Questões de Concursos Lesões Corporais

Resolva questões de Lesões Corporais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

62Q462547 | Direito Penal, Lesões Corporais, Juiz, TJ MG, FUNDEP UFMG

Fulano de tal, decidido a matar Cicrano, carrega o seu revólver e parte em seu encalço. Localiza-o em lugar deserto e, em perseguição, atira e o acerta apenas de raspão. Fulano consegue alcançá-lo, chega ao seu lado e, com o revólver dispondo ainda de 6 (seis) tiros, decide não disparar a arma, deixando de consumar o seu intento inicial. Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q461270 | Direito Penal, Lesões Corporais, Oficial de Justiça, TJ MA, IESES

De acordo com o Código Penal, assinale a assertiva correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q460431 | Direito Penal, Lesões Corporais, Oficial, Polícia Militar BA, CONSULTEC

Uma senhora carregou sua arma calibre 38 e desferiu, com intenção de matar, cinco tiros contra uma pessoa, desistindo voluntariamente de prosseguir na execução do seu intento, razão por que não desferiu o último tiro.

A vítima foi levada ao pronto-socorro pela própria senhora, onde foi diagnosticada com lesões corporais incapacitantes para o exercício das atividades habituais por 30 dias.

Nesse caso, a senhora deverá ser processada por crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q462062 | Direito Penal, Lesões Corporais, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais MG

Num processo por crime de lesões corporais leves, foi proferida, em 20 de julho de 2012, a sentença condenatória que aplicou pena de 07 (sete) meses de detenção diante da pena cominada entre 03 (três) meses e 01 (um) ano de detenção. O crime foi praticado em 30 de abril de 2008 e a denúncia recebida em 10 de agosto de 2010. Houve trânsito em julgado para a acusação.

Segundo o direito penal brasileiro, é CORRETO afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q458982 | Direito Penal, Lesões Corporais, Agente Penintenciário, SERES PE, UPE UPENET IAUPE

?A?, Agente Penitenciário, limpava uma arma que legitimamente possuía em sua residência, quando, imprudentemente, acionou um mecanismo que produziu um disparo que veio a atingir a mão de sua empregada doméstica ?B?, que ficou permanentemente debilitada na sua função prensora. Diante dessa situação, ?A? responderá por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q462146 | Direito Penal, Lesões Corporais, Técnico Judiciário, TRT 15a, FCC

A respeito do crime de lesões corporais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q459348 | Direito Penal, Lesões Corporais, Agente Comunitário de Segurança, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A respeito da parte geral do Código Penal e dos crimes em espécie, julgue os itens subseqüentes.

Considere que Armando, imputável, desfira contra Marcos inúmeros socos e chutes com o livre propósito de lesionar o desafeto, todavia, diante da gravidade das lesões, Armando provoque, culposamente, a morte da vítima. Nessa situação, Armando responderá por homicídio culposo.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q463097 | Direito Penal, Lesões Corporais, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, FUNDEP UFMG

Fulano de tal, decidido a matar Cicrano, carrega o seu revólver e parte em seu encalço. Localiza-o em lugar deserto e, em perseguição, atira e o acerta apenas de raspão. Fulano consegue alcançá-lo, chega ao seu lado e, com o revólver dispondo ainda de 6 (seis) tiros, decide não disparar a arma, deixando de consumar o seu intento inicial.

Marque a alternativa CORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q459582 | Direito Penal, Lesões Corporais, Médico Legista, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Quanto ao artigo 129 do Código Penal, aplicado à Medicina Legal, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q461379 | Direito Penal, Lesões Corporais, VUNESP

Assinale a alternativa que apresenta apenas crimes que admitem a modalidade culposa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q460173 | Direito Penal, Lesões Corporais, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes contra a pessoa, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q463836 | Direito Penal, Lesões Corporais, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

João, namorado de Ana, acha que ela um dia, no passado, o traiu com Pedro, seu vizinho, que é muito forte. Em uma ocasião, chegando à casa de Ana, encontrou Pedro no portão e imediatamente passou a agredi-lo verbalmente. Em seguida, atracaram-se e, na briga, João, que estava apanhando, usou uma navalha que carrega sempre consigo para furar Pedro na barriga. Pedro não morreu, mas ficou internado em hospital por dois meses.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O homicídio e a lesão corporal são classificados como crimes contra a pessoa.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q357993 | Direito Penal, Lesões Corporais, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A propósito da teoria geral do crime e dos crimes em espécie, julgue os itens abaixo.

O crime de lesão corporal, em sua forma dolosa, descrito como "ofender a integridade física de alguém", quando de natureza grave por resultar aceleração de parto, não admite a modalidade tentada.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q459838 | Direito Penal, Lesões Corporais, Odontolegista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

O parágrafo primeiro do artigo 129 do Código Penal estabelece casos de lesões corporais graves. Assinale a alternativa que não resulta em lesões corporais graves de acordo com o Código Penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q463419 | Direito Penal, Lesões Corporais, Assessor Jurídico de Gabinete de Juiz de Entrância Final, TJ PI, FCC

Considere: Ação ou omissão contra a mulher baseada no gênero que lhe cause morte, lesão corporal, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial,

I. no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas com vínculo familiar.

II. no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas.

III. em qualquer relação íntima de afeto, ainda que o agressor não conviva ou não tenha convivido, nem coabitado com a ofendida.

IV. no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.

Configura violência doméstica e familiar contra a mulher, para os fins da Lei no 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), as situações indicadas APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q462230 | Direito Penal, Lesões Corporais, Agente de Polícia Civil, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Considerando o direito penal, o processo penal e a legislação especial, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Jonas, aceitando desafio de Gabriel, ofendeu, no decorrer do duelo, a integridade física de seu desafeto, causando-lhe lesões corporais graves. Nessa situação, Jonas agiu em legítima defesa, pois tinha o propósito de se defender de eventuais agressões.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q357626 | Direito Penal, Lesões Corporais, Policial Civil Papiloscopista, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

João, ao ver sua ex-namorada sair do cinema acompanhada de Francisco, empunhou uma faca peixeira e golpeou as costas de Francisco, ocasionando-lhe lesões corporais. Nessa situação, o instrumento empregado para o crime deverá ser submetido a exame pericial para verificar sua natureza e eficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q358468 | Direito Penal, Lesões Corporais

Ainda em relação ao direito penal, julgue os itens subsequentes. Constitui lesão corporal grave a agressão contra um cadáver ou destruição parcial do corpo ou de parte deste.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.