Início Questões de Concursos Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB Resolva questões de Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q811208 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCSegundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte ✂️ a) diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. ✂️ b) obrigatória, desenvolvida pelo estudo da língua portuguesa e da matemática. ✂️ c) específica, oferecida pelo conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política da população brasileira. ✂️ d) transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades sócio-culturais das comunidades. ✂️ e) facultativa, assegurada pelo ensino religioso, visando a formação espiritual do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q807932 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Oficial Policial Militar, SANEAGO GO, IBEGSegundo a Lei N.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação é dever da família e do Estado, sendo inspirada em princípios de liberdade e em ideais de solidariedade humana. Sobre esse tema, analise as alternativas abaixo: I - O ensino será ministrado com base em uma série de princípios, entre eles: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; consideração com a diversidade étnico-racial. II – A valorização do profissional da educação escolar não é um dos princípios que embasam o ensino, embora seja um assunto muito discutido na atualidade. III – Os Municípios incumbir-se-ão de autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. IV – A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. V - A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e, educação superior. Estão corretas as alternativas: ✂️ a) I , lI e III. ✂️ b) I, lll e IV. ✂️ c) I, IV e V. ✂️ d) II, lV e V. ✂️ e) I, ll, Ill e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q818861 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar Educativo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUVZabala (1998) aborda os conteúdos em três categorias atitudinais, conceituais e procedimentais. Faça a correspondência dos pressupostos metodológicos e assinale a alternativa correta. a. Conteúdos conceituais. b. Conteúdos procedimentais. c. Conteúdos atitudinais. I. Referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, ideias e representações que permitam organizar as realidades. II. Referem-se à formação de normas e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade. III. Referem-se a fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtêm e os processos que colocam em ação para atingir as metas a que se propõem. ✂️ a) aI, bIII, cII; ✂️ b) aIII, bII, cI; ✂️ c) aIII, bI, cII; ✂️ d) aII, bI, cIII; ✂️ e) aI, bII, cIII. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q813293 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEEm relação às incumbências atribuídas aos entes federados, às instâncias e aos segmentos institucionais, segundo a LDB, assinale a opção correta. ✂️ a) Cabe aos estados centralizar o poder decisório relacionado às formas de colaboração — referentes à oferta do ensino fundamental em seus âmbitos —, a fim de garantir equidade na distribuição de responsabilidades entre os municípios. ✂️ b) Cabe aos municípios organizar e manter seus sistemas de ensino, sendo-lhes vedada a opção de compor com os estados um sistema único de educação básica. ✂️ c) Cabe aos estabelecimentos de ensino a articulação com as famílias e a comunidade, com vistas a promover a integração entre escola e sociedade. ✂️ d) É facultado aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica da escola. ✂️ e) Cabe à União, de forma unilateral, tomar as decisões referentes às competências e diretrizes norteadoras dos currículos da educação básica nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q815852 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom referência às incumbências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e à organização de seus respectivos sistemas de ensino, disciplinados pela LDB, assinale a opção correta. ✂️ a) Cabe aos estados assumirem o transporte escolar dos alunos das redes estadual e municipal. ✂️ b) É permitida a atuação dos municípios em outros níveis de ensino que não sejam os seus prioritários, sempre que houver, comprovadamente, demanda da sociedade. ✂️ c) As instituições de educação superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, fazem parte dos sistemas municipais de ensino. ✂️ d) Compõem os sistemas municipais de ensino as instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal. ✂️ e) Cabe à União estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q818697 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) deslocou o foco do ensino para a aprendizagem. Ou seja, o trabalho desenvolvido pela escola passou a ser pautado a partir do que os alunos devem aprender e não mais nos métodos de ensino. O fator que motivou essa nova opção conceitual e metodológica foi ✂️ a) o baixo grau de formação dos professores em exercício. ✂️ b) a dificuldade de coordenar e avaliar os processos de