Início

Questões de Concursos Lei 8112 90

Resolva questões de Lei 8112 90 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q403190 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

Nos termos da Lei nº 8.112/90, o servidor público responde civil, penal e administrativamete pelo exercício irregular de suas atribuições. Assim, é correto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q398585 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista Judiciário, TRF 4a, ESAF

Quanto às penalidades passíveis de serem aplicadas ao servidor público civil da União, analise:

I. A demissão ou a destituição de cargo em comissão implica a indisponibilidade dos bens e em ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível.

II. A destituição de cargo em comissão ou a demissão incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de cinco anos.

III. Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão.

Essas conseqüências resultam, respectivamente, das seguintes condutas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q397886 | Direito Administrativo, Lei 8112 90

Assinale a alternativa CORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q399173 | Direito Administrativo, Lei 8112 90

Julgue os itens abaixo, a respeito da responsabilidade dos servidores públicos, disposta na Lei Complementar Estadual 122/94:

I) A responsabilidade administrativa decorre de ato ou omissão constitutivo de infração disciplinar e é afastada quando pelo mesmo fato, o servidor for absolvido por sentença criminal, passada em julgado, que haja negado a existência do fato ou sua autoria.

II) São penalidades disciplinares a destituição de cargo em comissão e a cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

III) A advertência é aplicada verbalmente ou por escrito, no caso de inobservância de dever funcional ou violação de proibição constante em lei.

IV) Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão pode ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de remuneração, ficando o servidor afastado do serviço.

Estão certos os seguintes itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q391792 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Para responder às questões de números 25 a 27, considere o Regime da Lei n° 8.112/90.

Como regra geral, o servidor público, que pretenda ocupar cargo de provimento efetivo, após empossado, deve entrar em exercício no prazo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q396410 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na Lei n.º 8.112/1990 e suas atualizações, julgue os itens subsequentes.

A investidura em cargo público ocorre com a nomeação pela autoridade competente.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q392587 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

Considere as vantagens que seguem:

I. A concedida ao servidor que realizar despesa com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força de atribuições próprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento.

II. A que corresponde a 1/12 (um doze ávos) da remuneração a que o servidor fizer jus ao mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano, denominada 13o salário.

III. As concedidas aos servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida.

São denominadas respectivamente de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q397455 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE Prova 1, SEFAZ SP, FCC

O servidor do Estado da Paraíba ocupante de cargo de confiança, que não seja titular de cargo efetivo, NÃO tem direito a licença

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q393141 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca do regime disciplinar e dos direitos e vantagens previstos na Lei n.º 8.112/1990.

É dever do servidor público representar contra o abuso de poder, devendo a referida representação ser encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

350Q398677 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Auxiliar Administrativo, TJ PR, TJ PR

O servidor público sujeita-se às responsabilidades civil, penal e administrativa decorrentes do exercício de suas funções. Em relação à responsabilidade do servidor público, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q392825 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Técnico da Receita Federal TRF Prova 1, RFB, ESAF

Assinale a hipótese de demissão que não implica, necessariamente, na indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q401817 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

Dentre outros requisitos básicos para a investidura em cargo público, estão a idade mínima de 18 (dezoito) anos e a aptidão física e mental. A investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q399796 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Técnico Judiciário, TRF 5a, FCC

Em matéria de direitos do servidor público federal, analise:

I. O servidor em débito com o erário que tiver sua disponiblidade cassada terá um prazo legal para quitar esse débito.

II. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda e custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede dentro de um prazo legal.

Nesses casos, os prazos acima referidos, serão, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q400820 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

No que concerne à Lei n.º 8.112/1990, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética. Maria e João, servidores públicos federais, são casados e residem no DF. João foi deslocado, no interesse da administração, no âmbito do mesmo quadro, com mudança de sede. Nessa situação, Maria pode pedir remoção, para acompanhar João, independentemente do interesse da administração.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q398812 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Agente Controlador de Arrecadação, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos ao direito administrativo brasileiro e à Constituição da República.

As regras para o concurso público para provimento de cargos de fiscal de tributos estaduais, de agente controlador de arrecadação e de técnico de finanças constituem atos administrativos vinculados.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q404712 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Técnico Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Para ter direito à aposentadoria voluntária, um servidor público titular de cargo efetivo

poderá, para fins de apuração do tempo mínimo de efetivo exercício no serviço público, computar tempo prestado em outro ente federativo, diferente do que está vinculado à época em que irá requerer a sua aposentadoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q404835 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Considerando um servidor público concursado, titular de cargo efetivo do DF, que tomou posse há exatos dois anos, julgue os itens a seguir.

O servidor em questão tem assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

358Q403612 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Técnico Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Ainda à luz da Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Servidor concursado em certame realizado em 2003 tomou posse no mesmo ano em autarquia federal com lotação na cidade de Florianópolis – SC. Por determinação do presidente da autarquia, o servidor foi transferido, por interesse do serviço, para Brasília.

Nessa situação, o servidor terá direito a ajuda de custo, correndo às expensas da autarquia as despesas de transporte, que compreendem passagem, bagagem e bens pessoais.

  1. ✂️
  2. ✂️

359Q403116 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista Judiciário, TRT 14a, TRADE CENSUS

SegundoaLei8112,oscargospúblicossão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q395964 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista Judiciário, TRF 2a, FEC

Os servidores nomeados por concurso público serão estáveis após:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.