Início

Questões de Concursos Licitações e Contratos Lei n8666 93

Resolva questões de Licitações e Contratos Lei n8666 93 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q240928 | Administração de Recursos Materiais, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca das medidas que devem ser adotadas pela administração pública federal nos processos de aquisição de bens e serviços, de inventário e controle de bens patrimoniais.

Para a aquisição de bens e serviços comuns, quando permitida a participação de consórcio de empresas, deverão estar explicitadas, nos editais de pregões eletrônicos, as condições de liderança da empresa-líder e a definição de índices contábeis das empresas consorciadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

442Q217673 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Oficial Técnico de Inteligência Área de Direito, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às licitações e aos contratos, julgue os próximos
itens.

Se, após procedimento de dispensa de licitação, a administração convocar o contratado para firmar o contrato, no valor de R$ 6.000,00, não será facultado à administração substituir o instrumento do contrato por outros instrumentos hábeis.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q175264 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Defensor Público, DPE PR, UFPR

Assinale a alternativa correta sobre licitação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q235937 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Promotor de Justiça, MPE MS, MPE MS

Dentre as modalidades de licitação, aquela utilizada para a venda de bens móveis inservíveis ou de produtos legalmente apreendidos e aquela utilizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação são, respectivamente, definidas pela Lei nº 8.666/93 como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q172733 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP

A respeito da licitação, assinale a assertiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q106431 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista Administrativo Direito, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos às licitações e aos contratos
administrativos.

O instrumento convocatório com as regras da licitação na modalidade convite deve ser encaminhado para as empresas que pertençam ao ramo do objeto do contrato, para livre escolha do administrador, exclusivamente entre as empresas cadastradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

447Q250826 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Elétrica, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

Havendo decretação de calamidade pública, nos termos do Decreto n° 2.745/1998, a licitação poderá ser considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q163326 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Nos casos de anulação de uma licitação na modalidade Convite e de inabilitação do licitante em uma Concorrência Pública, cabem recursos, no prazo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q172832 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Defensor Público, DPE PA, FCC

Determinado Estado publicou edital de abertura de licitação para aquisição de móveis para guarnecer as escolas públicas de ensino fundamental instaladas em seu território. Outra decisão de governo culminou com a municipalização do ensino fundamental. O convênio que disciplinou a operacionalização da dita municipalização declarou ser de responsabilidade dos municípios guarnecer as escolas com os móveis e utensílios que se mostrassem necessários, o que seria avaliado somente quando do recebimento dos imóveis onde funcionam as atividades. Neste caso a Administração Pública Estadual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q189273 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Administrador, INMET, CETRO

De acordo com o Art. 23º da Lei Federal 8.666, Lei Federal nº 8.883, Lei Federal 9.648 e Lei Federal 11.107, indique em qual alternativa o texto está correto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q203377 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Especialista, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em um processo de licitação para concessão de serviço público, está prevista, em edital, a inversão das fases de habilitação e de julgamento. Desse processo, participam os seguintes interessados: empresa A; consórcio B, composto pelas empresas B e C; e consórcio C, composto pelas empresas C e D. A proposta da empresa A apresenta as melhores condições em termos técnicos, de oferta e de tarifa, no entanto depende de subsídios não previstos em lei para a sua viabilização. Assim, na sequência, as melhores propostas são as dos consórcios B e C.

Com referência a esse processo hipotético, julgue o item a seguir.

A proposta da empresa A deve ser desclassificada, devendo ser declarada vencedora a proposta do consórcio B.

  1. ✂️
  2. ✂️

452Q178550 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Contador, UFRJ, NCE UFRJ

Segundo a Lei Federal nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, as licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão à seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q253308 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, FCC

Analise as seguintes assertivas acerca dos princípios que regem as licitações:

I. Se a Administração levar o procedimento licitatório a seu termo, a adjudicação só pode ser feita ao vencedor; entretanto, há direito subjetivo à adjudicação ainda que a Administração opte, com justa causa, pela revogação do procedimento.

II. A publicidade é a mais ampla possível na concorrência, em que o interesse maior da Administração é o de atrair maior número de licitantes, e se reduz ao mínimo no convite, em que o valor do contrato dispensa maior divulgação.

III. É princípio de toda licitação que seu julgamento se apóie em fatores concretos pedidos pela Administração, em confronto com o ofertado pelos proponentes dentro do permitido no edital ou convite.

IV. A vinculação ao instrumento convocatório significa que a Administração não pode descumprir normas e condições por ela estabelecidas no edital da licitação, sendo, portanto, dirigida apenas ao ente público.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q262550 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 3a, FCC

Uma determinada sociedade de economia mista, controlada pela União, foi intimada de decisão desfavorável proferida em processo administrativo fiscal e necessita contratar advogado para elaboração e impetração judicial de mandado de segurança. De acordo com as disposições da Lei no 8.666/93,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q172764 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Defensor Público, DPE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes a licitação no âmbito da
administração pública.

O leilão é modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração.

  1. ✂️
  2. ✂️

456Q261108 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Acerca das modalidades de licitação e da dispensa e inexigibilidade de licitação, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q192577 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens subsequentes.

Considere que um município tenha interesse em celebrar contrato de programa com outro ente da Federação, ou com entidade de sua administração indireta, para a prestação de serviços públicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consórcio público. Nessa situação, a licitação será dispensável.

  1. ✂️
  2. ✂️

458Q241760 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A partir das disposições da Lei de Licitações e Contratos, julgue os
itens seguintes.

Nas compras de material de escritório para a ANCINE, quando estas forem efetuadas pelo sistema de registro de preços, poder-se-á adotar a modalidade pregão.

  1. ✂️
  2. ✂️

459Q257674 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE AC, FCC

Sobre os princípios que regem a licitação, considere:

I. Todos os licitantes devem ser tratados igualmente, em termos de direitos e obrigações, devendo a Administração em suas decisões, pautar-se por critérios objetivos, sem levar em consideração as condições pessoais do licitante, ou as vantagens por ele oferecidas, ressalvadas as previstas na lei ou no edital.

II. A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital.

III. A Comissão de licitação ou o responsável pelo convite deve realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos princípios da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q254162 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, referentes a responsabilidade civil do Estado e licitações.

As modalidades de licitação incluem a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso, o leilão e a seleção por melhor técnica e preço.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.