Questões de Concursos Legislação da Educação

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261Q902723 | Pedagogia, Legislação da Educação, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A formação, inicial e continuada, que propicia o desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes com transtorno do espectro autista deve subsidiar os profissionais da educação objetivando a
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262Q902725 | Pedagogia, Legislação da Educação, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O texto a seguir tipifica comportamentos de pessoas com deficiência que são público-alvo do AEE:


A natureza do comprometimento da interação social desses indivíduos varia dependendo do seu nível de desenvolvimento, como por exemplo, em bebês, pode-se perceber a ausência e a indiferença à afeição ou ao contado físico, falta de contato visual direto, de respostas faciais e/ou ao sorriso social, bem como a uma ausência de resposta à voz dos pais. As crianças pequenas usam o adulto para exercerem intercâmbios, podendo agarrar-se a uma pessoa específica ou usar as mãos dos pais para alcançar as coisas que desejam sem nunca fazer contato visual, como se o importante fosse a mão, e não a pessoa. A linguagem é precária e não se parece com a de outras crianças da mesma idade e, mesmo com a ausência da linguagem, não se tem o acompanhamento de tentativa de comunicação gestual ou mímica, pois para esses sujeitos não há jogo de faz de conta, e também não há jogo de imitação social. Quando a linguagem existe, percebe-se que são ditas palavras simples, e há uma repetição como um eco daquilo que o interlocutor acaba de dizer. Às vezes, não há presença de artigo e nem conjunções. Além disso, estes sujeitos não costumam se reconhecer pelo seu nome, e até podem utilizar a palavra “você” para se identificar. A sua compreensão da linguagem também é limitada a frases simples.

(COHEN, 2010.)


Tais informações dizem respeito ao transtorno

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263Q881090 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador de Alunos Especiais, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A Constituição Federal de 1988, assim como a Lei de Diretrizes e Bases no 9.394/1996, destaca a importância e urgência de efetivar a Inclusão Educacional como elemento formador de nacionalidade, assim, houve e há uma luta pelos direitos das pessoas com deficiências. A Constituição de 1988 garante que é dever do estado e da família: “as crianças com deficiência não precisariam e não deveriam estar fora do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino regular, frequentando classe e ensino especiais”. E ainda determina que “deve ser garantido a todos o acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, de acordo com a capacidade de cada um”. De acordo com o texto supracitado, assinale a alternativa correta.
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264Q890070 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, mas que lhe deem as condições necessárias para levá-la adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre a escola e sistema de ensino.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. edição. Papirus, 2002. p. 12.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os princípios norteadores do projeto político-pedagógico com a organização do trabalho da escola como um todo.

COLUNA I

1. Igualdade de condições de acesso e permanência 2. Gestão democrática da escola 3. Valorização do magistério

COLUNA II

(   ) Princípio constitucional que deve contemplar as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
(   ) Tal princípio indica que deve haver mais que a expansão quantitativa de oferta, ampliação de atendimento e simultaneamente manutenção da qualidade.
(   ) A qualidade da educação ministrada na escola relaciona-se diretamente com este princípio, assim como com as condições de trabalho (recursos didáticos, recursos físicos e materiais, dedicação integral à escola, redução do número de alunos na sala de aula), remuneração, elementos esses indispensáveis à profissionalização do magistério.

Assinale a sequência correta.
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265Q1025763 | Pedagogia, Legislação da Educação, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

À luz das disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue o item.

É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos dois anos de idade.

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266Q901396 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Uma professora participou da implementação de uma creche municipal no interior da cidade, nela foi ressaltado diversos aspectos da educação infantil a serem observados. Considerando a LDB nº 9394/1996, esta etapa da educação básica possui as seguintes características, EXCETO:
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267Q904497 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Base Nacional Comum Curricular propõe que o Ensino Religioso no Brasil atinja objetivos específicos, podemos destacar o de:
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268Q979273 | Pedagogia, Legislação da Educação, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O componente curricular História, tal como foi concebido na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como um de seus principais objetivos [...] estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar em que vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas.

(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o ao 9o ano/Secretaria de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/educacao/ publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_6o_ao_9o_ano.pdf)

O excerto refere-se a um dos objetivos da BNCC, cuja aplicação no processo de ensino e aprendizado consiste em desenvolver nos estudantes
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269Q1046353 | Pedagogia, Legislação da Educação, Matemática, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025

Com base na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta sobre a organização e os princípios do sistema educacional brasileiro:
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270Q955235 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei nº 13.146/2015), marque a alternativa correta:
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271Q1042026 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação ao Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Junto com o ensino médio, completa as modalidades do nível básico.
( ) É obrigatório e tem a duração de 9 anos, iniciando-se aos 6 anos de idade.
( ) Comporta a matrícula obrigatória na disciplina de ensino religioso, assegurado o respeito à diversidade.

As afirmativas são, respectivamente,
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272Q868746 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

A Educação Infantil é voltada para a faixa de zero a cinco anos de idade, entretanto, ela só é obrigatória, no Brasil, para crianças a partir de:

Assinale a alternativa CORRETA:
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273Q886926 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade consideram os eixos interações e a brincadeira como pilares que proporcionam as crianças:

I - Explorarem o mundo ao seu redor, experimentando papéis sociais, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e emocionais.
II - Desenvolverem habilidades de comunicação, expressão verbal em detrimento das motoras e cognitivas pois a brincadeira serve apenas para entretenimento.
III - Estabelecerem vínculos com adultos e outras crianças, desenvolvendo o senso de pertencimento e conexão com sua comunidade.
IV - Aprenderem sobre a diversidade, respeito mútuo e aceitação da diferença, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
V - Compreenderem as atividades mais acadêmicas e formais, sem preocupação com a natureza exploratória da aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
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274Q894369 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A Lei 4.324, de 2015, estabeleceu o Plano Municipal de Educação (PME) de Palhoça.
São diretrizes do PME:
1. erradicação da evasão escolar. 2. valorização dos profissionais da educação. 3. promoção do princípio da gestão democrática da educação pública. 4. promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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275Q988636 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o público da Educação Especial constitui-se em Estudantes com deficiência, Estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Estudantes com altas habilidades/superdotação. Assinale a alternativa que corresponda de acordo com a proposta a compreensão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
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276Q891241 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

A BNCC da Educação Infantil, ao tratar do currículo e da rotina, afirma que a flexibilidade e o respeito às singularidades e aos ritmos das crianças são fundamentais (p. 48).


Diante disso, é CORRETO afirmar que
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277Q1045121 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Matemática, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Qual das seguintes alternativas NÃO apresenta uma das competências gerais definidas pela BNCC?
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278Q905094 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Art. 4º, definem a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
(BRASIL, 2009.)

De acordo com a concepção de criança definida na BNCC, assinale a afirmativa correta.
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279Q1074060 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicólogo Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O decreto nº 7.611/2011 dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. De acordo com este decreto, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.Art. 1º O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes:

I. Garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades.
II. Aprendizado ao longo de toda a vida.
III. Não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência.
IV. Garantia de ensino fundamental gratuito e compulsório, asseguradas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais.
V. Oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação.

Marque a alternativa correta:
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280Q893580 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), atualizada, estabelece os fundamentos da educação nacional, incluindo a organização, os níveis e modalidades de ensino. A lei também determina diretrizes para a formação de educadores, aspecto crucial para a melhoria da qualidade educacional. Um dos pontos menos discutidos, porém fundamentais, é a formação continuada dos professores, que deve ser incentivada pelas instituições de ensino e sistemas educacionais. Considerando a LDB 9394/96 atualizada, qual das seguintes alternativas melhor explica a responsabilidade das instituições de ensino superior no processo de formação continuada de docentes, conforme estabelecido pela legislação?
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