Início

Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1072083 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O teatro em que todos os mecanismos que compõem uma montagem teatral são evidenciados ao público como partes da peça autônomas a partir das quais o espectador pode analisar seus aspectos e construir sua compreensão da história é conhecido como teatro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1072113 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2024

A direção cênica é uma área fundamental nas artes cênicas que envolve a coordenação e supervisão do processo de produção de uma obra teatral ou de outra forma de expressão performática. Com base nisso, são responsabilidades do diretor cênico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1075192 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


No século XX, as encenações de Meyerhold eram subordinadas ao mimetismo psicológico ou ao realismo sociológico, Stanislavski propunha encenações exclusivamente teatrais, desviando‐se do drama e do textocentrismo ocidental, e Brecht propunha um teatro épico, desnudando os equipamentos cênicos no palco.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q1075193 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


O encenador Bertolt Brecht propunha, pelo teatro épico e suas peças didáticas, o efeito estético da catarse, em prol da reflexão crítica e politizada do espectador.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q1074976 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“É a representação de uma ação nobre, levada a seu termo e tendo certa extensão por meio de uma linguagem temperada com variadas especiarias utilizadas separadamente, conforme as partes da obra; a representação é efetuada pelos personagens do drama e não recorre a narração; e representando a piedade e o pavor, ela realiza uma depuração desse gênero de emoções”.

Com base no texto, o gênero é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1071479 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Segundo as indicações de Martins, Picosque & Guerra (2011), são elementos da estrutura da linguagem teatral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1071316 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

O Teatro de Arena de São Paulo foi uma das primeiras companhias do Brasil a pôr em prática um projeto moderno de coletivização da criação cênica e dramatúrgica, com vistas a uma pesquisa contínua da representação da sociedade brasileira. Entre 1953 e 1971, a companhia foi responsável pela disseminação de uma renovação teatral sem precedentes, com a valorização do autor e dos temas inerentes à realidade brasileira, abordados com ênfase nos contextos sociais e políticos. Os atores são circundados pelo público, e que se prestam, tanto à produção naturalista como à narratividade do picadeiro circense ou à roda do espetáculo de rua. Foi diretor e um dos seus precursores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1072114 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2024

Acerca da linguagem corporal, julgue as frases abaixo:

I.O contato visual pode indicar atenção, interesse, sinceridade, agressividade ou evasão. É fundamental para a regulação da conversa e o estabelecimento de conexões interpessoais.
II.Os gestos podem enfatizar, complementar ou substituir a comunicação verbal, facilitando a expressão de ideias e emoções.
III.A proxêmica é o estudo do uso do espaço pessoal e social na comunicação.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1074983 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“O jogo é psicologicamente diferente em grau, mas não em categoria, da atuação dramática. A capacidade de criar uma situação imaginativamente e de fazer um papel é uma experiência maravilhosa, é como uma espécie de descanso do cotidiano que damos ao nosso eu, ou as férias da rotina de todo o dia. Observamos que essa liberdade psicológica cria uma condição na qual tensão e conflito são dissolvidos, e as potencialidades são liberadas no esforço espontâneo de satisfazer as demandas da situação.”

Ao citar Neva Boyd, Viola Spolin aproxima o jogo da atuação dramática. Segundo a autora, as regras do jogo são estabelecidas por decisão grupal que visa resolver um “problema”. A energia liberada para resolver o “problema” cria uma explosão ou, em outras palavras, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q1070940 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Jacaraú PB, CPCON, 2020

A Paraíba possui um grande legado artístico que passa por muitos movimentos e estilos. Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o artista paraibano, sua especialidade e uma obra de sua criação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1071206 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

A mulher do padeiro está com o cachorro doente e deseja que o padre o benza. João Grillo e Chicó prometem-lhe que conseguirão a anuência do padre João. Este, contudo recusa, mas os dois malandros mentem dizendo que o animal pertence ao major Antônio Moraes, homem de grande importância na vila. O padre volta atrás e concorda em benzer o cachorro. Por sua vez o major tem o filho mais moço doente e decide levá-lo para o Recife. O rapaz, contudo, antes de viajar quer receber uma benção, o que leva seu pai a procurar padre João. Este, acreditando que ia benzer um animal, pergunta se o bichinho tá fedendo. O Major fica indignado com a falta de respeito e mais ainda quando o padre se refere a mãe como sendo uma cachorra. A cena de Ariano Suassuna, descrita acima, utiliza o seguinte recurso cômico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1074803 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

A manutenção da cenografia, após a estreia do espetáculo, é de responsabilidade da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1073798 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Divisão externa da peça teatral em partes sensivelmente iguais, relativas ao tempo e ao desenvolvimento da ação, segundo Reverbel define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1072060 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Os (as) _______ são instruções que não são faladas pelos atores, mas orientam a encenação. Eles(elas) podem incluir movimentos dos personagens, expressões faciais, entonações de voz e descrições de cenários.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1072065 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Em relação às abordagens contemporâneas sobre o espaço cênico, qual dos conceitos abaixo, cunhado por Michel Foucault, refere-se a uma construção simbólica que desafia as normas espaciais convencionais e representa locais de resistência e subversão dentro da cena teatral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q1070810 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Ainda sobre Stanislavski e seu livroA construção do personagem, em certo momento o personagem do diretor Tortsov propõe um exercício aos atores. Com a ajuda de um pequeno metrônomo dividiu os intervalos que compõem um compasso e criou unidades fracionárias de diferentes dimensões. A partir delas, criaram inumeráveis combinações dentro de uma medida dada. Essa medida pode servir a atuação, tanto corporal quanto vocalmente. Esse trecho refere-se a um aspecto da teoria stanislavskiana, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1071323 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Não Habilitado, Prefeitura de Linhares ES, Instituto Consulplan, 2022

Em relação à linguagem do teatro, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q1074419 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico de Laboratório Área Iluminação e som, UFG, IV UFG, 2025

Leia o texto a seguir.

A sonoplastia, vista num todo, constitui um processo muito mais complexo do que uma simples mesa cheia de aparelhos e botões. Não é apenas uma máquina eletrônica que se esconde dentro de uma cabine de controle. É, antes, um processo de criação artística, constituído de diversas fases de realização. O valor de uma sonoplastia não resiste simplesmente na qualidade acústica de um som, nem na beleza própria de uma música. É a adequação, a precisão, a clareza de propósito, a expressividade de um som, que justificam, antes de mais nada, a importância e o valor de uma sonoplastia.
CAMARGO, Roberto Gil. A sonoplastia no teatro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas, 1986, p.8-9.

O texto menciona a presença de fases na execução da sonoplastia em um espetáculo. A ordem lógica das etapas desse processo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q1075191 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


Se o cenário pictórico dominou os palcos de teatro até meados do século XV, a tendência inverteu‐se no teatro renascentista, com uma nova teoria proposta pelos cenógrafos Appia e Craig. Cenógrafos das principais obras de Shakespeare, propuseram encenações fundamentadas na arquitetura, incluindo elementos como profundidade e perspectiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.