Início

Questões de Concursos Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

Resolva questões de Lei n 9784 1999 Processo Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q818381 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista de Planejamento, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, CESPE CEBRASPE

Com relação a processo administrativo e à Lei 9.784/1999, julgue os itens subsequentes.

No processo administrativo disciplinar, a falta de defesa técnica por advogado ofende a Constituição Federal, pois o contraditório e a ampla defesa são princípios orientadores do processo administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

442Q818894 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico Administrativo, Agência Nacional do Cinema, CESPE CEBRASPE

A respeito do processo administrativo no âmbito da administração pública federal, conforme disposições da Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens que se seguem.

Em processo administrativo para a investigação da participação de servidor público civil em fato determinado, poderá atuar como membro do órgão responsável pela investigação servidor que tenha interesse direto na matéria ou que venha a participar como testemunha no processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q815323 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei n.º 9.784/1999 — marco legal referente ao processo administrativo — e de aspectos relacionados a esse tema, julgue os itens de 59 a 62.

Considere a seguinte situação hipotética. A administração pública concedeu ascensão funcional a servidor público federal em janeiro de 2002. Em dezembro de 2008, o TCU determinou a anulação do ato administrativo, sem garantir ao referido servidor o contraditório e a ampla defesa. Nessa situação, o STF entende que o ato do TCU não é passível de nulidade, pois o ato concessivo somente produziria efeitos a partir do exame pelo referido órgão de controle.

  1. ✂️
  2. ✂️

444Q813585 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Procurador Municipal, Prefeitura de Teresina PI, FCC

Processo administrativo. 

I. São legitimados como interessados aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.

II. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de maior grau hierárquico para decidir.

III. O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

IV. Um dos critérios a serem observados no processo administrativo é a proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q812841 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico Judiciário, TRF 5a, FCC

Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de

I. atendimento a fins de interesse individual, válida a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

II. objetividade no atendimento do interesse público, permitida a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

III. divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.

IV. adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.

No tocante a Lei nº 9.784/99, está INCORRETO o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q813126 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

Nos termos da Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir. Sobre o tema, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q819538 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Processual, TJ RR, CESPE CEBRASPE

A respeito da disciplina dos atos administrativos e do processo administrativo, julgue os itens que se seguem.

Considerando-se que ao superior hierárquico é permitido rever os atos de seus subordinados, admite-se, no processo administrativo, a alegação em instância superior de fato não arguido no início do processo, bem como o reexame de matéria fática e a produção de novas provas.

  1. ✂️
  2. ✂️

448Q814438 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com as disposições relativas ao processo administrativo, previstas na Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens que se seguem. A administração tem o dever de emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência.
  1. ✂️
  2. ✂️

449Q815245 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TRT 1a, FCC

No que concerne à desistência e outras formas de extinção do processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q809614 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Concluída a instrução do processo administrativo, a Administração, nos termos da Lei Federal nº 9.784/99, tem o seguinte prazo para decidir, admitida a prorrogação por igual período:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q817342 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Assistente em CampT, DCTA SP, VUNESP

Em se tratando de anulação, revogação e convalidação dos atos administrativos, assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei n.º 9.784/99.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q816072 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Administrativo Especialista em Regulação, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo administrativo na administração pública federal, julgue o item que se segue.

Não cabe recurso das decisões administrativas proferidas pelos servidores das agências reguladoras, conforme preceitua a Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

453Q813775 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

Nos processos administrativos fiscais relativos a autos de infração para os quais foi apresentada defesa tempestiva, é definitiva, na instância administrativa, a decisão de primeira instância que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q816898 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

A respeito de direito administrativo, julgue os itens seguintes.

Se um servidor público federal intimado, em processo administrativo, a solicitar ou apresentar provas a seu favor não atender à intimação nem fizer nenhum requerimento, ficará configurado o reconhecimento da verdade dos fatos contra ele imputados.

  1. ✂️
  2. ✂️

455Q810756 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo administrativo, segundo a Lei n.º 9.784/1999, julgue os próximos itens.

Considere que Antônio, servidor público, esteja litigando em processo judicial contra Maria, companheira de Mário, também servidor público, lotado na mesma repartição de Antônio. Nessa situação, Antônio não poderá atuar em processo administrativo em que Mário esteja interessado.

  1. ✂️
  2. ✂️

456Q807698 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

Sobre a competência, no âmbito do processo administrativo regulado pela Lei nº 9.784/99, é certo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q815389 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Especialista em Educação, FNDE, FGV

Considere as seguintes afirmativas sobre o processo administrativo federal, de acordo com a Lei 9.784/99:
I. O administrado tem o dever de expor os fatos conforme a verdade.
II. Em todo e qualquer processo administrativo, é obrigatório ao administrado fazer-se assistir por advogado.
III. O desatendimento da intimação importa, para o interessado, o reconhecimento da verdade dos fatos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q811305 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Especialista em Educação, FNDE, FGV

A respeito do processo administrativo federal, é correto afirmar, de acordo com a Lei 9.784/99, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q814654 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Auditor, TCE MG, FCC

O Processo Administrativo previsto na Lei Federal no 9.784/99 pode ser instaurado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q806252 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Administrador, AGU, NCE

A Lei nº 9.784/99, que trata do processo administrativo no âmbito federal, estabelece algumas normas sobre competência. Sobre a matéria, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.