Início

Questões de Concursos Legislação da Educação

Resolva questões de Legislação da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1063389 | Pedagogia, Legislação da Educação, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Os conceitos de “currículo” e “Base nacional Comum Curricular (BNCC)” são recorrentes na legislação e nos debates sobre a educação brasileira.

A respeito dos dois conceitos citados, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A BNCC define um referencial ideal para os conteúdos a serem ministrados em cada região do Brasil, apresentando habilidades e competências que os estudantes deveriam adquirir, mas sua implementação é flexível em função da diversidade étnica e socioeconômica da realidade brasileira.

( ) Os currículos são documentos que adaptam as diretrizes da BNCC de acordo com a realidade e o contexto de cada instituição de ensino, ao passo que a BNCC estabelece o que os alunos precisam aprender em diferentes etapas da Educação Básica.

( ) A BNCC orienta o trabalho das escolas, indicando metodologias, abordagens pedagógicas e projetos educacionais para implementar as diretrizes de cada fase educacional, levando em consideração as necessidades específicas de cada comunidade escolar.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1045761 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Especialista em Deficiência Intelectual, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

A partir da Declaração de Salamanca, podemos afirmar que o paradigma atual da Educação Especial é o da Inclusão. E, para que a inclusão da pessoa com deficiência ocorra, é fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q895032 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, “A Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.

Conforme a proposta de educação inclusiva no contexto brasileiro atual, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q902722 | Pedagogia, Legislação da Educação, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Considerando seu público-alvo, são atividades específicas do professor de Atendimento Educacional Especializado, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q882256 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual é o impacto das diferentes produções culturais na educação de crianças e adolescentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q896715 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço fundamental para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), descreve corretamente a caracterização desse espaço:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q903685 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A aprovação do ECA – Lei nº 8.069/1990 representou uma grande conquista para os movimentos sociais que lutaram pelos direitos da infância e adolescência brasileira. A sociedade organizou-se para garantir na Lei medidas de proteção aos direitos da população infantojuvenil. O ECA buscou no artigo 227 da Constituição Brasileira as bases para a sua elaboração, ou seja, esse artigo é a fonte primária que dá origem ao Estatuto. O ECA constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, como também orienta todo o sistema educacional. É um instrumento que garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social. A escola, além de instruir e educar, deve assumir, junto com a sua comunidade, a função de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, no que se refere ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Visando a pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como o preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, torna-se necessário assegurar-lhes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q1030488 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

A partir da Lei n. 9.475/97, o Ensino Religioso passou a ser considerado um componente curricular responsável por assegurar o conhecimento e o respeito à diversidade religiosa. As Ciências da Religião são a área de conhecimento que passou a respaldar esses conteúdos.

Com base na normativa citada, é correto afirmar que o Ensino Religioso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q898175 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais” (Brasil, 2008).


Dentro desse contexto, destaque a alternativa que descreve uma das garantias a que se propõe a referida política.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q952324 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Na creche, os produtos de limpeza ficavam expostos e um bebê ingeriu acidentalmente um produto químico. Nesse caso, qual das medidas abaixo seria incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q891144 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a sala de recursos multifuncionais, analise as seguintes assertivas:

I. É dever da escola oferecer a sala de recursos multifuncionais ou promover parcerias ou convênios com instituições que possibilitem esse atendimento aos seus estudantes.

II. O atendimento aos estudantes na sala de recursos multifuncionais deve ocorrer exclusivamente de forma individual.

III. O Projeto Político-Pedagógico da escola deve prever a articulação e a interface entre os professores da sala de recursos multifuncionais e os demais professores das classes comuns de ensino regular.

Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q904805 | Pedagogia, Legislação da Educação, Geografia, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia incentiva nova forma de ler o mundo. As principais mudanças na aprendizagem do componente são o foco no pensamento espacial e no raciocínio geográfico como ferramentas para uso da cidadania.
(Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/78/bncc-de-geografia-incentiva-nova-forma-de-ler-o-mundo. Acesso em 28 jul 2024, com adaptações.)

