Questões de Concursos: Intoxicação e Superdosagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Intoxicação e Superdosagem. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q58336 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Na intoxicação alcoólica, de acordo com o estado do paciente, devem-se conduzir medidas gerais de suporte à vida. A maioria dos casos não requer tratamento farmacológico; no entanto, ao observar alcoolemia a partir de 150mg% deve-se intervir. Em relação ao tratamento da intoxicação alcoólica, observe as afirmativas a seguir.

I Por ser em geral um processo autolimitado, muitas vezes basta assegurar a interrupção da ingesta de álcool, proporcionar ambiente seguro e livre de estímulos e posicionar o paciente em decúbito lateral.
II No comportamento heteroagressivo, pode ser necessária a contenção química. Nesse caso, utiliza-se de preferência um neuroléptico de alta potência, como o benzodiazepínico 5mg IM.
III O uso de soro fisiológico e glicose hipertônica é recomendado apenas no caso de evidência de desidratação e hipoglicemia.

Das afirmativas acima: 

12 Q846839 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Técnico de Enfermagem Urgência, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da assistência de enfermagem em situações de emergência, especialmente no que diz respeito a intoxicações e envenenamentos, julgue os itens a seguir.

I A contaminação humana por agrotóxicos se dá por via direta ou indireta. Independentemente da forma de contaminação, devem-se monitorar os sinais vitais, proceder à descontaminação com lavagem gástrica, de acordo com prescrição médica, e coletar conteúdo gástrico ou amostra sanguínea para confirmar ou descartar a presença de agente tóxico.
II Intoxicações agudas por metais como o chumbo podem levar a quadro de gastroenterite, mialgia e encefalopatia. Nesses casos, a monitorização dos sinais vitais, a hidratação e a avaliação da função renal são cuidados primordiais.
III Em caso de intoxicação por gases, são necessárias a imediata retirada do acidentado do local onde se desencadeou a intoxicação e, em seguida, a adoção de medidas de manutenção das suas funções vitais. Nesses casos, a paramentação adequada do técnico em enfermagem é fundamental para que ele não seja intoxicado também.

Assinale a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.