Questões de Concursos Lógica de Argumentação

Resolva questões de Lógica de Argumentação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1032785 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Área Administração de Banco de Dados, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Todos os profissionais do setor bancário são naturais do continente asiático, porque todos os profissionais do setor bancário são excelentes dançarinos, todos os excelentes dançarinos são hábeis pescadores de bacalhau em águas profundas, todos os pescadores de bacalhau são poetas da escola barroca, e todos os poetas nasceram em um dos bairros de Pequim, na China.

Com base no argumento precedente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1032789 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Arquiteto, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Considere-se os seguintes argumentos:

Argumento (I): Se chover, então a rua fica molhada. (Premissa).
Se a rua estiver molhada, então é fácil escorregar. (Premissa).
Portanto, se chover, então é fácil escorregar. (Conclusão).
Argumento (II):
Se está chovendo, então as ruas estão molhadas. (Premissa).
As ruas estão molhadas. (Premissa).
Portanto, está chovendo. (Conclusão).

Ao testar a validade dos argumentos (I) e (II), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1026403 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Assessor Jurídico, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Analise a seguintes proposições lógicas e assinale corretamente a que representa uma bicondicional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1027726 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Assistente Social, Prefeitura de Barra de Santana PB, CPCON, 2024

Qual a contrapositiva da condicional “Se Carla é programadora desoftware, entãoé criativa e lógica”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1027501 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Assistente Jurídico, CORE MT, Quadrix, 2024

Três amigas – Amanda, Bruna e Carolina – têm cabelos de cores diferentes, as quais são castanho, loiro e ruivo, mas não necessariamente nessa ordem. Considerem‑se as seguintes afirmações:
• Amanda tem cabelo castanho; • Bruna não tem cabelo castanho; e • Carolina não tem cabelo ruivo.
Com base nessa situação hipotética e sabendo‑se que apenas uma dessas afirmações é verdadeira, assinale a alternativa que apresenta a cor do cabelo de Amanda, de Bruna e de Carolina, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1027511 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Analista de Desenvolvimento, CFO, Quadrix, 2025

Texto associado.
Gael tem um caminhão, uma escavadeira e um ônibus de brinquedo. Sabe‑se que:

• se o caminhão for vermelho, então a escavadeira será laranja.
• se a escavadeira for laranja, então o ônibus será azul.
• ou a escavadeira não é laranja, ou o ônibus não é azul.
• o caminhão é vermelho ou o ônibus é azul.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O caminhão é vermelho.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q1027263 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Abaixo são apresentadas uma premissa e uma conclusão, as quais podem possuir determinada correlação:

PREMISSA: Se o jovem acordar mais cedo... CONCLUSÃO: ... terá mais tempo antes de ir à escola.

Considerando ambas as afirmações acima, assinale a alternativa que melhor avalia a validade da argumentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q1027596 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Área 1 Administração e Planejamento, FUNPRESP EXE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Após a análise de dados de desempenho de funcionários de certa empresa, uma equipe de gestão chegou às seguintes conclusões:

• todos os funcionários que participam do programa de treinamento contínuo (T) alcançam metas de produtividade (P);

• alguns funcionários que atingem metas de produtividade (P) também participam de projetos de inovação (I);

• há funcionários que participam de projetos de inovação (I) mas não fazem parte do programa de treinamento contínuo (T).

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, julgue o seguinte item, relativos às relações entre os conjuntos T, P e I.


O diagrama lógico que representa a relação entre T, P e I pode não mostrar interseções entre todos os três conjuntos.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q1035807 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Administração, TCE PE, FGV, 2025

Considere a forma dos raciocínios a seguir.
I. Nenhum número primo é divisível por 2, exceto o próprio 2. O número 5 é primo. Logo, o número 5 não é divisível por 2.
II. Se uma empresa reduz custos, então aumenta o lucro. Esta empresa aumentou o lucro. Portanto, ela reduziu custos.
III. Noto que nenhum gato que observei até hoje era roxo. Logo, não deve existir nenhum gato roxo.

É raciocínio do tipo indutivo o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1027135 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Assistente de Aluno, IF AP, FUNDATEC, 2024

Mariana, irmã gêmea de Joaquim, é filha de Aurora e Pedro. Aurora é dentista e Pedro é professor. Mariana e Joaquim estudam na mesma escola e cursam o mesmo ano letivo. Aurora gosta de andar de bicicleta com seu marido e filhos no final de semana. Pedro joga futebol com Luiz, seu amigo de infância. Diante destas informações, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1026472 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, TI, Câmara de Campinas SP, VUNESP, 2024

A respeito de as pessoas serem naturais de uma determinada cidade, seguem algumas afirmações, com a respectiva valoração lógica:

I. Antônio é ou Bernadete é. VERDADE. II. Camila é e Francisco é. FALSIDADE. III. Geraldo é e Heloísa é. FALSIDADE. IV. Antônio é ou Dora é. FALSIDADE. V. Geraldo é e Elói é. VERDADE. VI. Francisco é ou Heloísa é. VERDADE.

A partir dessas afirmações, é logicamente correto concluir que, dentre essas pessoas, o total daquelas que são naturais dessa cidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1028560 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, ASEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Considere os seguintes argumentos lógicos:
I. Todas as esmeraldas são pedras verdes. Esta pedra é verde. Logo, esta pedra é uma esmeralda.
II. Sempre que chove, minha mãe faz bolinho de chuva. Está chovendo. Logo, minha mãe fará bolinho de chuva.

A respeito dos argumentos apresentados, é correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q1026790 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Pessoa Contadora, CRP PR, Quadrix, 2024

O professor Geraldo resolveu testar os conhecimentos dos seus alunos de raciocínio lógico e escreveu três frases no quadro:

• A música toca a alma!
• Se o cantor usa bandana ou o guitarrista usa cartola, então chove em novembro.
• Todo fã de rock gosta de Beatles.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A negação da afirmação “Todo fã de rock gosta de Beatles” é “Algum fã de rock não gosta de Beatles”.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q1027316 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Disciplina Arte, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando o argumento “Todos os professores da rede de ensino público de Sergipe moram em Itabaiana, pois os professores da rede de ensino público de Sergipe são considerados heróis; todas as pessoas que visitam países da Europa moram em Itabaiana; e aqueles considerados heróis sempre visitam países da Europa.”, julgue o item seguinte.

É válido o argumento em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q1027140 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Administrador, IF AP, FUNDATEC, 2024

Se Pedro anda de bicicleta, então Luiz foi ao parque. Se Luiz foi ao parque, então Jean é prefeito. Se Jean é prefeito, então Cláudio não é vereador. Se Cláudio não é vereador, então Madalena é professora. Se Madalena é professora, então Renato é contador. Considerando que Renato não é contador pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1026885 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Guarda Municipal, Prefeitura de Moreno PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.

Analogias e inferências são métodos equivalentes em lógica de argumentação, onde ambas podem ser usadas para deduzir conclusões válidas a partir de interpretações dadas. Analogias estabelecem relações diretas e concretas entre diferentes situações ou objetos, enquanto inferências dependem de metas lógicas e estruturas argumentativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q1026141 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Médico Cardiologista, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Podemos definir como _____________ de duas proposições p e q, a proposição cujo valor lógico é a verdade (V) quando ao menos uma das proposições p e q é verdadeira e a falsidade (F) quando as proposições p e q são ambas falsas. A definição acima refere-se, na lógica matemática, a definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1026398 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Técnico de Informática, Câmara de Abreu e Lima PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.


Na lógica proposicional, a implicação (→) entre duas proposições p e q é uma operação cujo valor-verdade é falso apenas quando a proposição antecedente p é verdadeira e a proposição consequente q é falsa. Em outras palavras, a implicação p→q é falsa somente se p é verdadeira e q é falsa. Isso reflete a interpretação lógica de uma relação condicional entre duas proposições.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q1026153 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Contador Público, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Ana, Bartolomeu, Clésio, Diego e Edmundo são amigos e aproveitaram uma corrida promovida por uma ação beneficente para criar uma competição particular entre eles. Em relação aos tempos distintos de conclusão da corrida dos cinco amigos, sabe-se que:

• Clésio terminou a corrida imediatamente após Bartolomeu;

• O tempo de corrida de Ana é um dos três piores tempos obtidos;

• Diego foi a primeira ou última pessoa a terminar a corrida;

• Edmundo fez o terceiro melhor tempo na corrida.

Considerando essas informações, qual dos amigos fez o quarto melhor tempo na corrida?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q1027438 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Edital n 3, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Uma empresa de pesquisa, "DataQuest", está analisando dados de vendas de produtos em diferentes filiais. Para otimizar as estratégias de estoque, a equipe precisa identificar padrões de comportamento de compra usando lógica dedutiva e quantitativa. Durante a análise, os seguintes dados foram observados:
Quando o estoque de um produto é inferior a 50 unidades em uma filial, há uma chance de 80% de o produto esgotar dentro de uma semana.
Quando o estoque é superior a 100 unidades, a probabilidade de esgotamento dentro de uma semana cai para 20%.
Um relatório mostra que uma filial possui 45 unidades de um produto de alta demanda.
Com base na lógica dedutiva e nos dados quantitativos fornecidos, assinale a conclusão correta sobre o estoque do produto na filial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.