Questões de Concursos Legislação da Educação

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921Q906675 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas, compete à seguinte unidade temática e ano:
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922Q989876 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante do desafio da inclusão na alfabetização, assinale a alternativa que indica qual estratégia pedagógica é mais alinhada com uma abordagem inclusiva e respeitosa da diversidade:
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923Q906677 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Artística/Arte, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

De acordo com a BNCC de Arte, do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental, uma das competências específicas é:
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924Q1046456 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio – SEDUC (2020), a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, em especial a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser _______________ de modo_______________a _______________, etapas e modalidades de ensino.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, os itens do excerto.
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925Q1046462 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir:

“Uma professora de uma escola municipal de Queimados, na Baixada Fluminense, foi afastada após responsáveis de alunos denunciarem declarações racistas postadas em uma rede social. A Secretaria de Educação abriu um procedimento disciplinar para averiguar a denúncia. [...]
Segundo as denúncias, foram postadas nas redes sociais de Michele frases como ‘a penalidade para quem comete racismo contra brancos deveria ser morar na África’; e ‘acho que vou passar carvão na pele para trabalhar em Queimados. Não vai adiantar. Só se eu fosse corrupta’.”

(G1 Rio, 04.09.2024. Adaptado)

Considerando o que expõe o parágrafo único do artigo 6° da Resolução CNE/CP no 1/2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, se houver comprovação de racismo na conduta da professora, o caso deve ser tratado como
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926Q952257 | Pedagogia, Legislação da Educação, Monitor Socioeducativo, Prefeitura de Sério RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Lei nº 12.288/2010 – Estatutoda Igualdade Racial, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Os remanescentes das comunidades dos ____________se beneficiarão de todas as iniciativas previstas nesta e em outras leis para a promoção da igualdade étnica.
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927Q1073860 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

De acordo com o Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Assinale a alternativa que não completa o artigo abaixo.

Art. 1º O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes:
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928Q1046468 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No caso de educandos com graves comprometimentos motores, que necessitam de cuidados na alimentação, na locomoção e no uso de aparelhos ou equipamentos médicos,
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929Q1046724 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ciências Habilitado e Não Habilitado, Prefeitura de Cordilheira Alta SC, FUNDATEC, 2023

Segundo o Art. 206 da Constituição Federal de 1988, são princípios em que o ensino será ministrado no Brasil, EXCETO:
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930Q1017797 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, teve como um dos seus marcos históricos
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931Q894406 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com os documentos oficiais, publicados pelo Ministério da Educação e Secretarias Municipais de Educação, são habilidades compreendidas no processo de alfabetização:

1. Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação). 2. Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script). 3. Conhecer o alfabeto. 4. Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita. 5. Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

ssinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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932Q1045706 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, fica estabelecido que a avaliação do aluno, no Ensino Fundamental, NÃO deve assumir o seguinte caráter:
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933Q1055182 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Diante do exposto, é correto afirmar que são considerados alunos com deficiência àqueles que têm:
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934Q1045968 | Pedagogia, Legislação da Educação, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Uma professora foi questionada pela família de um de seus alunos sobre a razão de determinadas datas comemorativas estarem previstas no calendário letivo. A fim de oferecer uma resposta qualificada, a professora consultou a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e informou-se da seguinte determinação, no parágrafo 2o do art. 215: “A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas .”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
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935Q1045713 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Nós, os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, representando 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia aqui em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, reafirmamos o nosso compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e reendossamos a Estrutura de Ação em Educação Especial, em que, pelo espírito de cujas provisões e recomendações governo e organizações sejam guiados” (Nações Unidas, 1994). Sobre o tema, analise a sentença abaixo:

O princípio que orienta esta Estrutura é o de que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras (1ª parte). Aquelas deveriam incluir crianças deficientes e superdotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados. Tais condições geram uma variedade de diferentes desafios aos sistemas escolares (2ª parte). No contexto desta Estrutura, o termo “necessidades educacionais especiais” refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Muitas crianças experimentam dificuldades de aprendizagem e, portanto, possuem necessidades educacionais especiais em algum ponto durante a sua escolarização (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
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936Q1045969 | Pedagogia, Legislação da Educação, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o inciso XI do art. 4o da Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o que se considera como “requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos”?
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937Q882134 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica influenciam a prática pedagógica na educação infantil?
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938Q1063383 | Pedagogia, Legislação da Educação, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Com o objetivo de corrigir deficiências na educação brasileira, o Plano Nacional de Educação estabelece 18 metas para a política educacional durante o período de 2014 a 2024.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente uma dessas metas em relação às estratégias para a formação, a carreira e a remuneração dos profissionais da educação.
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939Q901597 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Ensino Religioso, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) A Lei nº 4024/61 estabeleceu o ensino religioso como disciplina facultativa dos horários normais das escolas públicas.


(__) A Lei nº 9394/96 foi alterada pela Lei nº 9475/97, que definiu o ensino religioso como parte integrante da formação básica do cidadão.


(__) O ensino religioso confessional nas escolas públicas é proibido pela legislação brasileira atual.


Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:

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940Q1063402 | Pedagogia, Legislação da Educação, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

De acordo com a Lei nº 10.793/2003, a educação física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, porém sua prática é facultativa nos casos de estudantes que
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