmente instrumentos europeus. O maior empregador de músicos-escravos era a Família Real e, em 1816, uma orquestra de pelo menos 57 escravos tocava em ocasiões especiais. Como em Nova Orleans, havia bandas musicais ambulantes, em que escravos tocavam cornetas, flautas, clarinetas, violões e tambores. Nas ruas, na ópera, nos salões e nos enterros, proliferavam os grupos musicais negros.

SODRÉ, M. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. In: SANTOS, E. Contando a história do samba. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003 (adaptado).

O texto trata de práticas musicais que ocorriam no Brasil no início do século XIX. A citação à cidade de Nova Orleans, que fica no sul dos Estados Unidos da América, evidencia a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q373379 | Português, Interpretação de Texto, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações lógicas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais. São exemplos de tipos textuais toas as alternativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q486189 | Inglês, Interpretação de Texto, Assistente de Comunicação, CRECI RJ, MSConcursos

Marque a alternativa incorreta em relação à explicação de cada expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.