Início

Questões de Concursos Interpretação de Texto

Resolva questões de Interpretação de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q485707 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista, TCM RJ, FJG

O texto 2, extraído de uma revista especializada, pode ser caracterizado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q485709 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em cada uma das questões de números 46 a 60, reproduziu- -se trecho de uma breve conversa. Assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que preenche a lacuna corretamente.

“I’m moving to Australia next year.”

“I wish ___________ where I wanted to go.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q485509 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista de Finanças e Controle Externo AFCE, TCU, ESAF

Read the text below in order to answer questions 17 and 18.

NEW POLICIES TO FIT THE NEW ECONOMY

Growing Prosperity: The battle for Growth with Equity in the 21st Century, written by two liberal economists, represents a breakthrough in the political debate over the New Economy. This is the first book that lays out a progressive economic policy designed to encourage technology-driven growth, while ameliorating bad consequences such as widening income disparity and excessive dependence on a volatile stock market.

According to the authors, Barry Bluestone and Bennett Harrison, Washington policymakers have been excessively fixated on low inflation and a balanced budget. Bluestone and Harrison term this the "Wall Street" model of growth. This model, if carried into the future, will make it difficult to sustain prosperity over the long run. For one thing, the drive to cut the budget deficit has constrained spending on research and development, education, and infrastructure. Over time, they say, this will slow the rate of technological innovation – the equivalent of eating the seed corn.

One aspect which is not approached by Bluestone and Harrison is the

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q374154 | Português, Interpretação de Texto, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

?Além de cada uma dessas votações populares, os cidadãos são convidados a dar suas opiniões (votando simplesmente sim ou não) sobre três ou quatro problemas de interesse nacional, aos quais se acrescentam alguns tópicos especiais dos cantões e das comunas. Esse sistema repousa sobre a iniciativa popular e sobre o referendum, que permitem a uma minoria, respectivamente 100.000 cidadãos, no caso da iniciativa popular, e 50.000, no caso do referendum, obrigar o conjunto do país a se interessar sobre o que a preocupa?.

O comentário adequado sobre os componentes desse segmento do texto 2 é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q862158 | Português, Interpretação de texto, AMAN, AMAN, 2020

Assinale a opção que corresponde à função do “que” na frase a seguir.

“Não vão a uma festa que não voltem cansados.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q373457 | Português, Interpretação de Texto, FGV

O texto de Veríssimo fala dos “inconvenientes das ruas”, que prejudicariam o shopping. No caso da charge, esse inconveniente seria hipoteticamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q485645 | Inglês, Interpretação de Texto

Questions 36 to 42 relate to teaching skills and abilities: According to Motta-Roth (2008), the Critical Genre Pedagogy sees the process of teaching/ learning as situated. That means it’s necessary to contextualize content and syllabus based on educational, cultural, social, and political imperatives, connecting individual experience to social experiences as well as social historic conditions of production, distribution and consumption of texts in society. A good example of genre pedagogy in use can be seen when the teacher proposes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q862739 | Português, Interpretação de Texto, Carteiro, CORREIOS, CONSULPLAN

Texto associado.

A fadiga da informação ( Augusto Marzagão)

Há uma nova doença no mundo: a fadiga da informação. Antes mesmo da internet, o problema já era sério, tantos e tão velozes eram os meios de informação existentes, trafegando nas asas da eletrônica, da informática, dos satélites. A internet levou o processo ao apogeu, criando a nova espécie dos internautas e estourando os limites da capacidade humana de assimilar os conhecimentos e os acontecimentos deste mundo. Pois os instrumentos de comunicação se multiplicaram, mas o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito. Então, diante do bombardeio crescente de informações, a reação de muitos tende a tornar-se doentia: ficam estressados, perturbam-se e perdem em eficiência no trabalho.

Já não se trata de imaginar que esse fenômeno possa ocorrer. Na verdade, a síndrome da fadiga da informação está em plena evidência, conforme pesquisa que acaba de ser feita, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países, junto a 1.300 executivos. Entre os sintomas da doença apontam-se a paralisia da capacidade analítica, o aumento das ansiedades e das dúvidas, a inclinação para decisões equivocadas e até levianas.

Nada avançou tanto no mundo como as comunicações. Pouco durou, historicamente, para que saíssemos do isolamento para a informação globalizada e instantânea. Essa revolução teria inegavelmente de gerar, ao lado dos efeitos mágicos e benfazejos, aqueles que provocam respostas de perplexidade no ânimo público e das pessoas em particular. Choques comportamentais e culturais surgem como subprodutos menos estimáveis desse impacto modernizador, talvez por excessiva celeridade no desenrolar de sua evolução.

Curiosamente, a sobrecarga de informações pode redundar em desinformação. Recebíamos antes a notícia do dia e podíamos ruminá-la durante horas. Hoje temos notícia renovada e modificada a cada segundo, acompanhando em tempo real o desdobramento dos fatos e das decisões, o que rapidamente envelhece a informação transmitida e nos deixa sem saber, afinal, qual a versão mais próxima da realidade do momento. As agências noticiosas não dispõem de tempo para maturar o seu material, há que lançá-lo logo ao consumo – mesmo sob o risco de uma divulgação incompleta ou deformada, avizinhada do boato.