No que se refere às informações do texto e aos temas relacionados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q902725 | Pedagogia, Legislação da Educação, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O texto a seguir tipifica comportamentos de pessoas com deficiência que são público-alvo do AEE:


A natureza do comprometimento da interação social desses indivíduos varia dependendo do seu nível de desenvolvimento, como por exemplo, em bebês, pode-se perceber a ausência e a indiferença à afeição ou ao contado físico, falta de contato visual direto, de respostas faciais e/ou ao sorriso social, bem como a uma ausência de resposta à voz dos pais. As crianças pequenas usam o adulto para exercerem intercâmbios, podendo agarrar-se a uma pessoa específica ou usar as mãos dos pais para alcançar as coisas que desejam sem nunca fazer contato visual, como se o importante fosse a mão, e não a pessoa. A linguagem é precária e não se parece com a de outras crianças da mesma idade e, mesmo com a ausência da linguagem, não se tem o acompanhamento de tentativa de comunicação gestual ou mímica, pois para esses sujeitos não há jogo de faz de conta, e também não há jogo de imitação social. Quando a linguagem existe, percebe-se que são ditas palavras simples, e há uma repetição como um eco daquilo que o interlocutor acaba de dizer. Às vezes, não há presença de artigo e nem conjunções. Além disso, estes sujeitos não costumam se reconhecer pelo seu nome, e até podem utilizar a palavra “você” para se identificar. A sua compreensão da linguagem também é limitada a frases simples.

(COHEN, 2010.)


Tais informações dizem respeito ao transtorno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q894026 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Em relação aos alunos público-alvo da educação especial, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q900442 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial em Interpretação de Libras, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O Decreto n° 5.626 de 22/12/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, estabelece diretrizes importantes para a inclusão escolar de surdos. Sobre o que determina o capítulo VI, julgue os itens abaixo:


I. As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de escolas e classes de educação bilíngüe, abertas a alunos surdos, com intérpretes de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.


II. As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de escolas bilíngües ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade lingüística dos alunos surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa.


III. São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.


IV. As instituições federais de ensino, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação.


Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q905095 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

“A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural (BNCC, 2018).” Quanto aos campos de experiência na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. No campo o eu, o outro e o nós, a criança vivencia a coletividade a partir de suas primeiras experiências sociais – a família, a escola, o local em que mora. Nesse campo, a criança reconhece a si mesma e forma sua identidade, bem como reconhece o outro, suas diferenças que se fazem presentes na sociedade.
II. Desde muito cedo a criança se interessa pela cultura escrita por meio de histórias, conhecimentos que as famílias e escola passam cotidianamente. A literatura exerce uma função de encantamento e de estímulo à criatividade e à imaginação. A partir daí ela inicia sua produção no mundo da escrita por meio de garatujas e rabiscos. Esse campo é o da escuta, fala, pensamento e imaginação.
III. A corporeidade da criança também é muito importante na educação infantil. No campo corpo, gestos e movimentos, a criança vai experimentando por meio da música, imitação, gestos e brincadeiras a consciência de seu corpo, bem como do que lhe é seguro. A escola deve promover atividades nas quais a criança explore essas ações, construindo, também, a interação com o outro e com os espaços.
IV. O desenvolvimento do senso estético e crítico da criança deve ser estimulado pela escola por meio da dança; das artes visuais; do teatro e suas diversas linguagens, tanto por meio de conhecimento das já existentes quanto de sua própria produção e criação, despertando a sensibilidade e a criatividade nas manifestações artísticas e culturais. Isso compõem o campo traços, sons, cores e formas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q1045193 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Com base na LDB, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q909849 | Pedagogia, Legislação da Educação, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica, orientada pelos dispostos na Base Nacional Comum Curricular e na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi regulamentada pelo Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018.
De acordo com o Decreto nº 9.432/2018, integram essa Política de Avaliação e Exames da Educação Básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q1051959 | Pedagogia, Legislação da Educação, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Em determinado bairro estava acontecendo uma série de acidentes de trânsito, que prejudicavam, direta ou indiretamente, os seus habitantes. Os acontecimentos estimularam alunos e professores da escola local a realizar uma campanha de conscientização e de prevenção que ultrapassasse os muros da escola.

Essa descrição exemplifica um modo de desenvolver integração entre escola e comunidade, preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases no 9.394/96. Na perspectiva dessa Lei, para que uma campanha como essa seja bem sucedida, uma estratégia a ser adotada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q902723 | Pedagogia, Legislação da Educação, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A formação, inicial e continuada, que propicia o desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes com transtorno do espectro autista deve subsidiar os profissionais da educação objetivando a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.