Início

Questões de Concursos Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

Resolva questões de Lei n 9784 1999 Processo Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q806385 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos poderes e deveres do administrador público e da responsabilidade civil da administração pública, julgue os itens que se seguem.

Os atos do processo administrativo disciplinar regido pela Lei n.º 9.784/1999 podem realizar-se em qualquer dia da semana, desde que ocorram na sede do órgão.

  1. ✂️
  2. ✂️

782Q817663 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A respeito do processo administrativo, regulado pela Lei n° 9.784/99, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q806427 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Sandro tem 20 anos de idade e é agente administrativo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) de um estado da Federação. Ele pretende mover um processo administrativo no âmbito do MTE em face de resolução emanada pelo ministro em 2001. Pretende, ainda, mover outro processo perante a Superintendência em que atua contra o despacho do superintendente que indeferiu seu pedido de gozo de férias de 45 dias consecutivos.

Considerando a situação hipotética apresentada acima e à luz da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens que se seguem.

É vedado a Sandro iniciar um processo administrativo no âmbito do MTE, pois este se inicia de ofício e não a pedido do interessado.
  1. ✂️
  2. ✂️

784Q810137 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Administrativo, Agência Nacional de Saúde Suplementar, CESPE CEBRASPE

A respeito do processo administrativo e das orientações contidas na Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens que se seguem.

O recurso administrativo, em regra, tem efeito suspensivo, o qual deve ser sempre motivado por causas como o justo receio de ocorrência de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente de execução da decisão recorrida.

  1. ✂️
  2. ✂️

785Q807441 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Assistente em CampT, DCTA SP, VUNESP

A Lei nº 9.784/99 enumera algumas hipóteses de impedimentos e de suspeição para servidores e autoridades que atuam em processo administrativo. Assim, é impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q814772 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

Em um processo administrativo, o administrado deve praticar um ato para o qual não há disposição específica quanto ao prazo. Nesse caso, presume-se que o prazo é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q816917 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico Judiciário, Supremo Tribunal Federal, CESPE CEBRASPE

João, inspetor do trabalho, servidor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizou a empresa Beta e, após detectar diversas irregularidades, lavrou auto de infração, fixando multa. A empresa entendeu que o auto de infração não era cabível, pois, na sua visão, não havia qualquer irregularidade que a justificasse. A empresa, então, resolveu recorrer no prazo legal. Entretanto, ao protocolar o recurso, teve notícia de que deveria realizar prévio depósito de 30% do valor da multa fixada para poder recorrer.

Tendo como referência a situação hipotética apresentada, julgue os itens de 81 a 90.

A empresa Beta, após a interposição do recurso, não poderá dele desistir.

  1. ✂️
  2. ✂️

789Q808039 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Nos processos administrativos no âmbito da Administração Pública Federal, é certo que a competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, SALVO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q818709 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo administrativo em geral no âmbito da União (Lei n.º 9.784/1999), julgue os itens seguintes.

A adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados é um critério a ser observado nos processos administrativos no âmbito da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

792Q815943 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

Servidor público federal, objetivando impugnar determinada decisão administrativa, apresentou recurso regulado pela Lei nº 9.784/99. Em virtude desse fato, considere as proposições abaixo:

I. O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 5 (cinco) dias, o encaminhará à autoridade superior.

II. O recurso interposto fora do prazo não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida a preclusão administrativa.

III. O prazo para interposição de recurso, salvo disposição legal específica, é de 15 (quinze) dias. IV. O recurso sempre suspende os efeitos da decisão impugnada.

É correto o que se contém APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q807530 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista aspectos de legislação, tais como a Lei n.° 9.784/1999 e a Lei n.° 8.112/1990, julgue os itens subsequentes.

Exceto em situações de desempenho de função administrativa, as normas básicas do processo administrativo aplicam-se também aos Poderes Legislativo e Judiciário.

  1. ✂️
  2. ✂️

794Q814238 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos ao processo administrativo no âmbito da administração pública federal.

Considerando-se que o processo administrativo gera ônus para a administração pública, a regra é a cobrança de despesas processuais, as quais somente poderão ser afastadas nos casos expressamente previstos em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

795Q822186 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo administrativo federal e ao estágio probatório, julgue os próximos itens à luz das Leis n.o 9.784/1999 e n.o 8.112/1990, respectivamente.

Nos processos administrativos que visem apurar responsabilidade do servidor público, o recurso administrativo interposto contra a decisão que lhe imponha multa pecuniária somente será conhecido se apresentado com a caução do valor atribuído pela autoridade ou com a indicação de um bem para esse fim.

  1. ✂️
  2. ✂️

796Q814039 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Técnico Administrativo PGPE 1, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do processo administrativo, da prescrição, da decadência e do regime jurídico do servidor público.

A administração decai do direito de anular atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis aos destinatários após três anos, contados da data em que foram praticados.

  1. ✂️
  2. ✂️

797Q808466 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Claudio é parte em determinado processo administrativo, sendo seus direitos atingidos por decisão administrativa proferida pela Administração Pública Federal. Contra a referida decisão, Claudio interpôs recurso administrativo, sem, no entanto, prestar caução. Nos termos da Lei nº 9.784/1999,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q811866 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Mediante portaria ministerial, um ministro de Estado determinou a demissão de um funcionário do cargo de servidor público, com restrição do seu retorno ao serviço público federal, devido ao fato de este ter praticado ato de improbidade administrativa e ter-se valido do cargo para lograr proveito pessoal.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso o presidente da comissão processante tenha participado de outro processo administrativo instaurado contra o mesmo servidor que tenha sido posteriormente anulado por cerceamento de defesa, deverá ser determinada, segundo entendimento dominante, a sua suspeição, uma vez que houve vício apto a determinar a nulidade do ato demissório e do processo administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

799Q816732 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Administrativo, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo administrativo disciplinar, julgue os itens que se seguem.

A edição de atos de caráter normativo e a decisão de recursos administrativos poderão ser objeto da delegação de um órgão administrativo, desde que a outro órgão hierarquicamente subordinado.

  1. ✂️
  2. ✂️

800Q820642 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação aos recursos de administração, ao controle da atividade financeira do Estado, à lei de improbidade administrativa e à prescrição administrativa, julgue os itens de 106 a 109. O recurso administrativo é uma forma de petição inadequada para iniciar processos de interesses do administrado, nos casos em que se requeira da administração a concessão de direitos de natureza personalíssima.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.