Questões de Concursos Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica

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41Q811389 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Controlador de Movimentação e Transporte, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 7.565/1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica, julgue os itens a seguir.

A prevenção de acidentes aeronáuticos é de estrita responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e dos órgãos envolvidos com a fabricação, manutenção, operação e circulação de aeronaves, bem assim com as atividades de apoio da infra-estrutura aeronáutica no território brasileiro.

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42Q813606 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Conforme a Lei 7.565, de 19 de dezembro de 1986, em seu Art 70:

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44Q806483 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

O Comandante de Aeronave

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45Q813651 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Avalie as afirmativas a seguir com base na Lei 7.565, de 19 de dezembro de 1986:

I - Os aeródromos civis são classificados em públicos e privados.

II - Os aeródromos privados só poderão ser utilizados com permissão de seu proprietário, podendo o mesmo, paga a taxa correspondente, explorá-lo comercialmente.

III - Consideram-se heliportos os helipontos públicos, dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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46Q810058 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 97 a 102.

Na trajetória de decolagem para ultrapassar um obstáculo (obstacle limit), calcula-se a net flight path de voo apenas para aumentar as margens de segurança.

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47Q807827 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os próximos itens.

No ar, a velocidade do som depende apenas da temperatura, pois quanto maior a temperatura, maior será a velocidade do som.

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48Q807188 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas regras de plano de voo, julgue os itens a seguir.

Considere que um plano de voo tenha sido apresentado às 10:00Z na sala AIS de SBEG, com hora estimada de calços de fora (EOBT) para às 12:00Z e que, dada a necessidade de atrasar a decolagem, tenha sido preenchida e entregue uma DLA com EOBT para às 14:10Z. Nesse caso, o limite para outra modificação ou atraso será 14:55Z.

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49Q818365 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.

A soma do peso operacional de uma aeronave com a carga paga equivale ao peso zero combustível.

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50Q807576 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Controlador de Movimentação, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 7.565/1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica, julgue os itens a seguir.

Os serviços aéreos ordinários abrangem as atividades aéreas de prospecção, exploração ou detecção de elementos do solo ou do subsolo, do mar, da plataforma submarina, da superfície das águas ou de suas profundezas.

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51Q816485 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 85 a 89.

Para verificar a resistência estrutural da pista deve-se buscar o PCN (Pavement classification number) e o ACN (Aircraft classification number), que é obtido em função do tipo da aeronave.

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52Q815259 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Controlador de Movimentação, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 7.565/1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica, julgue os itens a seguir.

O Brasil exerce completa e exclusiva soberania sobre o espaço aéreo acima de seu território e mar territorial.

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53Q815038 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca das comunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

A mensagem de socorro ou de urgência enviada por uma aeronave que esteja em condição de perigo deve ser transmitida na frequência aeroterrestre utilizada naquele momento e conter o maior número possível dos seguintes elementos: o nome da estação chamada (se o tempo disponível e as circunstâncias permitirem), a identificação da aeronave, a natureza da condição de perigo, a intenção da pessoa em comando e a posição atual com nível de voo e rumo. Essas informações devem ser pronunciadas de forma clara e, se possível, nessa ordem.

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54Q810084 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, considere

as seguintes assertivas a respeito do Registro Aeronáutico

Brasileiro:

I. O Registro Aeronáutico Brasileiro será público, único

e centralizado, destinando-se a ter, em relação à

aeronave, dentre outras, as funções de promover o

cadastramento geral.

II. O Registro Aeronáutico Brasileiro será regulamentado

pelo Poder Executivo.

III. Nenhuma aeronave brasileira poderá ser transferida

para o exterior se for objeto de garantia, inclusive

na hipótese de concordância expressa do

credor.

IV. São admitidos a registro as escrituras públicas,

exceto as lavradas em consulados brasileiros.

Está correto o que se afirma APENAS em

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56Q811738 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.

É compulsória a apresentação do plano de voo nas seguintes situações: antes da partida de aeródromo provido de órgão ATS; antes da partida de determinados aeródromos desprovidos de órgão ATS, de acordo com os procedimentos estabelecidos em publicação específica; imediatamente após a partida de aeródromo desprovido de órgão ATS, caso a aeronave disponha de equipamento capaz de estabelecer comunicação com órgão ATS e não esteja estabelecida, em publicação específica, a obrigação de realizá-lo antes da partida; e sempre em caso de voo através de fronteiras internacionais.

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58Q812462 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 85 a 89.

No processo de improved climb, aumentam-se as velocidades V1 e VR, enquanto a velocidade V2 permanece inalterada.

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59Q807289 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação às áreas de manobra, sinais visuais e iluminação de pista, julgue o item seguinte.

A colocação, em aérea de sinalização, de um quadrado vermelho com diagonais amarelas indica que os pousos estão proibidos e que tal proibição pode permanecer por longo período.

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60Q807033 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

Considere:

I. Os aeródromos públicos e privados que atendam

ao tráfego aéreo civil, regular e alternativo, doméstico

e internacional, no País, ou que sejam estratégicos

para a integração e a segurança nacional.

II. O conjunto de aerovias, áreas terminais de tráfego

aéreo e demais divisões do espaço aéreo brasileiro

necessárias à operação regular e segura do tráfego

aéreo.

III. O conjunto de facilidades, instalações e estruturas

terrestres de proteção ao voo e auxílio à navegação

aérea.

O Subsistema Aeroviário Federal é constituído APENAS

pelo que consta nos itens

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