O dinamismo do atual cenário provocado pelas fusões, aquisições e alianças exercem impactos significativos no ambiente dos negócios, por conseguinte o fenômeno da liderança encontra-se em constante processo de evolução e transformação, incorporando novos valores, características e níveis de exigência. Podemos dizer que a liderança é um fenômeno que ocorre nos grupos sociais a partir do desenvolvimento das relações interpessoais em que prevalece a influência e a persuasão de uma pessoa sobre as outras. Nesse sentido:
a) Na liderança de suporte, cada estilo é uma combinação de direcionamento para a tarefa - a medida com que o líder dirige os liderados, dizendo o que, onde e como fazer - e para as pessoas - a medida com que o líder se empenha em comunicar, apoiar e encorajar os seus liderados. Nessa teoria temos outro fundamento importante: a maturidade dos liderados.
b) O estilo de liderança orientado para conquista- é caracterizado por um líder que consulta seus subordinados, solicita suas sugestões e leva em consideração essas sugestões antes de tomar decisões.
c) O estilo de liderança participativa é caracterizada por um líder que determina metas desafiadoras, espera de seus subordinados o mais alto desempenho, continuamente busca melhorias de desempenho e demonstra alto grau de confiança de que os subordinados assumirão as responsabilidades, dedicarão maiores esforços e cumprirão as metas desafiadoras. Este tipo de líder constantemente enfatiza a excelência no desempenho e simultaneamente demonstra confiança de que os subordinados atingirão altos padrões de excelência.
d) A teoria do caminho meta estabelece que a liderança eficaz é baseada no grau de ajuste entre o estilo de um líder e o ponto até o qual uma situação específica permite que ele exerça influência sobre o grupo (favorabilidade de uma situação).
e) Estilo de liderança diretiva é caracterizada por um líder que deixa claro aos subordinados o que é esperado deles, proporciona orientação específica sobre o que deve ser feito e como isto deve ser realizado. Esclarece o posicionamento de cada um, programa as atividades a serem realizadas, mantém padrões de desempenho definidos e orienta os subordinados para o cumprimento das regras e regulamentos definidos. Portanto, é ideal para situações de conflitos, onde o líder dá as orientações específicas sobre o que se espera de cada um subordinado.