ensino. ✂️ c) a maior facilidade em trabalhar com o desenvolvimento de aprendizagens do que com os processos de ensino. ✂️ d) a heterogeneidade do grupo de professores que atua no País. ✂️ e) a necessidade de incorporar no currículo a heterogeneidade presente na sociedade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q812691 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber: ✂️ a) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino. ✂️ b) Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade. ✂️ c) Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos. ✂️ d) A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior. ✂️ e) O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q818940 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADConforme seção V (arts. 37 e 38) da Lei 9394/96, a estrutura e funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade: ✂️ a) mantém os cursos e exames supletivos de ensino fundamental e médio. ✂️ b) deve ser oferecida para adolescentes em classes ou turmas de aceleração. ✂️ c) é a última etapa da educação básica e tem como finalidad a profissionalização. ✂️ d) em sua estrutura comporta em três níveis: básico, técnico e o tecnológico ✂️ e) constitui-se como um direito e é o primeiro nível da educação escolar no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q808448 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPEA educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos. A LDB prevê a participação de pais, alunos e professores na elaboração do planejamento educacional em seus diversos níveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q807119 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEGSegundo Oliveira (1992), de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96, a função educativa da creche exige ✂️ a) planejamento de um currículo de atividades, de acordo com o grau de desenvolvimento da criança. ✂️ b) adaptação curricular, organização estrutural do espaço físico e tempo disponível com a criança. ✂️ c) clientela homogênea e idade diferente, com objetivos e condições de funcionamento iguais. ✂️ d) permanência das crianças em período integral para promoção do seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q808458 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Disciplina Escolar, Prefeitura de Santana AP, NCEO pai de Maria foi transferido para Santana e não providenciou a documentação que garantiria a transferência da sua filha. Ao tentar matriculá-la numa escola municipal, o responsável recebeu a seguinte informação: ✂️ a) a escola não podia matriculá-la por desconhecer seu aproveitamento; ✂️ b) seria preciso apresentar a documentação para realizar a matrícula; ✂️ c) a escola, após a realização de uma avaliação, iria matriculá-la; ✂️ d) o caso seria submetido à Secretaria de Educação do município de origem; ✂️ e) uma escola particular do município poderia realizar a matrícula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q818410 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo a LDB, os estabelecimentos de ensino terão, entre outras, a incumbência de : I- Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; II- Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processo de integração da sociedade com a escola; III- Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos; IV- Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento; V- Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei. ✂️ a) as afirmativas II, III e V são falsas ✂️ b) apenas as afirmativas I,II, IV e V são verdadeiras ✂️ c) todas as afirmativas são verdadeiras. ✂️ d) apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras ✂️ e) todas as afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q813412 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar Educativo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUVClassifique as afirmações como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F): I. Para desenvolver sua prática os educadores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão. II. Todos os Temas Transversais trazem um conjunto de conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Educação Física. Porém, sua avaliação deve ser feita de forma diferenciada. III. A colocação das regras de funcionamento e das normas de conduta, de forma clara e explícita, é necessária ao convívio social na escola. Por outro lado, o esclarecimento de sua função é essencial para que os alunos percebam o significado de segui-las e não as tomem como questão de mera obediência aos adultos. ✂️ a) Todas são verdadeiras; ✂️ b) Todas são falsas; ✂️ c) Apenas I é verdadeira; ✂️ d) Apenas I e III são verdadeiras; ✂️ e) Apenas III é falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q810370 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Supervisor de Escola, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia EssencialConforme o Art. 68 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, serão recursos públicos destinados à educação os originários de: I - receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; II - receita de transferências inconstitucionais; III - receita de incentivos fiscais. Quais as informações acima estão corretas? ✂️ a) apenas I ✂️ b) apenas II ✂️ c) apenas I e III ✂️ d) apenas II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q819204 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Educador Social, Prefeitura de Palmeira SC, CEC ConcursoAssinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir: A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida __________, na convivência humana, no __________, nas instituições de __________ e pesquisa, nos movimentos __________ e organização da sociedade civil e nas manifestações culturais (Art, 1.º. LDB 9394/96). ✂️ a) individual, trabalho, filantropia, pessoais; ✂️ b) pessoal, mercado de trabalho, estágio, individuais; ✂️ c) familiar, trabalho, ensino, sociais; ✂️ d) pessoal, trabalho, estágio, sociais; ✂️ e) familiar, mercado de trabalho, estágio, individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 96Q808578 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino. A educação especial é uma modalidade educacional que requer dos sistemas de ensino recursos educativos e organização específicos. Essa modalidade educacional visa atender exclusivamente os alunos do ensino fundamental com necessidades especiais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 97Q811793 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Social, CEHAP PB, CESPE CEBRASPEDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ✂️ a) o dever dos pais de matricular filhos menores no ensino fundamental dá-se a partir dos sete anos de idade. ✂️ b) as secretarias municipais de educação devem elaborar os projetos pedagógicos a serem executados pelas escolas do respectivo sistema de ensino. ✂️ c) os municípios com mais de 20 mil habitantes não podem optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica. ✂️ d) assegurar o ensino fundamental e oferecer com prioridade o ensino médio é um dos deveres dos estados na organização da educação nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 98Q810010 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO ensino de biologia é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A respeito da LDB/1996 e da Resolução CNE/1998, a esse respeito, assinale a opção correta ✂️ a) A LDB estabelece a relação entre escola e sociedade, suas interfaces e tipos de interação. Nesse sentido, a Resolução CNE regulamenta a LDB no que diz respeito ao uso dos recursos destinados para a educação nos municípios e estados no território nacional. ✂️ b) De acordo com a LDB o ensino fundamental é dividido em dois módulos: no módulo I, implementa-se a inserção do estudante no mundo dos símbolos, e no módulo II, no mundo do pensamento lógico e abstrato. ✂️ c) A LDB estabelece normas para a abertura de novos cursos de segundo grau no território nacional e o número adequado de professores em cada disciplina, e a Resolução CNE define os critérios de ingresso na carreira de magistério e a competência dos professores dentro das instituições de ensino técnico. ✂️ d) A LDB considera o ensino médio como última e complementar etapa da educação básica, e a resolução CNE institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que organizam as áreas de conhecimento e orientam a educação à promoção de valores como a sensibilidade e a solidariedade e apontam de que forma o aprendizado de ciências, já iniciado no ensino fundamental, deve encontrar complementação e aprofundamento no ensino médio. ✂️ e) A LDB estabelece as normas de acesso ao acompanhamento psicológico, que passou a ser obrigatório em todo estabelecimento de ensino no território nacional, ao passo que a Resolução CNE define as punições, circunstâncias agravantes e atenuantes relacionadas ao desvio de conduta dos profissionais de ensino em todo país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 99Q810404 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIADe acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), sob o número 9.394/96, pode-se considerar dentre alguns princípios que devem nortear o ensino são: ✂️ a) igualdade de condições de acesso e permanência para cada um dos segmentos que compõem a sociedade. ✂️ b) valorização da experiência intra-escolar, considerando a extra-escolar como fato dispensável no processo de aprendizagem. ✂️ c) igualdade de condições para acesso e permanência, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber. ✂️ d) recenseamento da população escolar junto aos pais e a comunidade para estabelecer prioridades no atendimento as demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 100Q816665 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCCDe acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), compete aos municípios oferecer a educação infantil e ✂️ a) os ensinos fundamental e médio, em regime de colaboração. ✂️ b) o ensino fundamental a crianças, jovens e adultos. ✂️ c) com prioridade, o ensino fundamental. ✂️ d) a educação especial a toda pessoa deficiente, independente da idade. ✂️ e) o ensino fundamental, depois de atendida a demanda da educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
81Q811208 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCSegundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte ✂️ a) diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. ✂️ b) obrigatória, desenvolvida pelo estudo da língua portuguesa e da matemática. ✂️ c) específica, oferecida pelo conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política da população brasileira. ✂️ d) transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades sócio-culturais das comunidades. ✂️ e) facultativa, assegurada pelo ensino religioso, visando a formação espiritual do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q807932 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Oficial Policial Militar, SANEAGO GO, IBEGSegundo a Lei N.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação é dever da família e do Estado, sendo inspirada em princípios de liberdade e em ideais de solidariedade humana. Sobre esse tema, analise as alternativas abaixo: I - O ensino será ministrado com base em uma série de princípios, entre eles: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; consideração com a diversidade étnico-racial. II – A valorização do profissional da educação escolar não é um dos princípios que embasam o ensino, embora seja um assunto muito discutido na atualidade. III – Os Municípios incumbir-se-ão de autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. IV – A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. V - A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e, educação superior. Estão corretas as alternativas: ✂️ a) I , lI e III. ✂️ b) I, lll e IV. ✂️ c) I, IV e V. ✂️ d) II, lV e V. ✂️ e) I, ll, Ill e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q818861 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar Educativo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUVZabala (1998) aborda os conteúdos em três categorias atitudinais, conceituais e procedimentais. Faça a correspondência dos pressupostos metodológicos e assinale a alternativa correta. a. Conteúdos conceituais. b. Conteúdos procedimentais. c. Conteúdos atitudinais. I. Referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, ideias e representações que permitam organizar as realidades. II. Referem-se à formação de normas e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade. III. Referem-se a fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtêm e os processos que colocam em ação para atingir as metas a que se propõem. ✂️ a) aI, bIII, cII; ✂️ b) aIII, bII, cI; ✂️ c) aIII, bI, cII; ✂️ d) aII, bI, cIII; ✂️ e) aI, bII, cIII. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q813293 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEEm relação às incumbências atribuídas aos entes federados, às instâncias e aos segmentos institucionais, segundo a LDB, assinale a opção correta. ✂️ a) Cabe aos estados centralizar o poder decisório relacionado às formas de colaboração — referentes à oferta do ensino fundamental em seus âmbitos —, a fim de garantir equidade na distribuição de responsabilidades entre os municípios. ✂️ b) Cabe aos municípios organizar e manter seus sistemas de ensino, sendo-lhes vedada a opção de compor com os estados um sistema único de educação básica. ✂️ c) Cabe aos estabelecimentos de ensino a articulação com as famílias e a comunidade, com vistas a promover a integração entre escola e sociedade. ✂️ d) É facultado aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica da escola. ✂️ e) Cabe à União, de forma unilateral, tomar as decisões referentes às competências e diretrizes norteadoras dos currículos da educação básica nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q815852 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom referência às incumbências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e à organização de seus respectivos sistemas de ensino, disciplinados pela LDB, assinale a opção correta. ✂️ a) Cabe aos estados assumirem o transporte escolar dos alunos das redes estadual e municipal. ✂️ b) É permitida a atuação dos municípios em outros níveis de ensino que não sejam os seus prioritários, sempre que houver, comprovadamente, demanda da sociedade. ✂️ c) As instituições de educação superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, fazem parte dos sistemas municipais de ensino. ✂️ d) Compõem os sistemas municipais de ensino as instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal. ✂️ e) Cabe à União estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q818697 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) deslocou o foco do ensino para a aprendizagem. Ou seja, o trabalho desenvolvido pela escola passou a ser pautado a partir do que os alunos devem aprender e não mais nos métodos de ensino. O fator que motivou essa nova opção conceitual e metodológica foi ✂️ a) o baixo grau de formação dos professores em exercício. ✂️ b) a dificuldade de coordenar e avaliar os processos de ensino. ✂️ c) a maior facilidade em trabalhar com o desenvolvimento de aprendizagens