Há 30 anos, o então estreante Caetano Veloso perguntava numa das estrofes de sua famosa canção Alegria, alegria: “Quem lê tanta notícia?”. Presentemente a oferta de informações, só nas bancas de jornais, deixaria ainda muito mais intrigado o poeta do tropicalismo. Além da televisão aberta, a TV por assinatura põe o telespectador diante da opção de centenas de canais. Há emissoras nacionais e estrangeiras, de rádio e de TV, dedicadas exclusivamente a transmitir notícias. O CD-ROM ampliou consideravelmente a dimensão multimídia do computador. O fax e o correio eletrônico deixaram para trás o telefone, o telegrama e todos os meios de comunicação postal.

A massa de informações gerais ou especializadas contida na imprensa diária exigiria um super-homem para absorvê-la. E, a cada dia, jornais e revistas se enriquecem de suplementos e de encartes pedagógicos e culturais.

É claro que esse processo não vai estancar e muito menos regredir. A informação não poderia estar à margem do mercado competitivo. Não há dúvida, porém, de que precisamos aprender a filtrá-la, a ajustá-la ao nosso metabolismo de público-alvo. A eletrônica e a informática estão a nosso serviço, mas não substituem as limitações orgânicas, cerebrais e emocionais do homem. A informação nos faz também sentir as dores do mundo, onde quer que ocorram sob a forma de calamidades, tragédias, adversidades coletivas ou individuais. Ou buscamos um equilibrado “modus vivendi” com as pressões da prodigiosa tecnologia da comunicação, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. O oxigênio da informação, sem o qual no passado recente não conseguiríamos respirar, terá de ser bem inalado para não nos ameaçar com a asfixia, o estresse, as neuroses e, quem sabe, o infarto.

(Revista da Comunicação.Rio de Janeiro, ano 21, nº 45, novembro/96,p.20-21)

A desinformação pode ser o resultado da sobrecarga de informações por que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q485937 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Social use of language or Pragmatics involve three major communication skills: using language for different purposes, changing language according to the needs of a listener/reader or situation, and following rules of conversation. About the latter, it is possible to say it involves

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q485881 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

The word REQUIREMENTS (second paragraph) is an example of a(n) _________ in the English language in relation to Portuguese and should be a part of a programme of reading strategies for Brazilian students.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q486155 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

From paragraph 4 we infer that to the Vatican commentator John Allen, Pope Benedict

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q862269 | Português, Interpretação de texto, Analista Censitário, CNU, IDECAN, 2022

Recentemente, principalmente em períodos eleitorais, o tema moradia vem ganhando cada vez mais destaque na imprensa brasileira. Leia o trecho da reportagem feita pelo G1 de Pernambuco, em 2018:

MTST ocupa prédio na Praça da Independência, no Centro do Recife

O prédio de número 91 da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, se tornou local de protestos desde a madrugada desta terça-feira (19). Manifestantes do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o local, numa ação de luta pelo direito à moradia das mulheres do estado. (...) O grupo de manifestantes, que é formado majoritariamente por mulheres, chegou no local por volta das 23h da segunda-feira e dividiu as famílias no espaço. Uma corrente grossa foi colocada na porta para não permitir a entrada de outras pessoas. O MTST afirma contar com cerca de 300 mulheres e crianças na manifestação. De acordo com o movimento, o objetivo é criar um meio de comunicação com a prefeitura e o governo do estado para que o edifício seja destinado a moradias populares e ganhe uma nova utilidade.

(Fonte: G1 PE, 2018)

A reportagem destaca uma forma de organização social que ocorre nas metrópoles brasileiras. O objetivo final justificado pelos movimentos urbanos de moradia é o de: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q485788 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Put the words below in order to make a sentence: is when person upsets it unreliable a me The correct sentence is

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q474821 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Freyre, cierta ocasión, escribió que, al sentirse hispano, se sintió partícipe, a través de la lengua española, como de la portuguesa, de una cultura rica en valores humanos-literarios, artísticos, filosóficos, religiosos – “que aprendí a considerar como mi verdadera cultura materna”. Los estudios del Español y sobre América Latina constituyen un área de gran interés para los brasileños:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q485832 | Inglês, Interpretação de Texto, Técnico Judiciário, TRT 20a, FCC

Jumpstarting your data mining journey can be a difficult battle if you didn’t study data science in school. Not to worry! Few of today’s brightest data scientists did. So, for those of us who may need a little refresher on data mining or are starting from scratch, here are some great resources to learn data mining concepts and techniques.

W3Schools - Fantastic set of interactive tutorials for learning different languages. Their SQL tutorial is second to none. You’ll learn how to manipulate data in MySQL, SQL Server, Access, Oracle, Sybase, DB2 and other database systems.

Treasure Data - The best way to learn is to work towards a goal. That’s what this helpful blog series is all about. You’ll learn SQL from scratch by following along with a simple, but common, data analysis scenario.

10 Queries - This course is recommended for the intermediate SQL-er who wants to brush up on his/her skills. It’s a series of 10 challenges coupled with forums and external videos to help you improve your SQL knowledge and understanding of the underlying principles.

Segundo o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q485352 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

"The Western World gave its contribution to the learning process proposing that learning is first socially established and apprehended through social interaction by the individual learner" (in Bohn, H., 2001). Bohn is stating a proposition made by:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

620Q474605 | Espanhol, Interpretação de Texto

En el texto se dice que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.