Início Questões de Concursos Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB Resolva questões de Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q810374 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECDe acordo com a LDB (Lei nº 9394/96), são Disposições Gerais da Educação Básica: I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. II. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. III. A educação física e a educação artística, integradas à proposta pedagógica da escola, são componentes curriculares obrigatórios no ensino fundamental e facultativos no ensino médio. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q808501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCTendo em vista a legislação em vigor, o calendário escolar no ensino fundamental deve ser organizado considerando ✂️ a) as peculiaridades regionais e locais, inclusive as climáticas e econômicas, podendo-se reduzir o número de horas letivas previsto na LDB, desde que devidamente justificado. ✂️ b) o mínimo de 120 dias letivos e de 400 horas semestrais de efetivo trabalho escolar. ✂️ c) o máximo de 200 dias letivos e de 800 horas de efetivo trabalho escolar distribuídas em dois semestres e incluindo o tempo reservado aos exames finais. ✂️ d) o mínimo de 800 horas distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. ✂️ e) o máximo de 800 horas distribuídas em 120 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q817021 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFCConsiderando a LDB (9394/96), analise as afirmações abaixo. I. Prevê-se um núcleo comum para o currículo do Ensino Fundamental e Médio e uma parte diversificada em função de características locais. II. Prevê-se gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares. III. Prevê-se a formação dos especialistas da educação em Curso Superior de Pedagogia ou em Programas de Pós- Graduação. Está correto o que se afirma em ✂️ a) todas ✂️ b) somente I e II ✂️ c) somente I e III ✂️ d) somente II e III ✂️ e) somente III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q820138 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPEA concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A avaliação que compreende o conjunto de atuações dos alunos em face da intervenção pedagógica dos professores consiste em uma interpretação quantitativa dos conhecimentos dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q810291 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em síntese, o conhecimento da arte envolve I. a experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte. II. a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas em comum entre as pessoas, gerando um padrão. III. a experiência de refletir sobre a arte como objeto de conhecimento, no qual importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos. É correto o que está contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q823330 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLANDe acordo com o Art. 27 da LDB nº 9.394/1996, os conteúdos curriculares da educação básica observarão, dentre outras, as seguintes diretrizes, EXCETO: ✂️ a) Orientação para o trabalho. ✂️ b) Estágio remunerado para os alunos do ensino médio. ✂️ c) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais. ✂️ d) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q242197 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROA Resolução CNE/CEB nº 1, de 5/7/00, ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, determina que ✂️ a) as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio estendem-se, respectivamente, para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. ✂️ b) a idade mínima para a inscrição e realização de exames supletivos de conclusão do Ensino Médio é a de dezoito anos completos, respeitado o direito dos menores emancipados para os atos da vida civil. ✂️ c) os cursos de Educação de Jovens e Adultos de nível médio deverão ser voltados especificamente para alunos de faixa etária superior à própria para a conclusão deste nível de ensino, ou seja, dezoito anos completos. ✂️ d) quando da autorização de cursos de Educação de Jovens e Adultos, as instituições ofertantes apresentem aos órgãos responsáveis dos sistemas, para efeito de análise e avaliação, o regimento escolar e a proposta pedagógica. ✂️ e) nos exames supletivos para efeito de certificado de conclusão do Ensino Médio, autorizados pelos respectivos sistemas de ensino, a Língua Estrangeira é componente de oferta obrigatória e de prestação facultativa pelo aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q819547 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRODe acordo com a LDB, os Estados deverão ✂️ a) se incumbir de manter a educação pré-escolar. ✂️ b) se incumbir de manter o ensino fundamental. ✂️ c) se incumbir juntamente com os municípios, em colaboração, na oferta do ensino fundamental. ✂️ d) assegurar o ensino médio. ✂️ e) oferecer, com prioridade em conjunto com o município, o ensino médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q821901 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente Social, CEFET RJ, CESGRANRIOA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 1996, dispõe que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo sua garantia dever da ✂️ a) escola e do Estado ✂️ b) escola e da família ✂️ c) escola e da sociedade ✂️ d) família e do Estado ✂️ e) sociedade e do Estado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q810768 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino. O ensino médio visa a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, sendo obrigação do poder público financiar sua oferta, inclusive em estabelecimentos privados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q817165 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei nº 9394/96) a Educação Básica é formada: ✂️ a) pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. ✂️ b) pela educação infantil e ensino fundamental apenas. ✂️ c) pelo ensino fundamental e ensino médio apenas ✂️ d) pela educação infantil apenas ✂️ e) pelo ensino fundamental apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q813413 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com a LDB, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: ✂️ a) participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo. ✂️ b) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ c) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e nos conselhos de classe ou séries. ✂️ d) participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ e) participação dos profissionais da educação em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo e de pais e alunos nas Associações de Pais e Mestres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q807501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Instituto de Assistência Social e Cidadania Recife PE, UPE UPENET IAUPEDe acordo com a atual LDB (Lei 9394/96), dentre os princípios que tornam mais eficiente e legítima a gestão democrática do ensino público na educação básica, destaca-se a ✂️ a) disponibilização de dados em fóruns pedagógicos. ✂️ b) articulação do plano estratégico da escola com as políticas do sistema. ✂️ c) construção do projeto pedagógico voltado para setores produtivos ✂️ d) participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares. ✂️ e) centralização da gestão pedagógica e administrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q813329 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPDe acordo com o art. 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes, dentre outras, I. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; III. orientação para o trabalho; IV. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. Está correto o contido em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I, II e III, apenas. ✂️ c) II, III e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III, e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q821371 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPEA respeito da organização da educação nacional, de acordo com a LDB e alterações posteriores, julgue os itens subsecutivos. Os sistemas de ensino dos estados e do DF contemplam somente as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo poder público dos estados e pelo poder público do DF e municípios. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q814132 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIAEm se tratando dos profissionais da educação, a LDB coloca uma série de requisitos para a valorização dos profissionais que atuam nessa área. Alguns desses requisitos referem-se ✂️ a) à excepcionalidade para contratação temporária provisória através de indicação e seleção diferenciada. ✂️ b) à consideração prioritária para a experiência profissional em qualquer nível ou modalidade de ensino. ✂️ c) ao estabelecimento de cotas para docentes provenientes de segmentos sociais integrantes de minorias étnicas. ✂️ d) ao ingresso exclusivo por concurso público, aperfeiçoamento contínuo, piso salarial e progressão baseada em titulação e avaliação do desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q812341 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Desenhista Projetista, UFCGNa atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), educação infantil, ensino fundamental e ensino médio constituem: ✂️ a) Graus de ensino. ✂️ b) Fases da educação escolar. ✂️ c) Níveis de ensino. ✂️ d) Etapas da educação básica. ✂️ e) Modalidades de educação formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q812450 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente em Ciência, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CESPE CEBRASPECom relação ao sistema educacional brasileiro, julgue os itens a seguir, com base na legislação de regência. O calendário escolar da educação básica deverá adequar-se às condições e particularidades locais, inclusive em decorrência das condições climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, desde que não haja redução do número de horas letivas previsto em lei. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q818293 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo a LDB, o ensino será ministrado com base, entre outros, nos princípios de: I- Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. II- Igualdade de condições para acesso e permanência na escola. III- Valorização da experiência extra-escolar. IV- Respeito à liberdade e apreço à tolerância. V- Gestão democrática do ensino público. Assinale a alternativa: ✂️ a) se todas as afirmativas estiverem corretas. ✂️ b) se apenas as afirmativas I, II, III e V estiverem corretas. ✂️ c) se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. ✂️ e) se apenas a afirmativa IV estiver correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q807932 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Oficial Policial Militar, SANEAGO GO, IBEGSegundo a Lei N.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação é dever da família e do Estado, sendo inspirada em princípios de liberdade e em ideais de solidariedade humana. Sobre esse tema, analise as alternativas abaixo: I - O ensino será ministrado com base em uma série de princípios, entre eles: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; consideração com a diversidade étnico-racial. II – A valorização do profissional da educação escolar não é um dos princípios que embasam o ensino, embora seja um assunto muito discutido na atualidade. III – Os Municípios incumbir-se-ão de autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. IV – A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. V - A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e, educação superior. Estão corretas as alternativas: ✂️ a) I , lI e III. ✂️ b) I, lll e IV. ✂️ c) I, IV e V. ✂️ d) II, lV e V. ✂️ e) I, ll, Ill e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q810374 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECDe acordo com a LDB (Lei nº 9394/96), são Disposições Gerais da Educação Básica: I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. II. