Início

Questões de Concursos Licitações e Contratos Lei n8666 93

Resolva questões de Licitações e Contratos Lei n8666 93 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q174783 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Defensor Público, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto aos serviços públicos e à administração pública, julgue o
item seguinte.

A autorização de serviço público constitui contrato administrativo pelo qual o poder público delega a execução de um serviço de sua titularidade a determinado particular, para que o execute em seu próprio nome, por sua conta e risco, predominantemente em benefício próprio, razão pela qual não depende de licitação e, quando revogado pela administração pública, gera, para o autorizatário, o direito à correspondente indenização.

  1. ✂️
  2. ✂️

602Q153043 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista Judiciário Taquigrafia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao procedimento de licitação, julgue os itens
subsequentes.

Denomina-se licitação deserta àquela em que, apesar de terem comparecido interessados, nenhum é selecionado em decorrência da desclassificação do certame.

  1. ✂️
  2. ✂️

603Q154840 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de licitações e contratos, cada um dos itens
subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de
uma assertiva a ser julgada.

O estado X pretende contratar uma empresa para desenvolver serviços de informática para diversos órgãos da sua administração direta. Entretanto, esse estado conta com uma empresa pública criada especificamente para prestar serviços de informática. Nessa situação, o estado X poderá contratar, com dispensa de licitação, a mencionada empresa pública, mesmo que o preço a ser contratado seja superior ao de mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q222718 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Procurador, TCE RO, FCC

Determinado órgão público instaurou procedimento licitatório para contratação de obras de reforma de seu edifício sede. A empresa contratada iniciou a reforma, porém, em face de problemas financeiros supervenientes, paralisou os serviços. Diante dessa situação, a Administração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q220444 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere às modalidades de licitação, à possibilidade de contratação direta mediante dispensa e inexigibilidade e aos contratos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

No procedimento para a realização da licitação na modalidade pregão, todos os membros da equipe de apoio deverão ser servidores ocupantes de cargo efetivo ou de emprego da administração e pertencer obrigatoriamente ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

  1. ✂️
  2. ✂️

606Q191804 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética a respeito de licitações, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Se um órgão da administração pública federal, ao divulgar pregão eletrônico para o sistema de registro de preços, no valor total estimado de R$ 50.000,00, publicar aviso de edital no seu próprio sítio na Internet e no Diário Oficial da União, estará caracterizado o uso de todos os meios de divulgação exigidos pela legislação para convocar os eventuais interessados em participar do pregão.
  1. ✂️
  2. ✂️

607Q259947 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da licitação pública, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q260477 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

A venda de bens imóveis da administração pública, quando se sujeita à licitação deve ser realizada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q157319 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Assessor Jurídico, TJ PI, FCC

É inexigível a licitação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q191383 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética a respeito de licitações, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Caso uma empresa participante de concorrência pública apresente recurso em decorrência da publicação de ato que a declare inabilitada para o certame, tal recurso terá, necessariamente, efeito suspensivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

611Q261806 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Com relação a licitações, julgue o item que se segue.

Com exceção das sociedades de economia mista, que — devido à participação da iniciativa privada em seu capital — seguem regras próprias, os órgãos da administração indireta estão sujeitos à regra de licitar.
  1. ✂️
  2. ✂️

612Q196304 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista, SEFAZ PI, FCC

Foi iniciada uma licitação para contratação de obras de construção de diversos equipamentos públicos no fim do exercício em curso. Coincidiu com o início do novo exercício o início de nova gestão, cujos dirigentes constataram, em atividade de verificação sobre todas as contratações da Pasta, que não havia, nem haverá, recursos para o custo integral das obras, tampouco da parcela a ser executada naquele exercício orçamentário. Diante desse cenário, cabe ao administrador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q143589 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista Judiciário Execução de Mandados, TJ RJ, FGV

No primeiro mês em que assumiu o cargo de Prefeito municipal, Joaquim constatou um verdadeiro caos na merenda das escolas municipais em razão da falta de alimentos. Assim, com dispensa de licitação, providenciou a compra de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizada diretamente com base no preço do dia. Com base na Lei nº 8.666/93, a conduta de Joaquim está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q169207 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Auxiliar Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Acerca de licitação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q157960 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Assistente Administrativo, UFF, UFF

De acordo com art. 27 da Lei 8.666/93, para a habilitação nas licitações será exigida dos interessados uma série de documentos, dentre os quais NÃO consta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q161352 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Auditor do Estado Ciências Contábeis, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto às licitações e aos contratos administrativos, julgue os
itens seguintes.

Para viabilizar o controle dos gastos públicos, qualquer cidadão pode requerer à administração pública os valores das obras e os preços unitários de determinada obra executada.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q252232 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que se apresenta a ordem que caracteriza, respectivamente, as hipóteses de contratação direta quando 1) há discricionariedade da administração para que se decida realizar a contratação direta; 2) há hipóteses exemplificativas de contratação direta; e 3) a contratação direta decorre da inviabilidade de competição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q235596 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Profissional Júnior Direito, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O Decreto nº 2.745/1998 aprovou o Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petrobras, vindo a disciplinar o procedimento a ser realizado pela referida entidade para contratação de obras, serviços, compras e alienações.

À luz do regime de contratação instituído por tal decreto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q259164 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No Brasil, o processo de elaboração e execução orçamentária é demarcado por um conjunto de normas, técnicas, sistemas, princípios e institutos que estabelece a abrangência e a forma dos procedimentos a serem adotados. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Não existe distinção entre os termos inexigibilidade e dispensabilidade para os processos licitatórios nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.

  1. ✂️
  2. ✂️

620Q234347 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Promotor de Justiça, MPE AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das licitações públicas, julgue os itens a seguir.

I Para dar aplicabilidade ao princípio da igualdade entre os licitantes, a lei proíbe que os atos de convocação da licitação prevejam cláusulas e condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo, estabelecendo preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato.

II Nas licitações, será assegurada, como critério de desempate, preferência ou contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte.

III Inicialmente prevista como modalidade de licitação aplicável apenas à União, o pregão foi, mais tarde, estendido como modalidade que pode ser utilizada pelos estados, pelo DF e pelos municípios.

IV As hipóteses de licitação dispensável encontram-se enumeradas na lei de licitações de forma exemplificativa.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.