Início

Questões de Concursos Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

Resolva questões de Lei n 9784 1999 Processo Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q820642 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação aos recursos de administração, ao controle da atividade financeira do Estado, à lei de improbidade administrativa e à prescrição administrativa, julgue os itens de 106 a 109. O recurso administrativo é uma forma de petição inadequada para iniciar processos de interesses do administrado, nos casos em que se requeira da administração a concessão de direitos de natureza personalíssima.
  1. ✂️
  2. ✂️

802Q808179 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de agentes administrativos, regimes jurídicos e processo administrativo.

Carlos, servidor da Justiça Federal, responde a processo administrativo nesse órgão e requereu a aplicação da Lei n.º 9.784/1999 no âmbito desse processo. Nessa situação, é correto afirmar que tal aplicação é cabível.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q816120 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

Assinale a alternativa incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q808214 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito administrativo relacionado à ANS, julgue os itens a seguir.

No âmbito da ANS, é obrigatório haver comissão de ética competente para a realização de sindicâncias e processos administrativos referentes à investigação e punição de infrações disciplinares.

  1. ✂️
  2. ✂️

805Q812892 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

De acordo com a lei que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir.

Concluída a instrução de processo administrativo, a administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

  1. ✂️
  2. ✂️

806Q817509 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

De acordo com o Art. 2º, inciso XIII, da Lei n. 9.784/98, a Administração deve buscar a interpretação da norma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada a aplicação retroativa da nova interpretação. Assinale a alternativa que indica o princípio consagrado por esse dispositivo, em sua parte final.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q810090 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Dentre outros NÃO são considerados legitimados como interessados no processo administrativo, no âmbito da Administração Pública Federal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q818048 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo em geral no âmbito da administração pública federal, julgue os itens seguintes.

Em regra, as delegações são permitidas como forma de desconcentração. No entanto, excetuam-se dessa regra, por expressa disposição legal, a edição de atos normativos, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q814214 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Com relação a controle administrativo, julgue o item abaixo.

O recurso administrativo poderá ser apresentado voluntariamente pelo interessado, por meio de petição escrita, dispensando-se a participação de advogados, salvo no caso de defesa técnica a ser apresentada em processos administrativos disciplinares.

  1. ✂️
  2. ✂️

810Q813987 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Administrador, BNDES, CESGRANRIO

A Administração Pública se utiliza de processos administrativos para registro de seus atos, controle da conduta de seus agentes e solução de controvérsias entre os administrados. A respeito desse tema, analise as afirmativas.

I – No processo administrativo, a Administração Pública deve observar, dentre outros, os princípios da legalidade, motivação, razoabilidade, moralidade, ampla defesa, segurança jurídica e contraditório.

II – No âmbito Federal, o direito da Administração Pública de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em 5 (cinco) anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

III – Nos processos de controle, a Administração Pública pode desfazer seus próprios atos por razões de conveniência e oportunidade, ou em decorrência de vícios que os tornem ilegais.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q812613 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao procedimento administrativo federal, regulado pela Lei n.° 9.784/1999, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q808535 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Agente de Fiscalização, CREA TO, MSConcursos

A respeito do processo administrativo, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

813Q821445 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens a subsequentes. A autoridade superior, verificando a morosidade na adoção de decisões pelo órgão hierarquicamente inferior, poderá, desde que motivadamente, avocar definitivamente a competência a ele atribuída.
  1. ✂️
  2. ✂️

814Q818165 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo

De acordo com a Lei n° 9.784/99 (regula o processo administrativo), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q817699 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, FCC

O inquérito administrativo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q821134 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo administrativo e dos servidores públicos, assinale a opção correta com base na legislação e na jurisprudência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q807258 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Analise:

I. O Executivo, Legislativo e Judiciário da União são considerados autoridades.

II. A unidade de atuação dotada de personalidade jurídica é considerada entidade.

III. Considera-se órgão a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

Para os fins da Lei no 9.784/99, que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, está correta APENAS as afirmações de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q807859 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue o item seguinte.

Um órgão administrativo e seu titular podem delegar competências a outros que não lhe sejam hierarquicamente subordinados, cabendo, como objeto de delegação, entre outros, a edição de atos normativos e a decisão de recursos administrativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

819Q812174 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Nos termos da Lei no 9.784/1999, é certo que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q817644 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Judiciário, TRT 5a, FCC

Num processo administrativo aberto pelo TRT/BA ocorreram os seguintes fatos: não foi exigido o reconhecimento de firma em todos os documentos; o processo teve todas as suas páginas rubricadas; não foi permitido o início da realização de atos no recesso; foram realizados atos fora da sede do órgão; não foram permitidos atos verbais. Nos termos da Lei no 9.784/99, houve falha uma vez que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.