Início

Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1075191 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


Se o cenário pictórico dominou os palcos de teatro até meados do século XV, a tendência inverteu‐se no teatro renascentista, com uma nova teoria proposta pelos cenógrafos Appia e Craig. Cenógrafos das principais obras de Shakespeare, propuseram encenações fundamentadas na arquitetura, incluindo elementos como profundidade e perspectiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q1071411 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

O sistema de Jogos Teatrais desenvolvido por Viola Spolin é estendido até hoje a um número cada vez maior de áreas de conhecimento e ações sociais, sendo utilizados tanto para a formação de atores (amadores e profissionais), quanto na educação de crianças e adolescentes, em escolas e instituições sociais, programas voltados para saúde mental e centros de reabilitação. Viola Spolin foi uma das pioneiras do teatro improvisacional, influenciando até hoje diversas companhias. Em 1938, Spolin assume a supervisão de teatro no Works Progress Administration’s Recreational Project (WPA), que buscava combater a recessão econômica e seus efeitos por meio de aulas de arte e artesanato para trabalhadores. Foi neste trabalho que Spolin percebeu a necessidade de um sistema de treinamento teatral que fosse de fácil entendimento e que pudesse superar as barreiras culturais e étnicas.
O texto a seguir são palavras da própria Spolin. Leia-o atentando-se às lacunas.

“(...) A maioria dos jogos é altamente _______ e propõe um ______ que deve ser _______ – um ponto objetivo com o qual cada indivíduo se envolve e interage na busca de atingi-lo. Muitas _______ aprendidas por meio do jogo são sociais. (SPOLIN, 2010).”

A alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento das lacunas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1071413 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte Licenciatura, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Acerca do Teatro, julgue as frases abaixo.
I.O Teatro proporciona um espaço de experimentação e desenvolvimento das capacidades expressivas dos estudantes, permitindo que eles se expressem de forma criativa, tanto no aspecto físico quanto no oral.
II.Por meio do Teatro, os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes papéis, desenvolver empatia, trabalhar em equipe e aprimorar suas habilidades comunicativas.
III.O estímulo à memorização de textos teatrais e aquisição de habilidades de raciocínio lógico são aspectos centrais no ensino do Teatro.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q1071199 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação, sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a alternativa que indica três das principais características do drama como método de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1074798 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

Os reguladores, pernas ou bastidores têm a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1071310 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Trata-se de um Teatro que compreende uma vertente niilista, ou seja, uma negação e recusa da política, da história, da religião e da sociedade como princípios unificadores. É impossível extrair qualquer verdade/realidade do mundo (ir)real. É um teatro que tenta também refletir o caos universal, o labirinto existencial que cerca o Homem, a desintegração da linguagem como descodificador do mundo e como meio de expressar verdades. O enunciado refere-se ao teatro chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1070808 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Jean Jacques Roubine, em seu livroA Arte do Ator, apresenta o seguinte comentário sobre o trabalho vocal realizado pelo encenador polonês Jerzy Grotowski: “Um bom ator dispõe de várias ‘vozes’. A teoria grotowskiana dos ‘ressonadores’ não tem nenhuma validade científica. Ela traduz de modo metafórico uma realidade de experiência: o ator tem a sensação de que, de acordo com o impulso dado à coluna de ar que ele inspira ou expira, a sua voz passa por uma determinada parte do seu corpo que age como um amplificador e como um fator de colorido.” A seguir apresenta os vários ressonadores propostos por Grotowski. Nesse sentido, qual dos mencionados abaixo NÃO pertence à teoria grotowskiana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1070813 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, UFRGS, FAURGS

Considere as afirmativas abaixo sobre os recursos de projeção de imagens sobre a cena.
I - Os gobos são acessórios acoplados aos refletores que permitem a projeção sobre o palco de texturas e objetos.
II - As imagens a serem projetadas são recortadas nos gobos de metal e impressas nos gobos de vidro.
III - O ciclorama em tela translúcida permite a projeção de imagens exclusivamente por trás.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1073505 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Assistente de Cultura, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

A dança e o teatro são mais parecidos do que se imagina, estando ambos relacionados pela representação e dramatização de determinada temática. Com relação ao tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:

I – A sincronização é necessária na dança, mas não no teatro.
II – Em ambas as modalidades se conta uma história.
III – Movimentos coreografados são características importantes tanto da música quanto do teatro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1070789 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Jogo dramático e jogo teatral constituem modalidades de improvisação cercadas por regras precisas. O jogador é convidado a formular e a responder a atos cênicos, mediante a construção física de uma ficção — espaço, gestualidade, dicção etc. — dentro de relações produzidas aqui e agora com seu parceiro, construção na qual também intervêm elementos aleatórios.
Maria Lúcia Pupo. 2005, p. 24 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item a seguir, acerca dos jogos dramáticos e teatrais.

Ambos podem prescindir da noção de talento ou de qualquer requisito anterior ao próprio ato de jogar.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q1072115 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2024

A linguagem teatral é composta por diversos elementos que contribuem para a construção de uma performance. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a função do "subtexto" no teatro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1071924 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No teatro, alguns elementos textuais servem para orientar a ação, o movimento e as intenções dos personagens, além de descrever cenários e indicar detalhes técnicos que não fazem parte dos diálogos, mas que são fundamentais para a construção da cena. Esses elementos são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1074800 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

A tabela é administrada pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1072119 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Analise os dois parágrafos distintos a seguir, que descrevem características de diferentes elementos formais da representação cênica:

I-A representação cênica se constrói a partir da interação de diversos elementos que, em sua singularidade e conjunto, comunicam e expressam a narrativa dramática. O primeiro deles se manifesta através da palavra falada ou escrita, estruturando a ação, revelando conflitos e delineando as personagens em suas motivações e relações. Sua força reside na capacidade de transmitir informações, emoções e ideias de forma direta ou subtextual, sendo a base textual sobre a qual os demais elementos se articulam.
II-Em contrapartida, outro elemento essencial se revela na materialidade do intérprete, na expressividade de seus gestos, posturas e movimentos. A ausência de palavras não diminui seu poder comunicativo; ao contrário, o silêncio e a fisicalidade podem carregar significados profundos, construindo atmosferas, representando estados de espírito e narrando ações de maneira visceral e imediata, transcendendo as barreiras da linguagem verbal.

Considerando as características apresentadas, os parágrafos I e II descrevem, respectivamente, os seguintes elementos formais da representação cênica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.