Questões de Concursos Legislação da Educação

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1181Q1025765 | Pedagogia, Legislação da Educação, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

À luz das disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue o item.

Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

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1182Q1083161 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A escola tem uma função social e seu objetivo, no ensino fundamental, é a formação básica do cidadão, mediante:
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1183Q1016364 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a Constituição Federal de 1988 e legislações, políticas e programas destinados a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar aos centros de referência especializados em assistência social (CREAS) casos de maus-tratos, de reiteração de faltas injustificadas, de evasão escolar e de elevados níveis de repetência que envolvam seus alunos.

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1184Q1085503 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.

A avaliação formativa é processual, contínua, cumulativa, abrangente e interdisciplinar, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

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1185Q1089601 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza a Educação Física em Unidades Temáticas que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cada Unidade Temática possui Objetos de Conhecimento (conteúdos mais específicos) e Habilidades associadas. A BNCC visa garantir o acesso dos alunos à diversidade da cultura corporal de movimento. Analise as afirmativas a seguir:

I.As seis Unidades Temáticas da Educação Física na BNCC são: Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.

II.A BNCC propõe uma progressão das habilidades ao longo dos anos, indicando o que se espera que o aluno aprenda em cada fase, articulando as dimensões do saber fazer (experimentar, fruir), saber sobre (compreender, analisar) e saber ser/conviver (refletir, agir).

III.A BNCC estabelece que a Unidade Temática Esportes deve ser o foco principal do componente curricular, ocupando pelo menos 70% do tempo de aula, devido à sua importância social.

Está correto o que se afirma em:

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1186Q1029451 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com as orientações para a implantação de salas de recursos multifuncionais (SRMs), esses espaços podem ser de dois tipos, contendo equipamentos e materiais pedagógicos específicos.

A esse respeito, assinale a opção que indica equipamentos pedagógicos adicionais encontrados apenas em uma SRM do tipo II.
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1187Q1034319 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Sobre a etapa do ensino fundamental no contexto da Educação Básica, é correto afirmar que.
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1188Q1089364 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Física, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Em turma com estudantes com e sem deficiência, a escola revisa as rubricas de avaliação da Educação Física. Qual conjunto de procedimentos está alinhado à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) - Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 e à avaliação formativa inclusiva?
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1189Q1089433 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), etapa da Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento para bebês (0 a 1 ano e 6 meses) ligado ao campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos”.
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1190Q1082013 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise os itens abaixo conforme a Lei nº 9.394/1996 – LDB, e assinale a alternativa correta:

I – A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.

II – A pré-escola, de acordo com a LDB, é voltada para crianças de 6 (seis) a 8 (oito) anos de idade.

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1191Q1089439 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O ensino religioso no Brasil, previsto na Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tem suscitado debates acerca de sua natureza, objetivos e metodologias. Considerando a referida Lei e as discussões pedagógicas em torno da disciplina, assinale a alternativa correta.
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1192Q1089447 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

As leis da educação no Brasil estabelecem a estrutura e os princípios do sistema educacional, garantindo o direito à educação, assegurando a qualidade do ensino e regulamentando desde a educação infantil até o ensino superior. Relacione os documentos legais (Coluna A) às suas respectivas contribuições para a Educação Infantil (Coluna B):

Coluna A

(1)Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

(2)Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

(3)Base Nacional Comum Curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

(4)Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI).

Coluna B

(A)Define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, orientando o currículo e as práticas pedagógicas.

(B)Garante a proteção integral da criança e o direito à educação como prioridade absoluta.

(C)Estabelece as normas gerais da educação nacional, incluindo a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.

(D)Apresenta orientações e princípios para subsidiar o trabalho docente na Educação Infantil.

Assinale a alternativa com a associação correta:

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1193Q1089450 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei nº 13.005/14) estabelece diretrizes e metas para a educação brasileira com vigência de dez anos. No contexto da Educação Infantil, o Plano Nacional de Educação (PNE) propõe metas específicas relacionadas à ampliação do acesso e à garantia da qualidade dessa etapa de ensino. Considerando esse documento, assinale a alternativa que expressa corretamente uma das metas voltadas à Educação Infantil:
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1194Q1031601 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O conceito de deficiência vigente foi proposto pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (2006) e incorporado à legislação brasileira com a Lei Brasileira de Inclusão, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015).

Neste contexto, sobre a condição de deficiência, assinale a afirmativa correta.
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1195Q1017796 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Constitui princípio da educação especial:

I garantir a observância do direito de cada estudante e ampliar o tempo de cada um em sala de aula;
II criar estratégias pedagógicas diferenciadas para desenvolver atitudes, conhecimentos e habilidades dos estudantes, a fim de nivelar os alunos no mesmo nível de aprendizagem;
III assegurar o desenvolvimento dos estudantes para o exercício da cidadania, bem como da participação social, política e econômica, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

Assinale a opção correta.
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1196Q1017801 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007, asseguram que as crianças com deficiência
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1197Q1083599 | Pedagogia, Legislação da Educação, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue o item a seguir.
Mediante a Lei n.º 10.172/2001, foi aprovado o PNE para o decênio de 2001-2010, o que facultou aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a elaboração de planos decenais correspondentes.
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1198Q1089487 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/14) estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira no decênio 2014-2024. Qual das alternativas apresenta uma meta do PNE diretamente relacionada à valorização dos profissionais da educação?
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1199Q1083600 | Pedagogia, Legislação da Educação, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item que se segue.
A garantia de fornecimento de educação básica obrigatória e gratuita aos indivíduos entre quatro e dezessete anos de idade é dever do Estado, consistindo em crime de responsabilidade a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório.
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1200Q1083603 | Pedagogia, Legislação da Educação, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item que se segue.
Dados os compromissos governamentais assumidos na Declaração Mundial sobre Educação para Todos, o PNE foi disposto na LDB, estritamente como uma resposta a essa declaração.
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