Questões de Concursos Itil

Resolva questões de Itil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1050420 | Governança de TI, Itil, Administrador de Banco de Dados, TCE PA, FGV, 2024

Considerando a legislação aplicável a licitações de bens e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), analise as afirmativas a seguir.
I. Um acordo de nível de serviço (ANS), segundo a ITIL v4, é um acordo documentado entre um provedor de serviços de TIC e um cliente que define os serviços a serem prestados e o nível de qualidade que o provedor deve se comprometer a cumprir na prestação destes serviços. Em documentos da fase interna de processos licitatórios para a contratação de Centrais de Serviços (Service Desk), como Estudos Técnicos Preliminares ou Termos de Referência, é esperado encontrar requisitos da solução de TIC no formato de ANS.
II. Na fase interna de licitações de bens e serviços de TIC no poder público, a adoção da Lei 14.133/2021 e da IN SGD/ME nº 94/2022 são mandatórias. Além destes documentos, a equipe técnica responsável deve adotar princípios orientadores e boas práticas de gerenciamento de serviços de TIC. Para isto, a lei brasileira exige que os órgãos públicos mantenham servidores capacitados, exclusivamente, nesta metodologia ITIL v4 de gerenciamento de serviços de TIC.
III. Segundo a IN SGD/ME nº 94/2022, é vedada a contratação de soluções de autenticação em aplicações destinadas a serviços públicos digitais, salvo nos casos em que o órgão ou entidade tenha obtido autorização prévia pelo Órgão Central do SISP.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1037888 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação, TJ MT, FGV, 2024

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) define um conjunto de práticas para o gerenciamento de serviços de TI, orientando organizações na entrega de valor aos clientes.
O propósito da prática de “Gerenciamento de Incidentes” na versão mais recente do ITIL é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1044088 | Governança de TI, Itil, Análise de Negócio de TI, DATAPREV, FGV, 2024

Em um mundo cada vez mais digital, a segurança e a eficiência das operações de TI tornaram-se cruciais para qualquer empresa. Não é à toa que vimos, nos últimos anos, grandes players do mercado, como instituições financeiras na Geórgia e a gigante de TI Wipro, adotarem frameworks como o COBIT 2019 e o ITIL v4.
Enquanto as instituições financeiras da Geórgia buscaram no COBIT uma forma de se blindar contra as ameaças cibernéticas e se alinhar às regulamentações do Banco Nacional, a Wipro viu no ITIL v4 a chave para turbinar seu atendimento ao cliente, agilizando a resolução de problemas e aumentando a satisfação.
Diante desses cases de sucesso, assinale a opção que descreve corretamente o uso desses frameworks.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1059990 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

No ITIL 4, os relatórios de desempenho de serviço para clientes é um resultado chave da atividade da cadeia de valor de serviço denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1064095 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

O analista Juca quer implementar o Sistema de Valor de Serviço (SVS) da ITIL 4. Para tanto, ele deve observar o componente que representa as recomendações que guiam as organizações em todas as circunstâncias, independente de mudanças em suas metas, estratégias, tipo de trabalho ou estrutura gerencial.
Portanto, Juca deve observar o seguinte componente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1064096 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

As dimensões descritas na ITIL 4 proporcionam uma abordagem holística no gerenciamento de serviços, oferecendo uma visão abrangente para a organização.

A dimensão em que são definidas as atividades, a sequência de trabalho e os controles e procedimentos necessários para a entrega de produtos e serviços é a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1064097 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

Ao examinar o relatório de atendimentos do último semestre, o analista Luiz verificou que um mesmo incidente ocorre semanalmente no seu departamento. Apesar de o serviço ter sido normalizado em todos os incidentes, o analista resolveu investigar sua causa raiz e propor uma solução definitiva.

