Início

Questões de Concursos Lei de Execução Penal LEP

Resolva questões de Lei de Execução Penal LEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1741Q461676 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito do crime impossível, da execução da pena e dos delitos em espécie, julgue os itens subsequentes. O delegado de polícia que efetua a prisão de determinado cidadão e não a comunica ao juiz competente comete o delito de abuso de autoridade. No entanto, a autoridade judicial que não ordena o relaxamento de prisão ou detenção ilegal que lhe tenha sido comunicada pratica apenas infração administrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1742Q459398 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos institutos de direito penal, julgue o item abaixo.

A prescrição da pena de multa ocorrerá em dois anos quando a multa for cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada a pena privativa de liberdade, independentemente do prazo estabelecido para a prescrição da pena privativa de liberdade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1743Q463815 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Manoel adicionou veneno em alimento preparado para Paulo, de 35 anos de idade, em dose suficiente para matá-lo. Contudo, por acaso, quem ingeriu o alimento foi Otávio, de 77 anos de idade, que faleceu em razão do envenenamento.

 A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A pena de Manoel deverá ser agravada pelo fato de Otávio ser pessoa idosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1744Q736720 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juiz Substituto, TJ PB, CESPE CEBRASPE

São ações autônomas de impugnação na esfera criminal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1745Q462550 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos temas de direito processual penal e direito penal, julgue os itens de 92 a 102. Um cidadão condenado a pena de reclusão de 15 anos pela prática de um homicídio deve, obrigatoriamente, iniciar o cumprimento da pena em regime fechado, podendo, no entanto, trabalhar fora do estabelecimento prisional, em serviços de natureza privada, durante o período diurno, desde que mediante prévia autorização judicial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1746Q736990 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Firmino foi acusado, em juízo, pelo cometimento de um crime sujeito, exclusivamente, a ação penal privada. Nesse caso,

se, intimado para apresentar alegações finais, o acusador deixar de apresentá-las, estará perempta a ação penal instaurada e Firmino não poderá receber sentença penal condenatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

1747Q460255 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista, MPU, FCC

A respeito da aplicação da lei penal quanto ao tempo, considera- se praticado o crime no momento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1748Q178420 | Direito Constitucional, Lei de Execução Penal LEP, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, PC SP

A idade e o sexo do apenado serão considerados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1749Q737784 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos crimes contra a administração pública e à ação penal, julgue o item abaixo.

Caso um analista judiciário praticasse crime de prevaricação na zona eleitoral de Barreiras – BA, a ação penal seria pública condicionada, pois dependeria da representação da autoridade prevaricada para seu prosseguimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1750Q463870 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Procurador Judicial, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios constitucionais e gerais do Direito Penal, julgue os itens a seguir.

A pena não passará da pessoa do condenado, mas a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens poderá ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas ilimitadamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1751Q462607 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Delegado de Polícia, Polícia Civil AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca das espécies, da cominação e da aplicação das penas. Em caso de condenado a pena privativa de liberdade em regime inicialmente fechado, enquanto o condenado estiver cumprindo a pena privativa de liberdade em regime fechado, não lhe será permitido o seu trabalho externo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1752Q358423 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP

As regras do concurso formal perfeito (em que se adota o sistema da exasperação da pena) foram adotadas pelo Código Penal com o objetivo de beneficiar o agente que, mediante uma só conduta, praticou dois ou mais crimes. No entanto, quando o sistema da exasperação for prejudicial ao acusado, deverá prevalecer o sistema do cúmulo material (em que a soma das penas será mais vantajosa do que o aumento de uma delas com determinado percentual, ainda que no patamar mínimo). A essa hipótese, a doutrina deu o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1753Q735005 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Nas opções abaixo são apresentadas situações hipotéticas seguidas de assertivas a serem julgadas. Assinale a opção correspondente à assetiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1754Q737570 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

Considere:

I. A representação do ofendido ou de quem tenha qualidade para representá-lo é condição de procedibilidade, mas não impede o Ministério Público de dar definição jurídica diversa da que dela constou.

II. O ofendido ou quem tenha qualidade para representá- lo pode retirar a representação durante toda a tramitação da ação penal, sendo que a representação só será irretratável após a sentença.

III. O ofendido ou quem tenha qualidade para representá- lo pode renovar a representação após ter se retratado, desde que não tenha ocorrido a decadência.

Está correto o que consta SOMENTE em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1755Q462372 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Agente Fiscal de Rendas Nível 1, SEFAZ SP, FCC

A substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1756Q808998 | Legislação Federal, Lei de Execução Penal LEP

Acerca das execuções penais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1757Q818234 | Legislação Federal, Lei de Execução Penal LEP, Policial Penal Agente Penitenciário, Secretaria de Estado da Justiça ES, CESPE CEBRASPE

No que tange às normas que regem a execução penal, julgue os itens abaixo. Constitui dever do condenado, entre outros, a indenização ao Estado, quando possível, das despesas realizadas com a sua manutenção, mediante desconto proporcional da remuneração do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

1758Q732736 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

Considere as seguintes assertivas com relação à renúncia ao direito de oferecer queixa, de acordo com o Código de Processo Penal brasileiro:

I. A renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estenderá.

II. O processo penal brasileiro não reconhece a renúncia tácita, não admitindo qualquer meio de prova, por expressa vedação legal.

III. A renúncia do representante legal do menor que houver completado dezoito anos não privará este do direito de queixa, nem a renúncia do último excluirá o direito do primeiro.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1759Q734797 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Defensor Público de Segunda Categoria, DPE SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do inquérito policial, da ação penal e do procedimento inerente à Lei n.º 9.099/1995, julgue os seguintes itens. Nos casos de ação penal pública condicionada, o Ministério Público deve dispensar o inquérito policial se, com a representação, forem oferecidos os elementos que o habilitem à ação penal, devendo, nesse caso, oferecer a denúncia no prazo de 15 dias.
  1. ✂️
  2. ✂️

1760Q459612 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Técnico Judiciário, TRF 1a, FCC

A ação penal privada exclusiva tem início por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.