Questões de Concursos Lesões da Mucosa Oral

Resolva questões de Lesões da Mucosa Oral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q964500 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 55 anos de idade, sexo masculino, relata
história de uso de álcool e cigarro. Ao exame clínico, observa-se
uma leucoplasia no assoalho da boca, com aspecto
heterogêneo e bordas indefinidas e irregulares.

A conduta indicada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q997589 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 18 anos procurou uma unidade de pronto atendimento com queixa de inchaço nos lábios. A paciente relata que estava em uma festa de aniversário e, após comer um bolo colorido, os lábios aumentaram de volume de forma repentina. Ela relata já ter passado por outro episódio semelhante, com regressão em 24 horas, após o uso de anti-histamínico e declara histórico de alergia na infância.
Ao exame intraoral, a paciente apresenta dentes hígidos e mucosas e língua íntegras.
Considerando o quadro clínico exposto, assinale a opção que indica a melhor hipótese diagnóstica para essa situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q964513 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 57 anos de idade, sexo feminino, refere ter
"problemas na boca", clinicamente definidos como líquen plano.
O exame clínico revela inflamação gengival com aspecto de
intenso eritema, aparência atrófica e desgarramento do epitélio
superficial, resultando em úlceras gengivais dolorosas sem a
presença de pus ou outras evidências de infecção bacteriana
aguda.

O tratamento do líquen plano tem como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q955840 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, ESF/ESB I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

“Câncer de boca é usado de maneira generalizada para definir as diversas lesões malignas que acometem a cavidade bucal (língua, palato duro e mole, assoalho bucal, gengivas, mucosa) e o lábio. A principal característica deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na cavidade bucal ou lábio que não cicatrizam em duas semanas.”

O câncer bucal pode apresentar as seguintes características clínicas, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q997599 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 50 anos procura atendimento odontológico com queixa de sensibilidade nos dentes. O paciente relata ser enólogo há 20 anos, chegando a provar mais de 50 vinhos por dia.
Ao exame intraoral, as faces convexas dos dentes apresentam-se lisas, com perda de brilho, achatadas, com concavidades de limites arredondados e de maior largura que profundidade, estando as lesões localizadas para coronal da união cementoesmalte, observando-se reminiscências de esmalte ao longo da margem gengival. Nas faces oclusais, observa-se o arredondamento das cúspides, com perda de morfologia e aparecimento de concavidades. As restaurações dentárias aparentam estar proeminentes por perda de tecido dentário ao redor. Não há presença de cárie dentária.
Considerando o quadro clínico do paciente, com relação às lesões não cariosas citadas, assinale a principal hipótese diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q975090 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, TJBA, FGV

Paciente adulto, fumante, chega ao consultório do estomatologista queixando-se de alteração de cor na língua, sensação de náusea e algumas vezes gosto desagradável na boca. Ao exame clínico verifica-se alteração na linha média anterior às papilas circunvaladas, espalhando-se para as margens lateral e anterior da língua, que se apresenta com as papilas alongadas e de coloração acastanhada. Tais características levaram o estomatologista ao diagnóstico de língua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1001626 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 76 anos é atendido em uma unidade de pronto atendimento com queixa de febre moderada há 3 dias, mal-estar, cefaleia e o aparecimento de erupções cutâneas pápulovesiculares na hemiface direita.
O paciente relata dor nevrálgica, sensação de formigamento, agulhadas e coceira no local, que iniciaram 3 dias antes do aparecimento das lesões. O paciente afirma ter tido catapora na infância. Ao exame intraoral, o paciente apresenta mucosas, língua e dentes íntegros.
Assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica mais compatível com o cenário clínico exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1001627 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 65 anos, internada em ambiente hospitalar, debilitada, em uso de antibiótico de amplo espectro, é atendida pela equipe de Odontologia. A paciente faz uso de prótese total superior e inferior.
Ao exame físico, observam-se lesões com placas brancas, passíveis de remoção, localizadas em toda a superfície da mucosa oral, envolvendo língua, palato e região jugal, sem comprometimento da região de orofaringe, e ausência da infecção em pele ou unhas.
Nesse cenário clínico, assinale a opção mais compatível com as lesões encontradas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.