A prática de gerenciamento de serviços, prevista no ITIL 4, que Luiz está realizando é o gerenciamento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1060006 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

No contexto da norma ISO/IEC 20000:2018 para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1060007 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

O ITIL 4 apresenta uma abordagem integrada e holística para a gestão de serviços, combinando práticas modernas com tradicionais. Ele destaca componentes cruciais como 'Organizações e Pessoas', 'Informações e Tecnologia', 'Parceiros e Fornecedores', além de 'Fluxos de Valor e Processos'.
Assinale o modelo que incorpora esses componentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1060008 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

Durante a fase de planejamento para uma atualização significativa da infraestrutura de TI, a empresa XPTO enfrenta o desafio de otimizar o uso de seus recursos existentes e maximizar o valor das suas práticas de gestão de serviços de TI acumuladas ao longo dos anos. Considerando as diversas ferramentas e métodos implementados previamente, com resultados variados em termos de eficácia, é essencial alinhar essa atualização com os princípios do ITIL 4. Uma avaliação cuidadosa das práticas em vigor é necessária para determinar a abordagem mais apropriada para alcançar a melhoria desejada.
Nesse contexto, o seguinte princípio do ITIL 4 deve ser aplicado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1036084 | Governança de TI, Itil, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o item a seguir.

O elemento central do SVS é a cadeia de valor de serviço, um modelo operacional que delineia as principais atividades necessárias para responder à demanda e facilitar a criação de valor por meio da criação e do gerenciamento de produtos e serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q1036085 | Governança de TI, Itil, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o item a seguir.

Parceiros e fornecedores formam a terceira dimensão do gerenciamento de serviços, na qual toda organização e todo serviço dependem, até certo ponto, de serviços prestados por outras organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q1036086 | Governança de TI, Itil, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o item a seguir.

Em gerenciamento de serviços, recomenda-se, para um processo, serviço ou procedimento, que se utilize o máximo de etapas necessárias para a sua conclusão e que se elimine qualquer processo, serviço ou procedimento que produza valor ou resultado útil.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1036087 | Governança de TI, Itil, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o item a seguir.

Os recursos humanos devem ser usados para ajudar as organizações a escalar e assumir tarefas frequentes e repetitivas, enquanto que as tecnologias devem ser usadas para tomadas de decisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1036088 | Governança de TI, Itil, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o item a seguir.

São propósitos da prática de análise de negócio investigar sobre determinado negócio ou sobre um de seus elementos, definir as necessidades de negócio associadas e recomendar soluções dos problemas de negócio pertinentes, a fim de facilitar a criação de valor para as partes interessadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1036350 | Governança de TI, Itil, Desenvolvimento, BANESE, AOCP, 2022

Qual alternativa a seguir apresenta o nome de uma biblioteca utilizada para a Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1036351 | Governança de TI, Itil, Desenvolvimento, BANESE, AOCP, 2022

Na gestão de serviços de tecnologia da informação, uma das práticas que estrutura a definição, construção, reuso e compartilhamento do conhecimento é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1036353 | Governança de TI, Itil, Desenvolvimento, BANESE, AOCP, 2022

Assinale a alternativa correta acerca do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1055644 | Governança de TI, Itil, Técnico Analista de Sistemas Modelagem de Sistemas, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A biblioteca ITIL 4 contém sete princípios orientadores, que são diretrizes e guias gerais que servem de orientação para adoção de qualquer prática adotada por ela. Assinale, a seguir, três destes princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q835658 | Governança de TI, ITIL, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Em uma reunião estratégica de determinada organização, foram elencadas as necessidades de TI a seguir.

I Gerenciar as mudanças, de forma a autorizá-las com o objetivo de maximizar o seu sucesso.
II Gerenciar os projetos, planejando-os e coordenando-os para que eles sejam entregues conforme o esperado.
III Gerenciar riscos, a fim de que a organização compreenda e realize o seu tratamento eficaz.
IV Gerenciar os fornecedores da organização, de modo que eles atendam às necessidades organizacionais com qualidade contínua. 
Considerando as necessidades apresentadas, julgue o item que se segue, tendo como referência o PMBOK 6.a edição, a ITIL v4 e o COBIT 5.

A necessidade II, ainda que verse sobre gerenciamento de projetos, pode ser atendida pela ITIL, uma vez que esta dispõe de prática específica para gerenciamento de projeto, que possibilita que os projetos sejam entregues a contento.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.