Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V)
e as falsas ( F ), tendo como referência o que é considerado a respeito do intérprete educacional nas
pesquisas da área dos Estudos da Interpretação de
Línguas de Sinais, especificamente no contexto educacional de atuação profissional.
( ) Na ausência do intérprete educacional, a interação dos surdos e dos ouvintes fica prejudicada,
já que os estudantes surdos ficam limitados a
participar apenas parcialmente das atividades.
Para que os estudantes não se sintam desmotivados pela falta de acesso ao conteúdo e às
informações, o professor pode recorrer a outras
pessoas que conheçam Libras e possam substituir a função do intérprete na escola.
( ) O intérprete educacional em sala de aula
possui a função de versar conteúdos e informações passadas na língua oral para a língua
de sinais e vice-versa, e também se envolver
com as práticas educacionais. Ele não ocupa o
papel do professor, tampouco possui a tarefa
de ensinar, mas atua em sala de aula com
propósitos pedagógicos e educativos, visando
favorecer a aprendizagem do aluno surdo.
( ) O intérprete educacional possui grande responsabilidade ao mediar as relações entre
professor/aluno surdo e aluno ouvinte/aluno
surdo. Muitas vezes é a informação do intérprete educacional sobre possíveis dificuldades
ou facilidades dos alunos surdos no processo
de ensino/aprendizagem que ajudará a nortear uma prática pedagógica mais adequada
dos professores.
( ) Quando o intérprete educacional é inserido em sala de aula, a condição linguística
do aluno surdo passa a ser respeitada e as
chances do sucesso escolar e de desenvolvimento satisfatório desse aluno aumentam.
No entanto, a presença do intérprete não
soluciona todas as questões educacionais
dos alunos surdos, sendo necessário pensar a
educação inclusiva de maneira mais ampla.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta ,
de cima para baixo.
✂️ a) F • V • V • V ✂️ b) V • V • F • V ✂️ c) F • F • V • V ✂️ d) V • V • V • F ✂️ e) F • F • F • V