Questões de Concurso Introdução ao Estudo dos Animais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q936069 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, PPL, ENEM, INEP, 2019

Recentemente um grupo de biólogos descobriu um animal que vive em uma região extremamente árida no território brasileiro. Fizeram a coleta do sangue e da urina desse animal e observaram que sua urina apresenta uma concentração hipertônica em relação ao sangue.
Que adaptação desse animal lhe permite viver na região citada?

22 Q946327 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

A fossa das Marianas, localizada na região das Ilhas Marianas, no oceano Pacífico, é o local mais profundo dos oceanos. Em 1960, um oceanógrafo suíço e um tenente da Marinha norte-americana desceram ao fundo da fossa, a uma profundidade de 11 km em relação ao nível do mar, a bordo de um submersível militar norte-americano, chamado de batiscafo Trieste. O curioso é que a pressão atmosférica na superfície do mar nesta região é dada por 1,010 x 105 Pa
Fonte: <https://super.abril.com.br/comportamento/fossa/. Acesso em 28 ago. 18.
Considerando que a água do mar tem uma massa específica uniforme de 1kg/L e que a aceleração gravitacional é de 9,8 m/s², ASSINALE a opção que indica a pressão manométrica máxima suportada pelo batiscafo Trieste ao fundo da fossa.

23 Q946086 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder
à questão.

Entre os diferentes sistemas pecuários, a produção de carne de frango tem um impacto ambiental relativamente baixo. Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. Isso reduziu o uso de recursos para a criação dessas aves principalmente porque, com períodos de crescimento mais curtos, menos energia é necessária para a manutenção das funções corporais. Essa eficiência energética melhorada reduziu consideravelmente o consumo de ração e, pelo menos em relação a esse aspecto, melhorou a sustentabilidade ambiental da produção de frangos de corte.

TALLENTIRE, C. W.; LEINOREN, I; KYRIAZAKIS, I. Artificial selection for improved energy effciency is reaching its limits in broiler chickens. Scientific Reports, v. 8, n. 1168, p. 1, 2018. Adaptado.
Assinale a alternativa em que a relação entre a consequência ambiental e a técnica descritas no texto é feita corretamente.

24 Q948190 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

Coelhos de linhagem chinchila apresentam pelagem cinzenta, ao passo que coelhos de linhagem albina apresentam pelagem branca. A pelagem cinzenta domina completamente a pelagem albina, sendo esta característica determinada por apenas um par de alelos. No cruzamento de dois coelhos chinchilas heterozigóticos, a proporção fenotípica dos descendentes é

25 Q949652 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Quais das organelas abaixo diferenciam uma célula animal de uma célula vegetal:

27 Q909326 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, formado por células e fragmentos citoplasmáticos. No exame de hemograma, tipos dessas células são identificadas como responsáveis por detectar infecções e inflamações. Fala-se, portanto, dos(as):

28 Q909324 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

As glândulas são estruturas produtoras de substâncias que podem ser lançadas diretamente na corrente sanguínea ou em outras glândulas, como também fora das células produtoras. Essas estruturas são classificadas em exócrinas, endócrinas ou mistas. Dessa forma, relacione a 2ª Coluna de acordo com a 1ª, associando os exemplos de glândulas com as suas respectivas classificações.

1ª COLUNA

(1)Exócrina

(2)Mista

(3)Endócrina

2ª COLUNA

( ) Tireóide

( ) Pâncreas

( ) Ovários

( ) Testículos

( ) Hipófise

( ) Parótidas

Assinale a alternativa CORRETA que preenche essas relações:

29 Q951094 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Primeira Fase, USP, FUVEST, 2018

O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno.

O dióxido de carbono dissolvido no oceano

30 Q907537 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Biólogo, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Entre as seguintes opções abaixo, qual é o estágio do ciclo de vida do parasita Schistosoma mansoni, relacionado à doença conhecida como esquistossomose, em que as larvas penetram na pele humana durante o contato com água contaminada?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.