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. III. A educação física e a educação artística, integradas à proposta pedagógica da escola, são componentes curriculares obrigatórios no ensino fundamental e facultativos no ensino médio. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q808501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCTendo em vista a legislação em vigor, o calendário escolar no ensino fundamental deve ser organizado considerando ✂️ a) as peculiaridades regionais e locais, inclusive as climáticas e econômicas, podendo-se reduzir o número de horas letivas previsto na LDB, desde que devidamente justificado. ✂️ b) o mínimo de 120 dias letivos e de 400 horas semestrais de efetivo trabalho escolar. ✂️ c) o máximo de 200 dias letivos e de 800 horas de efetivo trabalho escolar distribuídas em dois semestres e incluindo o tempo reservado aos exames finais. ✂️ d) o mínimo de 800 horas distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. ✂️ e) o máximo de 800 horas distribuídas em 120 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q817021 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFCConsiderando a LDB (9394/96), analise as afirmações abaixo. I. Prevê-se um núcleo comum para o currículo do Ensino Fundamental e Médio e uma parte diversificada em função de características locais. II. Prevê-se gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares. III. Prevê-se a formação dos especialistas da educação em Curso Superior de Pedagogia ou em Programas de Pós- Graduação. Está correto o que se afirma em ✂️ a) todas ✂️ b) somente I e II ✂️ c) somente I e III ✂️ d) somente II e III ✂️ e) somente III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q820138 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPEA concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A avaliação que compreende o conjunto de atuações dos alunos em face da intervenção pedagógica dos professores consiste em uma interpretação quantitativa dos conhecimentos dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q810291 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em síntese, o conhecimento da arte envolve I. a experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte. II. a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas em comum entre as pessoas, gerando um padrão. III. a experiência de refletir sobre a arte como objeto de conhecimento, no qual importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos. É correto o que está contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q823330 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLANDe acordo com o Art. 27 da LDB nº 9.394/1996, os conteúdos curriculares da educação básica observarão, dentre outras, as seguintes diretrizes, EXCETO: ✂️ a) Orientação para o trabalho. ✂️ b) Estágio remunerado para os alunos do ensino médio. ✂️ c) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais. ✂️ d) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q242197 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROA Resolução CNE/CEB nº 1, de 5/7/00, ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, determina que ✂️ a) as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio estendem-se, respectivamente, para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. ✂️ b) a idade mínima para a inscrição e realização de exames supletivos de conclusão do Ensino Médio é a de dezoito anos completos, respeitado o direito dos menores emancipados para os atos da vida civil. ✂️ c) os cursos de Educação de Jovens e Adultos de nível médio deverão ser voltados especificamente para alunos de faixa etária superior à própria para a conclusão deste nível de ensino, ou seja, dezoito anos completos. ✂️ d) quando da autorização de cursos de Educação de Jovens e Adultos, as instituições ofertantes apresentem aos órgãos responsáveis dos sistemas, para efeito de análise e avaliação, o regimento escolar e a proposta pedagógica. ✂️ e) nos exames supletivos para efeito de certificado de conclusão do Ensino Médio, autorizados pelos respectivos sistemas de ensino, a Língua Estrangeira é componente de oferta obrigatória e de prestação facultativa pelo aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q819547 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, CETRODe acordo com a LDB, os Estados deverão ✂️ a) se incumbir de manter a educação pré-escolar. ✂️ b) se incumbir de manter o ensino fundamental. ✂️ c) se incumbir juntamente com os municípios, em colaboração, na oferta do ensino fundamental. ✂️ d) assegurar o ensino médio. ✂️ e) oferecer, com prioridade em conjunto com o município, o ensino médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q821901 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente Social, CEFET RJ, CESGRANRIOA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 1996, dispõe que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo sua garantia dever da ✂️ a) escola e do Estado ✂️ b) escola e da família ✂️ c) escola e da sociedade ✂️ d) família e do Estado ✂️ e) sociedade e do Estado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q810768 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino. O ensino médio visa a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, sendo obrigação do poder público financiar sua oferta, inclusive em estabelecimentos privados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q817165 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei nº 9394/96) a Educação Básica é formada: ✂️ a) pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. ✂️ b) pela educação infantil e ensino fundamental apenas. ✂️ c) pelo ensino