Início

Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1072070 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Profissional de Educação Física, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

As Lutas podem ser compreendidas como uma manifestação cultural, dependendo da maneira como é aplicada, pode ser considerada uma atividade rítmica, jogo de oposição, esporte de combate ou arte marcial. Nesse contexto, como atividade rítmica, a luta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q1071928 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Nível Fundamental Arte MAPB, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

"O conjunto de princípios e exercícios físicos que visa preparar o ator para executar movimentos precisos e expressivos no palco é conhecido como ______________." Sobre o conceito mencionado, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1071995 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

No Brasil, a prática dos jogos teatrais na escola, no que tange à pesquisa da professora Olga Reverbel, tem como fundamento atividades globais de expressão cujo objetivo é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno. A partir dessa concepção, a professora organiza um conjunto de atividades de expressão para aplicação em sala de aula. Sobre este conjunto de atividades, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas nas afirmações a seguir:
(__)Os jogos de relacionamento são importantes para a adaptação da criança ao grupo com o qual conviverá, favorecendo o autoconhecimento e o conhecimento do outro.
(__)O conjunto de atividades de percepção está relacionado aos nossos sentidos, tendo por objetivo desenvolver a comunicação e o desenvolvimento da percepção do aluno.
(__)Os jogos de envolvimento estão relacionados à capacidade de comunicação do aluno, tendo como objetivo se envolver nos jogos para o amplo aprendizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1072012 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

No teatro, o conceito de tempo é fundamental para a construção dramática e pode ser representado de maneiras distintas, como o tempo realista e o tempo simbólico. Qual das alternativas abaixo melhor descreve uma aplicação prática do tempo simbólico em uma obra teatral, diferenciando-a do tempo realista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q1072057 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A prática teatral abrange uma diversidade de técnicas de atuação, cada uma com seu próprio foco e metodologia. Algumas técnicas enfatizam a criação de personagens realistas e emocionalmente autênticos, enquanto outras podem se concentrar na fisicalidade ou na presença espontânea no palco. Em uma dessas técnicas, o ator é treinado para reagir de forma espontânea e verdadeira às circunstâncias e parceiros de cena. Essa técnica utiliza exercícios de repetição para desenvolver a capacidade de estar presente no momento, além de incentivar a improvisação para garantir uma resposta emocional genuína e imediata. Com base nessa descrição, identifique qual das alternativas abaixo corresponde a essa técnica de atuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q1072067 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2025

Quanto aos modos de fazer teatro, qual alternativa melhor expressa a ideia de que não existe um modelo único e imutável para a prática cênica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1071311 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Teatro é a arte de compor obras dramáticas ou de representá-las. Nos primórdios do teatro ocidental, quando este surgiu na Grécia, como forma de espetáculo, era um elemento fundamental na encenação, há muito utilizado nas formas espetaculares do Oriente, no teatro grego e tinha a função de ampliação das ações e da voz do ator em cena. (Sampaio: 2012).
Assinale a opção que contém a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1071313 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Técnica de dramatização criada por Augusto Boal em que a encenação baseia-se nas linguagens nãoverbais, a fim de comunicar-se. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, sendo esta uma realidade existente e/ou vivenciada. Os participantes são levados a pensar com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus próprios corpos (posições corporais, expressões fisionômicas, distâncias e proximidades, etc.) e objetos. Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1070803 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Com relação a diferentes aspectos do teatro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q1071092 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.

O crítico consegue perceber os pormenores da encenação, salientando suas possíveis sutilezas ou inconformidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q1070894 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No filme Terra em transe, de Glauber Rocha, percebe-se uma ruptura com bases estabelecidas na produção cinematográfica, dentre as quais se destaca o olhar das personagens diretamente para a câmera — e, consequentemente, para o espectador. Quando há o contato visual direto, propositalmente, entre o ator de teatro e um espectador, o mesmo recurso cênico acontece. No campo teatral, Bertold Brecht é reconhecido por ter desenvolvido essa técnica, que é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1075010 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Música, SEAP DF, IBFC

Ferraz e Fusari (1999) nos dizem que “brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamentos a respeito do mundo, das coisas e das pessoas com as quais convive. Por isso, quanto mais intensa e variável for a brincadeira e o jogo, mais elementos oferecem para o desenvolvimento que está em questão”. Assinale a alternativa que corresponde aos dois aspectos que, conforme as autoras, serão desenvolvidos como consequência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1074804 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

O profissional que orienta os atores nas entradas e saídas é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1071241 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2021

No texto teatral, as rubricas tem como função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1071791 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Podemos compreender a mediação teatral, no âmbito de projetos que visem a formação de público, como qualquer iniciativa que viabilize o acesso dos espectadores ao teatro, tanto o acesso físico, quanto o acesso ____________. O acesso físico constitui-se na viabilização da ida do público ao teatro. Ou vice-versa, da ida do teatro até o público [...]. O acesso ____________, trata não apenas da promoção, do estímulo, mas especialmente da constituição do percurso relacional do espectador com a cena teatral, da conquista de sua autonomia crítica e criativa.
Fonte: DESGRANGES, Flávio. Mediação teatral: anotações sobre o projeto Formação de Público (adaptado).
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1070790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, UFES, UFES, 2018

Sobre as origens do teatro no Brasil, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1072077 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Relacione as afirmativas aos nomes dos encenadores aos quais se referem.

1. Dramaturgo norte-americano, considerado um dos maiores nomes da vanguarda teatral por renovar linguagens utilizando sofisticados recursos de iluminação e pela combinação de teatro, música e dança em suas montagens.

2. Seu trabalho no teatro se torna uma espécie de busca espiritual, uma confrontação entre o homem e a mitologia. É central em seus escritos e em sua prática a figura do ator “santo”.

3. Suas peças sempre se destacaram pelo tom marxista, que ele procurou levar também para a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação; mudou completamente a função e o sentido social do teatro, procurando usá-lo como arma de conscientização e politização.

4. Visa uma proposta teatral na qual a identificação emocional seja suprimida, dedicando-se a mostrar o pensamento como processo, e o processo como tempo e espaço da cena.

I - Bob Wilson

II - Gerald Thomas

III - Bertold Brecht

IV - Jerzy Grotowski

Assinale a alternativa que representa corretamente as relações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1070800 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Itaúna MG, INAZ do Pará

O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. A dramatização acompanha o desenvolvimento dos alunos como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Sobre o assunto, é correto afirmar que a finalidade do teatro na escola é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1071315 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Viola Spolin (1992), a partir de pesquisas realizadas durante as décadas de 60 e 70, comprometida com a proposta educacional, desenvolveu trabalhos com crianças e em comunidades de bairro em Chicago, constituindo grupos de teatro improvisacional. Retoma o pioneirismo de Stanislavsky, ao levantar interrogações sobre o processo de educação no teatro, propondo acrescentar a livre expressão da imaginação criativa fomentando a ideia da possibilidade do teatro fora do palco. Essa técnica teatral foi nomeada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.