do que com os processos de ensino. ✂️ d) a heterogeneidade do grupo de professores que atua no País. ✂️ e) a necessidade de incorporar no currículo a heterogeneidade presente na sociedade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q812691 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber: ✂️ a) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino. ✂️ b) Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade. ✂️ c) Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos. ✂️ d) A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior. ✂️ e) O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q818940 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADConforme seção V (arts. 37 e 38) da Lei 9394/96, a estrutura e funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade: ✂️ a) mantém os cursos e exames supletivos de ensino fundamental e médio. ✂️ b) deve ser oferecida para adolescentes em classes ou turmas de aceleração. ✂️ c) é a última etapa da educação básica e tem como finalidad a profissionalização. ✂️ d) em sua estrutura comporta em três níveis: básico, técnico e o tecnológico ✂️ e) constitui-se como um direito e é o primeiro nível da educação escolar no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q808448 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPEA educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos. A LDB prevê a participação de pais, alunos e professores na elaboração do planejamento educacional em seus diversos níveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q807119 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEGSegundo Oliveira (1992), de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96, a função educativa da creche exige ✂️ a) planejamento de um currículo de atividades, de acordo com o grau de desenvolvimento da criança. ✂️ b) adaptação curricular, organização estrutural do espaço físico e tempo disponível com a criança. ✂️ c) clientela homogênea e idade diferente, com objetivos e condições de funcionamento iguais. ✂️ d) permanência das crianças em período integral para promoção do seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q808458 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Disciplina Escolar, Prefeitura de Santana AP, NCEO pai de Maria foi transferido para Santana e não providenciou a documentação que garantiria a transferência da sua filha. Ao tentar matriculá-la numa escola municipal, o responsável recebeu a seguinte informação: ✂️ a) a escola não podia matriculá-la por desconhecer seu aproveitamento; ✂️ b) seria preciso apresentar a documentação para realizar a matrícula; ✂️ c) a escola, após a realização de uma avaliação, iria matriculá-la; ✂️ d) o caso seria submetido à Secretaria de Educação do município de origem; ✂️ e) uma escola particular do município poderia realizar a matrícula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q818410 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo a LDB, os estabelecimentos de ensino terão, entre outras, a incumbência de : I- Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; II- Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processo de integração da sociedade com a escola; III- Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos; IV- Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento; V- Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei. ✂️ a) as afirmativas II, III e V são falsas ✂️ b) apenas as afirmativas I,II, IV e V são verdadeiras ✂️ c) todas as afirmativas são verdadeiras. ✂️ d) apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras ✂️ e) todas as afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q813412 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar Educativo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUVClassifique as afirmações como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F): I. Para desenvolver sua prática os educadores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão. II. Todos os Temas Transversais trazem um conjunto de conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Educação Física. Porém, sua avaliação deve ser feita de forma diferenciada. III. A colocação das regras de funcionamento e das normas de conduta, de forma clara e explícita, é necessária ao convívio social na escola. Por outro lado, o esclarecimento de sua função é essencial para que os alunos percebam o significado de segui-las e não as tomem como questão de mera obediência aos adultos. ✂️ a) Todas são verdadeiras; ✂️ b) Todas são falsas; ✂️ c) Apenas I é verdadeira; ✂️ d) Apenas I e III são verdadeiras; ✂️ e) Apenas III é falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q810370 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Supervisor de Escola, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia EssencialConforme o Art. 68 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, serão recursos públicos destinados à educação os originários de: I - receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; II - receita de transferências inconstitucionais; III - receita de incentivos fiscais. Quais as informações acima estão corretas? ✂️ a) apenas I ✂️ b) apenas II ✂️ c) apenas I e III ✂️ d) apenas II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q819204 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Educador Social, Prefeitura de Palmeira SC, CEC ConcursoAssinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir: A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida __________, na convivência humana, no __________, nas instituições de __________ e pesquisa, nos movimentos __________ e organização da sociedade civil e nas manifestações culturais (Art, 1.