fundamental e ensino médio apenas ✂️ d) pela educação infantil apenas ✂️ e) pelo ensino fundamental apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q813413 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com a LDB, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: ✂️ a) participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo. ✂️ b) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ c) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e nos conselhos de classe ou séries. ✂️ d) participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ e) participação dos profissionais da educação em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo e de pais e alunos nas Associações de Pais e Mestres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q807501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Instituto de Assistência Social e Cidadania Recife PE, UPE UPENET IAUPEDe acordo com a atual LDB (Lei 9394/96), dentre os princípios que tornam mais eficiente e legítima a gestão democrática do ensino público na educação básica, destaca-se a ✂️ a) disponibilização de dados em fóruns pedagógicos. ✂️ b) articulação do plano estratégico da escola com as políticas do sistema. ✂️ c) construção do projeto pedagógico voltado para setores produtivos ✂️ d) participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares. ✂️ e) centralização da gestão pedagógica e administrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q813329 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESPDe acordo com o art. 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes, dentre outras, I. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; III. orientação para o trabalho; IV. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. Está correto o contido em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I, II e III, apenas. ✂️ c) II, III e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III, e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q821371 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPEA respeito da organização da educação nacional, de acordo com a LDB e alterações posteriores, julgue os itens subsecutivos. Os sistemas de ensino dos estados e do DF contemplam somente as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo poder público dos estados e pelo poder público do DF e municípios. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q814132 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIAEm se tratando dos profissionais da educação, a LDB coloca uma série de requisitos para a valorização dos profissionais que atuam nessa área. Alguns desses requisitos referem-se ✂️ a) à excepcionalidade para contratação temporária provisória através de indicação e seleção diferenciada. ✂️ b) à consideração prioritária para a experiência profissional em qualquer nível ou modalidade de ensino. ✂️ c) ao estabelecimento de cotas para docentes provenientes de segmentos sociais integrantes de minorias étnicas. ✂️ d) ao ingresso exclusivo por concurso público, aperfeiçoamento contínuo, piso salarial e progressão baseada em titulação e avaliação do desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q812341 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Desenhista Projetista, UFCGNa atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), educação infantil, ensino fundamental e ensino médio constituem: ✂️ a) Graus de ensino. ✂️ b) Fases da educação escolar. ✂️ c) Níveis de ensino. ✂️ d) Etapas da educação básica. ✂️ e) Modalidades de educação formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q812450 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente em Ciência, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CESPE CEBRASPECom relação ao sistema educacional brasileiro, julgue os itens a seguir, com base na legislação de regência. O calendário escolar da educação básica deverá adequar-se às condições e particularidades locais, inclusive em decorrência das condições climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, desde que não haja redução do número de horas letivas previsto em lei. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q818293 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo a LDB, o ensino será ministrado com base, entre outros, nos princípios de: I- Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. II- Igualdade de condições para acesso e permanência na escola. III- Valorização da experiência extra-escolar. IV- Respeito à liberdade e apreço à tolerância. V- Gestão democrática do ensino público. Assinale a alternativa: ✂️ a) se todas as afirmativas estiverem corretas. ✂️ b) se apenas as afirmativas I, II, III e V estiverem corretas. ✂️ c) se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. ✂️ e) se apenas a afirmativa IV estiver correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q807932 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Oficial Policial Militar, SANEAGO GO, IBEGSegundo a Lei N.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação é dever da família e do Estado, sendo inspirada em princípios de liberdade e em ideais de solidariedade humana. Sobre esse tema, analise as alternativas abaixo: I - O ensino será ministrado com base em uma série de princípios, entre eles: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; consideração com a diversidade étnico-racial. II – A valorização do profissional da educação escolar não é um dos princípios que embasam o ensino, embora seja um assunto muito discutido na atualidade. III – Os Municípios incumbir-se-ão de autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. IV – A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. V - A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e, educação superior. Estão corretas as alternativas: ✂️ a) I , lI e III. ✂️ b) I, lll e IV. ✂️ c) I, IV e V. ✂️ d) II, lV e V. ✂️ e) I, ll, Ill e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro