Questões de Concursos Legislação da Educação

Resolva questões de Legislação da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1161Q1085492 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativoà educação a distância (EaD).

As universidades são autônomas na oferta de cursos de graduação e, por essa razão, não necessitam de autorização específica para ofertar esses cursos na modalidade a distância.


  1. ✂️
  2. ✂️

1162Q1089337 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem o papel das Artes no currículo escolar, após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um dos docentes argumenta que a BNCC retirou a obrigatoriedade das Artes como componente curricular.

Diante desse cenário, assinale a alternativa correta quanto ao lugar das Artes na legislação vigente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1163Q909119 | Pedagogia, Legislação da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Uma escola pretende realizar uma campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem e do consumo consciente. Sabe-se que os alunos do 4º ano foram convidados a criar cartazes informativos para divulgar a campanha na escola e na comunidade local e devem usar informações sobre os benefícios da reciclagem e dicas para reduzir o desperdício em seus cartazes. Nessa situação, os alunos precisarão mobilizar conhecimentos sobre a sustentabilidade, como a importância da reciclagem e a redução do impacto ambiental. Eles também deverão desenvolver habilidades de linguagem, como a capacidade de sintetizar informações, criar mensagens claras e persuasivas, bem como utilizar a linguagem escrita de forma eficaz. Esta atividade, direcionada ao 4º ano do ensino fundamental, de acordo com a BNCC, está alinhada em Prática de Linguagem à habilidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1164Q1034305 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

As opções abaixo exibem os processos formativos compreendidos como educação, de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1165Q1025354 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, julgue o item.

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange apenas a habilitação profissional técnica, relacionada ao curso técnico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1166Q987477 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

As tendências contemporâneas na alfabetização destacam a importância de habilidades preditoras para o sucesso no processo de leitura e escrita. Identifique a alternativa que melhor representa uma tendência relevante nesse contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1167Q1081948 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define claramente o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado. Considerando esta definição, analise as afirmativas a seguir.

I.Alunos com deficiência, que são aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
II.Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, que incluem aqueles no espectro do autismo.
III.Alunos com altas habilidades ou superdotação, que demonstram potencial elevado em áreas como a intelectual, acadêmica, de liderança, psicomotora e artística.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q1074046 | Pedagogia, Legislação da Educação, Matemática, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Conforme o Art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), assinale aalternativa que não representa um princípio legal do ensino no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1169Q1074047 | Pedagogia, Legislação da Educação, Matemática, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), assinale a alternativa que apresenta apenas cursos pertencentes à educação superior:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1170Q1020811 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

A Educação a Distância (EaD) no Brasil está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e foi regulamentada por legislação própria que determina que ela se organize segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares. Acerca da EaD, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1171Q953489 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Para a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a educação constitui um direito da pessoa com deficiência, de modo a ter assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. Considerando o direito à educação disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, analise as proposições:

I - O projeto pedagógico deve institucionalizar o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência, garantindo o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, de modo a promover a conquista e o exercício de sua autonomia.

II - O aprimoramento dos sistemas educacionais precisa garantir as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, através da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

III - A adoção somente de medidas individualizadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência faz-se necessária, uma vez que pode favorecer o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.

A partir das proposições, é CORRETO concluir o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1172Q1045405 | Pedagogia, Legislação da Educação, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, podemos afirmar que são objetivos do Atendimento Educacional Especializado -AEE:

I- Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.

II- Garantir a não transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

III- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

IV- Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino a todos os alunos com ou sem deficiência.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q1082276 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Alunos, IF PE, FUNCERN, 2025

A gestão democrática é garantida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 no Art. 206 e ratificada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996)
Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: [...] VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. Considerando o que estabelece o diploma legal, é possível concluir que a busca de democracia na esfera da educação pública requer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1174Q1034916 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q1017809 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta de acordo com as disposições da LBI relativas ao direito à educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q1083601 | Pedagogia, Legislação da Educação, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue o item a seguir.
Formação profissional inicial e continuada, condições de trabalho, salário e carreira são requisitos fundamentais a serem supridos pelos sistemas de ensino, segundo as diretrizes do PNE relativas à valorização do magistério da educação básica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1177Q1073106 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A Constituição de 1988 define a educação como um dos direitos fundamentais da cidadania, estabelecendo seus princípios e responsabilidades. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q1025762 | Pedagogia, Legislação da Educação, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

À luz das disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue o item.

O acesso à Educação Básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1179Q1025252 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes à educação técnica em gastronomia, que tem sido um propulsor profissional no Brasil.

A educação profissional técnica de nível médio de forma integrada ao ensino médio permite que o estudante busque a habilitação profissional técnica de ensino médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1180Q1025764 | Pedagogia, Legislação da Educação, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

À luz das disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue o item.

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.