Questões de Concurso Leis de Mendel

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q944423 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Numa pessoa de visão normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do olho, e quando chega à outra lente, a retina, eles se juntam, no mesmo ponto, para formar a imagem. No entanto, a pessoa míope tem o globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe. A miopia, bem como o albinismo, são exemplos clássicos de herança autossômica recessiva, enquadrando-se, assim, na Primeira Lei de Mendel, por se tratar de heranças com dominância completa, ou seja, o tipo de herança com que Mendel trabalhou e formulou sua primeira lei.
Ministério da saúde. https://bvsms.saude.gov.br/miopia/
Qual a probabilidade de um casal ter um filho míope e albino, sabendo que o marido é heterozigoto para miopia e albinismo e que sua esposa é albina e míope?

2 Q943620 | Biologia, Leis de Mendel, Inglês, USS, ECONRIO, 2022

Admita uma anomalia genética de padrão autossômico recessivo. Admita ainda que um casal sem a anomalia teve um filho com a doença.

A probabilidade desse casal ter mais um filho, que não apresente a doença e que também não tenha possibilidade de transmitir o gene anômalo aos descendentes, é igual a:

3 Q935929 | Biologia, Leis de Mendel, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.

TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?

4 Q948293 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2017

Um rapaz de 32 anos apresentou o seguinte quadro clínico:
- paralisia flácida aguda; - preservação do nível de consciência - visão turva; - boca seca.
Após uma investigação, verificou-se que o rapaz havia consumido produtos enlatados e contaminados durante um acampamento alguns dias antes de manifestar os sintomas.
Com base nisso, o médico pode indicar que o rapaz apresenta:

5 Q679758 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia, UDESC, UDESC, 2019

A doença de Tay-Sachs de padrão genético autossômico recessivo se caracteriza por um defeito em uma enzima que catalisa uma das etapas da digestão celular. Indivíduos portadores dessa doença normalmente morrem antes dos três anos de vida, devido ao acúmulo de uma substância (gangliosídeos) no interior de seus neurônios.

Assinale a alternativa que indica a probabilidade de um casal, cujo primeiro filho teve esta doença, ter dois filhos sem a doença.

6 Q679792 | Biologia, Leis de Mendel, Prova 03, UEMG, UEMG, 2019

Uma cobaia homozigota fêmea, preta de genótipo BB é cruzada com um macho branco de genótipo bb. Um dos descendentes da F1 é retrocruzado com sua mãe.Considerando a dominância completa do alelo B, e com base nos princípios da genética mendeliana, os descendentes do retrocruzamento serão

7 Q679966 | Biologia, Leis de Mendel, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

A administração de insulina aos diabéticos evitará que eles tenham filhos com esse distúrbio?

8 Q939441 | Biologia, Leis de Mendel, PPL, ENEM, INEP, 2018

Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.

A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas

9 Q681000 | Biologia, Leis de Mendel, Caderno 1, PUCMINAS, PUC MG, 2021

Mendel não sabia sobre as características moleculares do material genético, mas, com seus experimentos sobre hereditariedade em ervilhas, ele revela a segregação independente de fatores hereditários, além do estabelecimento dos conceitos de dominância e recessividade, confirmadas com a definição de genes alelos, de cromossomos homólogos e gametogênese de organismos diploides. A herança ligada ao sexo foi um aspecto não observado por Mendel em seus estudos com as ervilhas, mas hoje sabemos que pode haver diferentes conjuntos de alelos entre cromossomos parcialmente homólogos e estruturalmente diferentes, como os cromossomos X e Y de mamíferos.
Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

10 Q680623 | Biologia, Leis de Mendel, Biológicas, UEA, VUNESP, 2018

Em uma espécie animal, dois genes estão posicionados no mesmo cromossomo autossomo. Um macho AB/ab foi cruzado com uma fêmea ab/ab. Sabendo-se que a frequência de recombinação (permutação) entre esses dois genes é igual a 20%, a frequência de descendentes com genótipo Ab/ab será de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.