Início

Questões de Concursos Lei de Execução Penal LEP

Resolva questões de Lei de Execução Penal LEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q357506 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP

Nos crimes contra os costumes, se cometidos com abuso do pátrio poder ou da qualidade de padrasto, tutor ou curador, a ação penal será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1662Q462479 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da extinção da punibilidade e dos efeitos civis da sentença penal, julgue os itens a seguir.

O perdão do ofendido extingue a punibilidade do agente nos crimes de ação penal privada, ainda que concedido após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

1663Q732611 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP

Antônio, com intenção homicida, desfechou dois tiros de pistola em Bruno, na cidade de Altamira-PA. Gravemente ferido, Bruno foi levado para Belém, onde foi internado em unidade hospitalar com melhor estrutura que aquela do município onde ocorreram os disparos. Apesar do esforço dos integrantes da equipe médica, Bruno veio a falecer seis meses após o fato, em consequência dos ferimentos provocados pela arma de Antônio. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1664Q357830 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP

Verificada a prática do crime contra a mulher (feminicídio), prevista no Código Penal Brasileiro, a autoridade competente poderá aplicar a seguinte penalidade: Pena de reclusão de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1665Q733387 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Policial Penal Agente Penitenciário, SERES PE, CESPE CEBRASPE

Em uma ação penal de iniciativa privada subsidiária da iniciativa pública, o querelante deixou de comparecer, sem motivo justificado, a um ato processual no qual sua presença era indispensável.

Nessa situação hipotética, a providência processual cabível é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1666Q192205 | Direito Constitucional, Lei de Execução Penal LEP, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos direitos e garantias fundamentais e da organização do
Estado, julgue os itens seguintes.

Conforme expressa disposição constitucional, o tráfico ilícito de substâncias entorpecentes e drogas afins é considerado crime inafiançável e imprescritível.

  1. ✂️
  2. ✂️

1667Q732886 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista, MPU, ESAF

A ação penal nos crimes de ação pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1668Q358629 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP

Os elementos que determinam o cumprimento de pena em estabelecimentos distintos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1669Q463606 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Procurador do Distrito Federal, PGDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, relativo a crime e medidas de segurança. Predomina no STF e no STJ o entendimento de que a duração máxima da medida de segurança, internação ou tratamento ambulatorial é limitada pelo tempo máximo da pena abstratamente cominada ao delito, não podendo jamais exceder a trinta anos, já que o ordenamento jurídico não prevê a existência de penas perpétuas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1670Q736010 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Defensor Público Substituto, DPE ES, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à sentença e à coisa julgada, bem como aos juizados especiais criminais, julgue os itens que se seguem. A existência de ação penal, em andamento, contra o acusado não pode ser considerada indicadora de maus antecedentes, mas obsta a transação penal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1671Q461836 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada no que concerne a penas e sua aplicação.

Genival, que está preso há dois anos em centro de detenção provisória, aguardando vaga em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, foi, por sentença penal transitada em julgado, submetido a medida de segurança de internação. Nessa situação, conforme orientação do STJ, há constrangimento ilegal na manutenção de Genival em prisão comum, cabendo, assim, habeas corpus, para que ele seja submetido a tratamento ambulatorial até que surja vaga em estabelecimento adequado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1672Q815412 | Legislação Federal, Lei de Execução Penal LEP, Defensor Público de Classe Inicial, DPE RS, FCC

Nos termos do art. 146-B da Lei de Execução Penal, o juiz poderá definir a fiscalização por meio da monitoração eletrônica quando:

I. aplicar pena restritiva de liberdade a ser cumprida nos regimes aberto ou semiaberto, ou conceder progressão para tais regimes;

II. autorizar a saída temporária no regime semiaberto;

III. aplicar pena restritiva de direitos que estabeleça limitação de horários ou de frequência a determinados lugares;

IV. determinar a prisão domiciliar;

V. conceder o livramento condicional ou a suspensão condicional da pena.

Considerando exclusivamente as disposições da Lei de Execução Penal, estão corretas APENAS as hipóteses

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1673Q463937 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Oficial de Promotoria, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito penal e do direito processual penal, julgue os itens de 73 a 80.

Aplica-se a lei penal brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada que estejam em território nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1674Q358474 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP

Ação penal pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1675Q459342 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. No dia 1.º/3/1984, Jorge foi preso em flagrante por ter vendido lança-perfume (cloreto de etila), substância considerada entorpecente por portaria do Ministério da Saúde de 27/1/1983. Todavia, no dia 4/4/1984, houve publicação de nova portaria daquele Ministério excluindo o cloreto de etila do rol de substâncias entorpecentes. Posteriormente, em 13/3/1985, foi publicada outra portaria do Ministério da Saúde, incluindo novamente a referida substância naquela lista. Nessa situação, de acordo com o entendimento do STF, ocorreu a chamada abolitio criminis, e Jorge, em 4/4/1984, deveria ter sido posto em liberdade, não havendo retroação da portaria de 13/3/1985, em face do princípio da irretroatividade da lei penal mais severa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1677Q459097 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juiz Substituto, TJ GO, FCC

Por disposição legal, a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias do crime, devem servir de parâmetro para o cálculo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1679Q460655 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TRE CE, FCC

Mauricio, primário e de bons antecedentes, é condenado a cumprir pena de 03 (três) anos e 08 (oito) meses de reclusão, em regime inicial semi aberto, por crime de corrupção ativa (artigo 333, do Código Penal). Neste caso, o Magistrado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1680Q737945 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da ação penal, da prisão cautelar e do inquérito policial, julgue os itens a seguir.

Na ação penal privada subsidiária da pública, é inadmissível a ocorrência do perdão ofertado pelo querelante, pois esse instituto é cabível somente nas ações exclusivamente privadas. Caso assim proceda o querelante, deverá o MP retomar o seu lugar como parte principal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.