Questões de Concursos Legislação da Educação

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61Q57810 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:
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62Q29067 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Betim MG

No tocante à autorização para viajar, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que
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63Q838425 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um conjunto de 27 fundos (26 estaduais e 1 do Distrito Federal) que serve como estrutura de redistribuição dos recursos destinados à Educação Básica. Trata-se de um fundo financeiro para valorizar os professores e manter funcionando todas as etapas da Educação Básica - desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em vigor desde 2007, o FUNDEB tornou-se o principal mecanismo de distribuição dos recursos para a manutenção de escolas e valorização de professores. Válido até 2020, o FUNDEB poderá se tornar permanente através de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). No seu artigo 15, o Poder Executivo Federal publicará, até 31 de dezembro de cada exercício/ano, a estimativa de valores para alguns pontos que devem ser apoiados para a educação. Logo, dentre os pontos apresentados abaixo, qual resposta encontra-se INCORRETA sobre a estimativa de valores apresentados pelo FUNDEB?
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64Q60690 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Legislação da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Responda a questão considerando a Lei n° 8.069 de 13/07/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. direito de ser respeitado por seus educadores, podendo solicitar a substituição destes quando conveniente.
III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
IV. direito de organização e participação em entidades estudantis.
V. acesso à escola pública e gratuita de sua escolha, em qualquer região da cidade.

Estão corretos os itens:
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65Q28858 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que completa INCORRETAMENTE o texto.

É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam quatro anos. A escola deve ofertar uma proposta curricular de educação, tendo como eixos norteadores as interações, brincadeiras e experiências que
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66Q834168 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 7/2010, sobre as tecnologias, analisar a sentença abaixo:
As tecnologias da informação e comunicação constituem uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e pelos livros, todos podendo apoiar e enriquecer as aprendizagens (1ª parte). As tecnologias devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais, mas não como tecnologia assistiva (2ª parte). O conhecimento científico e as novas tecnologias constituem-se, cada vez menos, condição para que a pessoa saiba se posicionar frente a processos e inovações que a afetam (3ª parte).
A sentença está:
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67Q831772 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre o ensino de ciências de acordo com a BNCC, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental. Todavia, percebe-se uma ampliação da capacidade de abstração e da autonomia de ação e de pensamento, em especial nos últimos anos, e aumento do interesse dos alunos pela vida social e busca de uma identidade própria. II. Os estudantes desse período conseguem explorar aspectos mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente; ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações; e, cada vez mais, atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação. III. É importante motivar os estudantes desse período com desafios cada vez mais abrangentes, o que permite que os questionamentos apresentados a eles, assim como os que eles próprios formulam, sejam mais complexos e contextualizados. IV. À medida que se aproxima a conclusão do Ensino Fundamental, os alunos são capazes de estabelecer relações ainda mais profundas entre a ciência, a natureza, a tecnologia e a sociedade, o que significa lançar mão do conhecimento científico e tecnológico para compreender os fenômenos e conhecer o mundo, o ambiente, a dinâmica da natureza. V. É fundamental que os estudantes desse período tenham condições de ser protagonistas na escolha de posicionamentos que valorizem as experiências pessoais e coletivas, e representem o autocuidado com seu corpo e o respeito com o do outro, na perspectiva do cuidado integral à saúde física, mental, sexual e reprodutiva.
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68Q833347 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, fundamentado:
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69Q835082 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Arenápolis MT Professor Educação Básica, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

De acordo com a Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. No direito à educação, deve ser assegurado o acesso à escola pública e gratuita, próxima à residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da Educação Básica.

II. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino e o direito de ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

III. Cabe, obrigatoriamente, à União estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Tendo em vista o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer da criança e do adolescente.

Assinale a afirmativa correta:

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70Q839209 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
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71Q832531 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

Analise o contexto a seguir: Garantir o suprimento de material específico de Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação, vocalizadores e outros) que atendam à necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar; adaptar material pedagógico (jogos e livros de histórias) com simbologia gráfica e construir pranchas de comunicação temáticas, para cada atividade; habilitar os alunos para o uso de softwares específicos de Comunicação Aumentativa e Alternativa, utilizando o computador como ferramenta de voz, a fim de lhes proporcionar expressão comunicativa; realizar atividades para desenvolver os processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros. O contexto acima refere –se a:
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72Q832139 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um________________. Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda.
Após analise, marque a alternativa que completa a lacuna no texto CORRETAMENTE:
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73Q838407 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Irati SC Professor de Ensino Fundamental, GS Assessoria e Concursos, 2021

Responda a questão de acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases Nacionais.

De acordo com o Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Assinale a alternativa correta.

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74Q832068 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

O ECA no seu Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende:
Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo:
(__)primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. (__)precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. (__)preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. (__)destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
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75Q833696 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 12, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, exceto:
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76Q832781 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 4º, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, exceto:
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77Q834289 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Arenápolis MT Professor Educação Básica, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

Quem aprova e homologa, respectivamente, a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum?
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78Q832575 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Sobre a legislação que abrange questões relativas à Educação Especial no Brasil, assinale a alternativa correta:
I. A Lei 12.764 de 2012 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo aos autistas os mesmos direitos das pessoas com deficiência. II. O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei 13.146, sancionado pela Presidenta Dilma Roussef em 2015 e criou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. III. Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi reconhecida como meio de comunicação e expressão por um manifesto, entretanto, ainda carece de legislação.
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79Q836606 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Catanduvas PR Professor, FAUEL, 2021

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9394/96) em seu art. 37, a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. Um dos exames a que se refere este artigo realizar-se-ão é:
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80Q832448 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Matemática, PS Concursos, 2021

A LDB – Lei 9.394/96 no artigo 3º aponta os princípios nos quais o ensino será ministrado. Marque a alternativa que NÂO é princípio da Educação Nacional:
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