Questões de Concurso Jogos e suas Características Pedagógicos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q892785 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A presença dos jogos e das brincadeiras nas instituições de Educação Infantil se justifica, principalmente, pela:

12 Q889598 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Algumas atividades corroboram para estimular o desenvolvimento motor da criança. Nesse sentido, quando se trabalha a competência voltada para a construção simbólica da noção corporal e espacial, é possível implementar que tipo de atividades?

13 Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que

14 Q953349 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - O termo “cognitivo” aparece ora especificamente ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente, ora se referindo a aprendizagens de conteúdos específicos.
II - A polêmica entre a concepção que entende que a educação deve principalmente promover a construção das estruturas cognitivas e aquela que enfatiza a construção de conhecimentos como meta da educação pouco contribui, porque o desenvolvimento das capacidades cognitivas do pensamento humano mantém uma relação estreita com o processo das aprendizagens específicas que as experiências educacionais podem proporcionar.

15 Q892127 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Mello (2022), os jogos pedagógicos são um tipo de metodologia ativa que tem por objetivo desenvolver a(s):

I. Criatividade.
II. Sociabilidade.
III. Inteligências múltiplas.


Quais estão corretas?

16 Q894125 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Considerando as disposições do RCNEI quanto aos jogos e brincadeiras na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

17 Q889594 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamificação foram descritos por meio das asserções seguintes, porém apenas uma alternativa foi elaborada corretamente, assinale-a:

18 Q898284 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor Licenciatura Pedagogia Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma professora do Ensino Fundamental decide incorporar jogos em suas aulas de Matemática para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos. No entanto, ela enfrenta resistência de alguns colegas, que acreditam que os jogos comprometem a seriedade do processo educativo. Com base nas reflexões teóricas majoritária sobre a utilização de jogos como estratégia pedagógica, assinale a alternativa correta:

19 Q951991 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitora de Creche, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

O monitor de creche desempenha um papel crucial na construção de um ambienteseguro e acolhedor para as crianças. Quando uma criança se recusa a participar de atividades em grupo, apresentando sinais de frustração e choro excessivos, a atitude CORRETA do monitor é:

20 Q898919 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para o próprio percurso de maturação da criança a psicomotricidade deve ser entendida como um processo que ajuda e acompanha. Assim, qual estratégia pode ser utilizada pelos educadores para estimular o desenvolvimento psicomotor nas crianças durante as atividades em sala de aula?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.