Questões de Concursos Jogos e suas Características Pedagógicos

Resolva questões de Jogos e suas Características Pedagógicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q889594 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamificação foram descritos por meio das asserções seguintes, porém apenas uma alternativa foi elaborada corretamente, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q900204 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A gamificação vem sendo utilizada em várias escolas brasileiras como uma forma de engajar os estudantes no processo de aprendizagem. Como a gamificação pode influenciar positivamente o desempenho dos alunos e o seu envolvimento com as atividades escolares?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q901499 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Maria, uma Agente Educacional, observa que Pedro, de 4 anos, tem dificuldade em se comunicar e realizar atividades que envolvem coordenação motora fina. Ela decide aplicar estratégias de intervenção precoce. Julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Intervenções precoces são recomendadas apenas para crianças com diagnóstico confirmado de transtornos do desenvolvimento.
(__)A intervenção precoce pode incluir atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento da criança.
(__)A detecção precoce e oportuna de sinais sugestivos de desenvolvimento atípico não costumam ser importantes para a intervenção precoce.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q898284 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma professora do Ensino Fundamental decide incorporar jogos em suas aulas de Matemática para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos. No entanto, ela enfrenta resistência de alguns colegas, que acreditam que os jogos comprometem a seriedade do processo educativo. Com base nas reflexões teóricas majoritária sobre a utilização de jogos como estratégia pedagógica, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q898421 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre um determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural”. (Wikipédia)
Aponte a alternativa abaixo que apresenta um tipo de jogo que NÃO é utilizado normalmente nas instituições de ensino do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q951991 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitora de Creche, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

O monitor de creche desempenha um papel crucial na construção de um ambienteseguro e acolhedor para as crianças. Quando uma criança se recusa a participar de atividades em grupo, apresentando sinais de frustração e choro excessivos, a atitude CORRETA do monitor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1010364 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à gamificação.

Uma das características da gamificação é o oferecimento de feedback contínuo, que, no entanto, gera uma pressão excessiva nos aprendizes, causando-lhes estresse e ansiedade e comprometendo a motivação e o aprendizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q954804 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma turma de crianças de cinco anos, o educador propôs uma brincadeira em que os alunos deveriam montar estruturas com blocos de diferentes tamanhos e cores. Cada criança foi incentivada a colaborar com os colegas para formar uma estrutura maior e depois a descrever sua construção, explicando o motivo de sua escolha. Nesse contexto, podemos afirmar que, essa atividade promove o desenvolvimento:

I. da memorização de padrões predefinidos de montagem, priorizando a reprodução de modelos.

II. motor, ao estimular a coordenação motora fina no manuseio dos blocos.

III. social e afetivo, trabalho em equipe e a valorização de diferentes ideias.

IV. de habilidades como resolução de problemas, a classificação e a organização de elementos.

V. de conceitos matemáticos avançados como a montagem e as abstrações geométricas.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q956357 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

As atividades lúdicas estimulam a criatividade, a socialização e a autonomia das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor. Nas instituições públicas de educação infantil, entre as crianças, a brincadeira de ______________ possibilita às crianças criarem cenários imaginários nos quais podem explorar diferentes papéis sociais e vivências do mundo real.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q893674 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em seus escritos, Benjamin faz importantes contribuições acerca de brinquedos e jogos. Assinale a opção que representa a essência do brincar, segundo a visão de Benjamin.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q899480 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre os jogos na Educação Infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O jogo corresponde a um impulso natural da criança e, neste sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.
( ) O jogo simbólico se desenvolve a partir dos esquemas sensório-motores que, à medida que são interiorizados, dão origem à imitação e, posteriormente, à representação.
( ) O jogo na criança, inicialmente egocêntrico e não espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações interindividuais são fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q890266 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao uso de jogos e brincadeiras na escola.

I Jogos e brincadeiras estimulam o raciocínio e a imaginação da criança, permitindo que ela explore diferentes comportamentos, situações, capacidades, emoções, limites e conhecimentos já existentes.

II Brincadeiras de roda com origens em tradições folclóricas contribuem para a ampliação do universo cultural da criança.

III Jogos e brincadeiras impossibilitam que a criança viva suas alegrias, conflitos e seus medos, e inviabiliza que ela resolva conflitos à sua maneira.


IV O uso de jogos e brincadeiras como atividades recreativas nas escolas aumenta a possibilidade de as crianças aprenderem com mais facilidade e tornarem essa aprendizagem efetiva.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q901542 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à Psicomotricidade na Educação Infantil, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem por meio de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
(__) O desenvolvimento psicomotor não contribui para o fortalecimento dos tônus, aquisição da noção de lateralidade, ritmo e postura.
(__) A psicomotricidade na Educação Infantil está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q899481 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a psicomotricidade infantil, analisar os itens.

I. Nos primeiros meses de vida da criança, o desenvolvimento psicomotor infantil é voltado para o controle da cabeça, do pescoço e do tronco, que são fundamentais para que ela possa explorar o ambiente.

II. Além do desenvolvimento motor, a psicomotricidade também envolve o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

III. Brincadeiras com bolas, jogos de encaixe, atividades de pintura e desenho e atividades que envolvam música e movimento são exemplos de atividades estimulantes para o desenvolvimento psicomotor infantil entre as crianças de 0 a 3 anos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q889537 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Os jogos são caracterizados por vários atributos que precisam ser compreendidos para que haja o pleno aproveitamento deles no contexto educacional, corroborando para o desenvolvimento da criança. Assim, um dos atributos dos jogos representa a ação voluntária da criança, ou seja, o importante é o processo em si de brincar. Como é denominado esse atributo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q987597 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro do contexto da compreensão do uso de jogos e brincadeiras com intencionalidade no processo educacional, assinale a alternativa que indica qual é o princípio pedagógico central da abordagem de Maria Montessori.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q900066 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Pedro, um menino de 6 anos, passa muito tempo jogando videogames. Seus pais estão preocupados com o impacto disso em seu desenvolvimento. Agora, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) Jogar videogames pode ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras finas.
(__) O tempo excessivo de tela pode prejudicar o desenvolvimento social de Pedro.
(__) Videogames trazem malefícios para o desenvolvimento cognitivo de Pedro.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1010363 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à gamificação.

A aplicação de jogos em contextos educativos e formativos contribui para o aumento do engajamento, da motivação e da participação ativa dos aprendizes, favorecendo a construção do conhecimento por meio de experiências mais interativas e significativas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.