Início

Questões de Concursos Licitação

Resolva questões de Licitação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q242586 | Direito Administrativo, Licitação, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência a licitações, julgue os itens de 85 a 88.

A licitação é um procedimento administrativo por meio do qual os entes da administração pública selecionam a melhor proposta entre as oferecidas pelos vários interessados. Tal seleção deve ser devidamente formalizada em regras, as quais possuem a flexibilidade necessária para garantir a eficácia do resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️

322Q221884 | Direito Administrativo, Licitação, Procurador, PGE SP, FCC

Pretendendo a Administração contratar a prestação de serviços médicos para atendimento de seus servidores, resolveu credenciar todos os estabelecimentos interessados em fazê-lo pelo valor previamente fixado pela Administração e que atendam a um padrão mínimo de qualidade fixado em edital. Ao assim proceder, a Administração praticou ato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q221916 | Direito Administrativo, Licitação, Procurador, PGE PB, CESPE CEBRASPE

A modalidade de licitação apropriada para a venda de bens imóveis da administração cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q196597 | Direito Administrativo, Licitação, Analista, AL AM, ISAE

A respeito de licitações, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q100159 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de licitações públicas, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente das modalidades de licitação, que estabelecem o critério de julgamento, os tipos de licitação definem os procedimentos a serem adotados.

  1. ✂️
  2. ✂️

326Q243046 | Direito Administrativo, Licitação, Técnico Administrativo Informática, DNPM, CESGRANRIO

Em relação às modalidades de licitação previstas na Lei 8.666/93, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q153724 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Jurídico Contabilidade, PG DF, IADES

A Lei nº 12.349/2010 alterou a Lei n° 8.666/93 e trouxe inovações importantes nos processos de compras públicas. Sobre a questão das licitações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q99991 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto aos contratos administrativos, julgue os itens
subsequentes.

Nos casos de inexigibilidade, para o contrato ter eficácia é exigida a ratificação pela autoridade superior e a publicação na imprensa oficial dos atos de inexigibilidade ou dispensa, sendo desnecessária a publicação do resumo do instrumento do contrato.

  1. ✂️
  2. ✂️

329Q186826 | Direito Administrativo, Licitação, Advogado, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Tendo em vista, através da publicação de Edital, a perspectiva de abertura de licitação, na modalidade de concorrência, para a construção de rodovia federal, os potenciais habilitados (aqueles que efetuaram a compra do Edital), diante da envergadura da obra anunciada, pediram a seus fornecedores o aumento de seus respectivos estoques para que, no momento oportuno, pudessem vir a atendê-los com a necessária presteza. Aberta a licitação, todos restaram habilitados, tendo a Comissão procedido ao julgamento das propostas de preço apresentadas e lavrado o Laudo de Julgamento segundo a ordem de classificação pelo menor preço apresentado. Entretanto, na fase de homologação, ao examinar o processo, a autoridade administrativa competente houve por bem revogar, expondo, em suas razões de decidir, haver vício grave na classificação das propostas. Diante desse fato, gerador de certeza de que não teriam como consumir todo o material que compraram em estoque, diante das fundadas perspectivas criadas pela obra anunciada, os licitantes habilitados pleitearam indenização dos prejuízos suportados em decorrência da quebra da perspectiva. Sobre a situação acima narrada, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q102064 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os dispositivos da Lei n.º 8.666/1993, responsável
por instituir normas para licitações e contratos da administração
pública, julgue os itens de 39 a 43.

É permitido à comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo de licitação, permitindo-se a inclusão posterior de documento ou de informação que deveria constar originariamente da proposta.

  1. ✂️
  2. ✂️

331Q215789 | Direito Administrativo, Licitação, Motorista, MPE SC, ACAFE

Sobre a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q201749 | Direito Administrativo, Licitação, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Considerando o que dispõe a Lei n. 8.666/93 e legislação posterior, marque a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q133432 | Direito Administrativo, Licitação, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Em uma concorrência pública, já ultrapassada a fase de habilitação e abertos os envelopes de proposta dos licitantes, vem ao conhecimento da comissão de licitação um fato superveniente que levaria à inabilitação de um dos licitantes. Nessa situação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q160381 | Direito Administrativo, Licitação, Assistente em Ciência e Tecnologia, CAPES, CESGRANRIO

CONTRARIA a Lei nº 8.666/93 o edital de licitação que estabelece condições de pagamento do preço, prevendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q183967 | Direito Administrativo, Licitação, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, referentes a serviços públicos, concessões, permissões e autorizações públicas.

Suponha que a administração pública direta, após regular licitação, tenha transferido temporariamente a execução de determinado serviço público a empresa privada. Nessa situação, está caracterizado o fenômeno da prestação de serviço público por outorga.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q229320 | Direito Administrativo, Licitação, Promotor de Justiça, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em uma república democrática, os bens públicos, em geral, são
dotados de nota de inalienabilidade, e só em casos excepcionais
podem ser alienados, observando-se o disposto na respectiva lei
de licitações. Julgue os próximos itens, acerca dos princípios
licitatórios e das características dos bens públicos no Brasil.

Obedece aos preceitos da Lei de Licitações a aquisição de bens feita por responsável pela aquisição de materiais de escritório de determinada repartição que, após processo licitatório na modalidade convite, do qual participaram dois interessados, adquire os bens com o uso de cartão corporativo, nos limites previstos.

  1. ✂️
  2. ✂️

337Q99168 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Planejamento e Execução Financeira, CVM, ESAF

Acerca da elaboração de especifições técnicas e projetos básicos para contratação de obras e serviços, é correto afiar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q202109 | Direito Administrativo, Licitação, Especialista Administrativo e Financeiro, ABDI, IBFC

Na Lei Federal nº 8666/1993 são modalidades de contratação direta:

I - Dispensa de licitação;

II - Inexigibilidade de licitação;

III- Vedação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q186772 | Direito Administrativo, Licitação, Advogado, CEAGESP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre os princípios inscritos na Lei de Licitações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.