º. LDB 9394/96). ✂️ a) individual, trabalho, filantropia, pessoais; ✂️ b) pessoal, mercado de trabalho, estágio, individuais; ✂️ c) familiar, trabalho, ensino, sociais; ✂️ d) pessoal, trabalho, estágio, sociais; ✂️ e) familiar, mercado de trabalho, estágio, individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
96Q808578 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino. A educação especial é uma modalidade educacional que requer dos sistemas de ensino recursos educativos e organização específicos. Essa modalidade educacional visa atender exclusivamente os alunos do ensino fundamental com necessidades especiais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
97Q811793 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Social, CEHAP PB, CESPE CEBRASPEDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ✂️ a) o dever dos pais de matricular filhos menores no ensino fundamental dá-se a partir dos sete anos de idade. ✂️ b) as secretarias municipais de educação devem elaborar os projetos pedagógicos a serem executados pelas escolas do respectivo sistema de ensino. ✂️ c) os municípios com mais de 20 mil habitantes não podem optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica. ✂️ d) assegurar o ensino fundamental e oferecer com prioridade o ensino médio é um dos deveres dos estados na organização da educação nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
98Q810010 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO ensino de biologia é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A respeito da LDB/1996 e da Resolução CNE/1998, a esse respeito, assinale a opção correta ✂️ a) A LDB estabelece a relação entre escola e sociedade, suas interfaces e tipos de interação. Nesse sentido, a Resolução CNE regulamenta a LDB no que diz respeito ao uso dos recursos destinados para a educação nos municípios e estados no território nacional. ✂️ b) De acordo com a LDB o ensino fundamental é dividido em dois módulos: no módulo I, implementa-se a inserção do estudante no mundo dos símbolos, e no módulo II, no mundo do pensamento lógico e abstrato. ✂️ c) A LDB estabelece normas para a abertura de novos cursos de segundo grau no território nacional e o número adequado de professores em cada disciplina, e a Resolução CNE define os critérios de ingresso na carreira de magistério e a competência dos professores dentro das instituições de ensino técnico. ✂️ d) A LDB considera o ensino médio como última e complementar etapa da educação básica, e a resolução CNE institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que organizam as áreas de conhecimento e orientam a educação à promoção de valores como a sensibilidade e a solidariedade e apontam de que forma o aprendizado de ciências, já iniciado no ensino fundamental, deve encontrar complementação e aprofundamento no ensino médio. ✂️ e) A LDB estabelece as normas de acesso ao acompanhamento psicológico, que passou a ser obrigatório em todo estabelecimento de ensino no território nacional, ao passo que a Resolução CNE define as punições, circunstâncias agravantes e atenuantes relacionadas ao desvio de conduta dos profissionais de ensino em todo país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
99Q810404 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIADe acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), sob o número 9.394/96, pode-se considerar dentre alguns princípios que devem nortear o ensino são: ✂️ a) igualdade de condições de acesso e permanência para cada um dos segmentos que compõem a sociedade. ✂️ b) valorização da experiência intra-escolar, considerando a extra-escolar como fato dispensável no processo de aprendizagem. ✂️ c) igualdade de condições para acesso e permanência, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber. ✂️ d) recenseamento da população escolar junto aos pais e a comunidade para estabelecer prioridades no atendimento as demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
100Q816665 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCCDe acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), compete aos municípios oferecer a educação infantil e ✂️ a) os ensinos fundamental e médio, em regime de colaboração. ✂️ b) o ensino fundamental a crianças, jovens e adultos. ✂️ c) com prioridade, o ensino fundamental. ✂️ d) a educação especial a toda pessoa deficiente, independente da idade. ✂️ e) o ensino fundamental, depois de atendida a demanda da educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro