Início

Questões de Concursos Intervenção

Resolva questões de Intervenção comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q165491 | Direito Constitucional, Intervenção, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

À luz da Constituição Federal, a não aplicação do mínimo exigido nas ações e serviços públicos de saúde enseja a decretação de intervenção da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q795831 | Finanças Públicas, Intervenção, Gerente de Projetos, MME, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da dimensão clássica de intervenção da administração pública na economia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q448277 | Direito Constitucional, Intervenção, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

O Governo Federal decretou uma intervenção na área da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro que deverá vigorar até 31 de dezembro deste ano. Sobre a Intervenção Federal, analise as alternativas e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q175910 | Direito Constitucional, Intervenção, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Qual das situações abaixo não constitui causa de intervenção da União nos Estados ou no Distrito Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q431696 | Direito Constitucional, Intervenção, Técnico Judiciário, PGE DF, IADES

O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Assinale a alternativa que define e fundamenta, legalmente, esta situação emergencial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q435180 | Direito Constitucional, Intervenção, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

O sistema constitucional tem de prever mecanismos para que o Estado possa agir, ainda que excepcionalmente, em estados de crise. Há de se submeter o Estado, mesmo nessas situações, a condições impostas pela Constituição. Em relação aos instrumentos previstos na Constituição Federal brasileira, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q427429 | Direito Constitucional, Intervenção, Assistente Técnico de Informática e Administração, TCE PE, CESPE CEBRASPE

No que tange aos direitos e garantias fundamentais, à organização do Estado e aos servidores públicos, julgue os itens a seguir.

Ainda que o Ministério Público Federal e o Poder Judiciário constatem que município de determinado estado vem descumprindo lei federal, não poderá ser decretada intervenção da União nesse município.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q227446 | Direito Constitucional, Intervenção, Procurador Municipal, PGM Joao Pessoa PB, FCC

Considerando a disciplina da Constituição Federal a respeito da intervenção do Estado-membro em Município é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q427281 | Direito Constitucional, Intervenção, Juiz Substituto, TJ PE, FCC

O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, EXCETO quando, entre outras hipóteses,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q429351 | Direito Constitucional, Intervenção, Auditor, TCE CE, FCC

Quanto a intervenção federal, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q449177 | Direito Constitucional, Intervenção, Advogado, Prefeitura de Getúlio SC, 2018

O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q448157 | Direito Constitucional, Intervenção, Consultor Legislativo, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Quando um Município não tiver aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento nas ações e serviços públicos de saúde, a Constituição Federal dá o direito ao Estado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q440399 | Direito Constitucional, Intervenção, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Quanto à organização do Estado brasileiro, julgue os itens seguintes.

Ao dispor a respeito do princípio da indissolubilidade do vínculo federativo, a CF afastou o direito de secessão das unidades da Federação, podendo a União, quando demonstrada a intenção de rompimento do pacto federativo, intervir nos municípios para manter a integridade nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q429520 | Direito Constitucional, Intervenção, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre o instituto da intervenção, de acordo com a Constituição Federal, analise as assertivas abaixo.

I. A União poderá intervir nos Estados ou no Distrito Federal para reorganizar as finanças da unidade da federação que suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior.

II. O Estado intervirá em seus Municípios, e a União nos Municípios localizados em Território Federal, quando não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.

III. A decretação da intervenção dependerá, no caso de desobediência a ordem ou decisão judiciária, de requisição do Congresso Nacional.

IV. O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação da Presidência da República ou do Governador do Estado, no prazo de vinte e quatro horas.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q448956 | Direito Constitucional, Intervenção, Assistente Social, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

Com base no Sistema Constitucional Brasileiro, analise as assertivas que se seguem e assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q432680 | Direito Constitucional, Intervenção, Especialista em Regulação da Educação Superior, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às formas de intervenção do Estado na ordem econômica. O controle de abastecimento, uma modalidade de intervenção do Estado na ordem econômica, confere à União e às demais unidades federativas mecanismos para assegurar a livre distribuição de produtos essenciais ao consumo da população.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q108809 | Direito Constitucional, Intervenção, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à organização do Estado brasileiro, julgue os
próximos itens.

Se a União intervier em um estado da Federação, ela afastará momentaneamente a atuação autônoma desse estado. Portanto, se o motivo da intervenção for o provimento de execução de decisão judicial, sua decretação dependerá da requisição do tribunal de justiça daquele estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q795932 | Finanças Públicas, Intervenção, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

No tocante às finanças públicas, ao orçamento público e à fiscalização contábil, financeira e orçamentária, julgue os itens subsequentes.

No processo legislativo referente às leis orçamentárias, é admissível a utilização de emendas pelos membros do Poder Legislativo, ainda que se trate de proposições constitucionalmente sujeitas à cláusula de reserva de iniciativa e independentemente de relação de pertinência com a proposição original.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q795681 | Finanças Públicas, Intervenção, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

A preponderância do Estado na Economia Brasileira decorreu, em grande parte, da necessidade de o governo intervir de maneira crescente no sistema econômico do país. Assim, determine a opção falsa com relação à intervenção governamental no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q445867 | Direito Constitucional, Intervenção, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista a organização do Estado e o fato de que o texto constitucional prevê a possibilidade de determinados órgãos do Poder Judiciário requisitarem ao presidente da República intervenção federal no caso de desobediência à ordem ou à decisão judiciária, julgue os itens seguintes. Nos casos de requisição de intervenção federal, o presidente da República estará obrigado a editar o decreto de intervenção, não lhe cabendo, a despeito da sua condição de chefe do Poder Executivo, exercer juízo de conveniência ou de oportunidade da providência requerida.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.