Questões de Concursos: Lei n10741

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Lei n10741. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q225252 | Legislação Federal, Lei n10741, Procurador Municipal, Prefeitura de Cuiabá MT, UFMT

Na formulação legal da Política Nacional do Idoso, está prevista a participação dos entes estatais. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.

I - As autoridades policiais e os representantes do Ministério Público detêm a exclusividade para receber notícias de casos de confirmação de maus-tratos contra idoso.

II - Para o cálculo de concessão de benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral da Previdência Social, utilizar-se-á critério que preserve o valor real dos salários sobre os quais incidiu contribuição nos termos da lei.

III - Para efeitos previdenciários, a data base dos aposentados e pensionistas é o dia mundial do trabalho.

IV - Nos programas habitacionais, com participação de recursos públicos do município, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observada a reserva de 5% (cinco por cento) para o idoso e critério de financiamento com igualdade de condições com seu rendimento.

V - Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos está assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi- urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais existentes paralelamente aos serviços regulares ficando os cidadãos na faixa etária de 60 (sessenta) a 65 (sessenta e cinco) anos na dependência de formulação em lei local.

Estão corretas as afirmativas

22 Q159670 | Serviço Social, Lei n10741, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, garantidos pelo Estatuto do Idoso, consta o Direito dos Alimentos. Seu artigo 11 reza: "Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil". Assinale a alternativa correta a respeito deste dispositivo.

23 Q924023 | Direitos Humanos, Lei n10741, Advogado OAB, OAB, FGV

O  IBGE estima que nos próximos  trinta  anos  a previsão é de  que  os  idosos  ultrapassem  cinquenta milhões  de  pessoas,  o  que corresponderá a 28% da população brasileira. Os Direitos  Humanos  inerentes  à  população  idosa  no  Brasil  são  amplamente  reconhecidos. A Constituição Federal estabelece  que  a  família,  o  Estado  e  toda  a  sociedade  devem  amparar  pessoas  idosas,  defendendo  sua  dignidade  e  bem-estar.  Em  1994 foi criado o Conselho Nacional do Idoso, por meio da Lei  nº.  8.842  e,  atualmente,  o  Estatuto  do  Idoso  (Lei  nº.  10.741/03)  contempla  políticas  diversas  de  proteção  aos  maiores de sessenta anos e estabelece, ainda, que os idosos  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.