Questões de Concurso Leis de Mendel

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q944464 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

Analise a experiência genética em evidência no Brasil, divulgada recentemente.
Cientistas usam espécies silvestres no melhoramento genético da mandioca.
Pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) estão usando espécies silvestres de mandioca para promover o melhoramento genético da raiz. Nessas variedades pouco conhecidas, geralmente não comestíveis, são prospectados genes de interesse para a produção agrícola relacionados a características agronomicamente interessantes como produtividade, resistência a doenças e maior teor de amido (característica demandada pela indústria).
O trabalho faz parte do chamado pré-melhoramento que visa a identificar características de interesse úteis em acessos pouco adaptados às condições de solo e clima local e disponibilizar esses genes em genótipos mais adaptados, com boas características agronômicas, para que sejam inseridos no programa de melhoramento.
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/71689292/cientistas-usam-especies-silvestres-no-melhoramento-genetico-da-mandioca
Para que a experiência brasileira de inovação agrícola seja bem compreendida, é necessário conhecer conceitos básicos de genética para o entendimento do que é melhoramento genético e sua aplicação no setor agrícola. Considerando a experiência relatada, é correto afirmar que

42 Q949646 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

O quadro a seguir mostra a comparação do número de aminoácidos diferentes nas cadeias polipeptídicas da hemoglobina de vários mamíferos.
Espécies Número de aminoácidos diferentes Homem x Chipanzé 0 Homem x Gorila 2 Homem x macaco Rhesus 12 Macaco Rhesus x Gorila 14 Homem x Cavalo 43 Cavalo x Gorila 45
Com respeito ao quadro e às evidências da evolução dos seres vivos, assinale a alternativa correta:

43 Q939742 | Biologia, Leis de Mendel, Medicina, UEA, VUNESP, 2019

Gregor Mendel realizou seus estudos sobre hereditariedade por meio de cruzamentos entre plantas produtoras de ervilhas com diferentes características, as quais ele classificou como dominantes e recessivas. Ao cruzar plantas duplo heterozigotas (AaBb) para as características (fenótipos) cor e textura da semente, Mendel obteve a respectiva proporção para os fenótipos condicionados pelos genótipos A_B_, A_bb, aaB_, aabb:

44 Q945688 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Nas galinhas, existe um tipo de herança ligada ao cromossomo sexual que confere presença ou ausência de listras (ou barras) nas penas. Galos homozigotos barrados (ZB ZB ) foram cruzados com galinhas não barradas (Zb W), resultando em uma F1 de galos e galinhas barradas.

Considerando uma F2 de 640 aves, a proporção fenotípica esperada será de

45 Q946804 | Biologia, Leis de Mendel, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB, 2018

Se uma espécie de árvore encontra um fungo com um micélio adequado às suas raízes, ela pode multiplicar sua superfície de raiz e captar muito mais água e nutrientes. Quando isso acontece, a planta passa a receber o dobro de nutrientes fundamentais, como o nitrogênio e o fósforo, em comparação com espécimes que captam água e nutrientes do solo sem ajuda, apenas com as próprias raízes. [...] O fungo penetra e cerca a raiz da árvore e expande sua rede pelo solo do entorno. Com isso, aumenta a área de atuação normal da raiz, que cresce na direção de outras árvores e se conecta com fungos parceiros e as raízes às quais estão ligados. (WOHLLEBEN, 2017, p. 52-3).

Considerando-se a situação descrita que retrata uma relação simbiótica mutualista, denominada de micorriza, entre fungos e determinadas espécies de plantas e a respeito deste tipo de alelobiose, é correto afirmar:

46 Q898505 | Biologia, Leis de Mendel, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Considere-se que, em determinada raça de coelhos, a pelagem cinza uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Assim, em um cruzamento de um casal de coelhos cinza, ambos heterozigotos, espera-se o nascimento de coelhos cinzas e brancos.
A probabilidade de os coelhos cinzas serem heterozigotos é:

47 Q679274 | Biologia, Leis de Mendel, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

NASCE 1º BEBÊ POR NOVA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO COM 'TRÊS PAIS', DIZ REVISTA

Cientistas anunciaram o nascimento do primeiro bebê no mundo com uma nova técnica de fertilização in vitrocom "três pais", segundo a revista "New Scientist". O menino Abrahim Hasan tem 5 meses e nasceu no México sob os cuidados da equipe do New Hope Fertility Center, de Nova York, ainda de acordo com a publicação. [...] A fertilização in vitro que usa DNA de três pessoas -- do pai, da mãe e de uma doadora -- foi aprovada somente no Reino Unido até o momento. No caso de Abrahim, cujos pais são da Jordânia, o local escolhido para o nascimento foi o México porque, segundo o médico John Zhang, líder da equipe que realizou o procedimento, o país "não tem regras" a respeito desse tipo de técnica, [...] que, no geral, consiste em: o núcleo do óvulo da mãe foi inserido no óvulo de uma doadora, cujo núcleo foi removido. O óvulo resultante foi então fertilizado com o esperma do pai.


Fonte adaptada: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/nasce-1-bebe-por-nova-tecnica-de-fertilizacao-com-tres-pais-diz-revista.html. Acesso em 03 de set. 2019.
Baseada na técnica utilizada pelo médico John Zhang descrita na reportagem e considerando as hipóteses descritas nas alternativas abaixo, o bebê Abrahim Hasan, provavelmente, não corre o risco de desenvolver qual do fenótipo?

48 Q679912 | Biologia, Leis de Mendel, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

O albinismo é causado por um gene autossômico recessivo. A probabilidade do primeiro filho de uma mulher albina casada com um homem normal, heterozigoto, ser albino e do sexo feminino é de

49 Q936572 | Biologia, Leis de Mendel, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.
ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization of the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3. Genomics, n. 1, jan. 1993 (adaptado).
Essa é uma doença hereditária de caráter

50 Q948902 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS, 2017

Um casal tem dois filhos. Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um dos filhos é doador universal e o outro, receptor universal.
Considere as seguintes possibilidades em relação ao fenótipo dos pais.
I - Um deles pode ser do grupo A; o outro, do grupo B. II - Um deles pode ser do grupo AB; o outro, do grupo O.
III- Os dois podem ser do grupo AB.
Quais estão corretas?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.